Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Espírito Santo já tem 365 casos confirmados da Febre do Oropouche

Foto: Freepik

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou que o Espírito Santo chegou à marca de 365 casos confirmados da Febre de Oropouche em 2024. Os dados foram informados pela pasta no boletim epidemiológico publicado na última quinta-feira (04).

O município de Laranja da Terra, localizado no Noroeste do Espírito Santo, lidera a lista de incidência da doença com 102 casos confirmados. Em seguida, Rio Bananal, na região Norte, e Colatina, também no Noroeste, registram 68 e 48 casos, respectivamente.

Na Grande Vitória, o município de Fundão apresenta o maior número de casos confirmados, com 10 casos.

A circulação da Febre de Oropouche no Espírito Santo foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em abril deste ano. A doença, que até então era pouco conhecida no Estado, é causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae, e comum na região amazônica do Brasil.

Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue: febre, cefaléia (dor de cabeça), dores no corpo e articulações, calafrios, náuseas e vômito, fotofobia e tontura. Entretanto, diferente da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a Febre de Oropouche tem como vetor primário o inseto Culicoides Paraesis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.

Notícias Recentes

Anúncio publicitário

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.