Mês: março 2024

Boulevard Shopping Vila Velha e Vitória Down promovem a exposição “Olhares”

No dia 21 de março foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma ocasião que destaca a importância da inclusão e do respeito às pessoas que possuem essa condição genética.

Para celebrar essa data especial, o Boulevard Shopping Vila Velha, em parceria com a Vitória Down, está promovendo a exposição “Olhares”, que ocorrerá até o dia 31 de março.

Essa exposição é o resultado de uma oficina de fotografia conduzida pela Vitória Down, uma organização que trabalha pela inclusão e pelo empoderamento de pessoas com síndrome de Down desde 1998.

Durante o projeto, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o mundo da fotografia usando seus celulares. O objetivo principal foi capturar retratos e autorretratos em preto e branco, revelando suas visões únicas e pessoais como talentosos fotógrafos.

As fotografias apresentadas na exposição refletem a perspectiva individual e o olhar sensível desses participantes. Ao escolher o preto e branco, eles nos convidam a apreciar uma jornada estética, destacando nuances de luz, sombra e textura, criando uma atmosfera poética e introspectiva.

Essa exposição representa uma afirmação da inclusão por meio da arte. Ao permitir que fotógrafos com Síndrome de Down compartilhem suas visões e narrativas através da fotografia, desafiamos estereótipos e preconceitos, reforçando a importância da igualdade de oportunidades.

EXPOSIÇÃO “OLHARES” Data: Até 31 de março. Local: Boulevard Shopping. Vila Velha, em Itaparica. Entrada gratuita durante o horário de funcionamento do shopping.

Síndrome de Down: caminhada reúne centenas de pessoas em Vitória

O objetivo principal da caminhada é a promoção, visibilidade e inclusão de pessoas com T21 no Espírito Santo além de disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade e quebrar o estigma social

Continue Reading

Sesport divulga sedes da etapa regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo

Domingos Martins, Ibatiba, Linhares, Mantenópolis, Montanha, Santa Teresa e Vitória (Sesport) serão sedes regionais para as disputas das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei da edição 2024 dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES).

A competição, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), terá início no dia 15 de abril e envolve estudantes das redes pública e privada de todo o Estado, divididos nas categorias infantil (de 12 a 14 anos) e juvenil (de 15 a 17 anos).

Em virtude das chuvas no sul do Estado, ainda falta a ser definida a sede da Região VI, que envolve os municípios de Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.

Por conta disso, o calendário publicado anteriormente no site da Sesport teve de ser alterado.

Como acontece todos os anos, os campeões regionais garantem vaga para as finais estaduais no Sesc de Guarapari. As disputas do infantil serão em julho, do dia 08 a 13, e as do juvenil acontecem em agosto, entre os dias 05 e 10.

Já as competições das modalidades individuais serão realizadas em junho, em um total de 15 categorias: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Etapas nacionais

Os campeões do Estado seguem para as etapas nacionais. Entre setembro e outubro, em Recife-PE, serão disputados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil). E em novembro, em João Pessoa-PB, acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil).

Região VI

Por conta das fortes chuvas que afetaram o sul do Estado e seguindo o decreto n° 501-S de 23 de março de 2024, que reconhece situação de emergência em 13 municípios da região, e o decreto nº 510-S, de 25 de março de 2024, que suspende os prazos dos processos administrativos em curso nos órgãos da administração pública até o dia 01/04, as regionais que anteriormente seriam a II e III (com as datas entre abril e maio) foram alteradas para V e VI (ambas em junho).

Desta maneira, municípios atingidos de forma mais severa pelas enxurradas terão tempo hábil para participar da competição. E pela Região VI envolver a maioria das cidades em situação de emergência, sua sede só será definida posteriormente.

Confira as datas e as sedes de cada região:

Região I – Domingos Martins – 15 a 20/04

Região II – Mantenópolis – 22 a 27/04

Região III – Montanha – 06 a 11/05

Região IV – Santa Teresa – 13 a 18/05

Região V – Ibatiba – 03 a 08/06

Região VI – a definir – 10 a 15/06

Região VII – Vitória (Sesport) – 17 a 22/06

Região VIII – Linhares – 24 a 29/06

Morre músico Alexandre Lima depois de ficar 10 anos em coma

A música capixaba está de luto pela perda de um de seus talentos. Na madrugada desta quinta-feira (28), morreu o músico e compositor Alexandre Lima, aos 54 anos de idade. Após um longo período em coma desde 2013, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória, a triste notícia foi confirmada pela família.

Alexandre Lima tinha uma das vozes marcantes do grupo capixaba Manimal, estava sob cuidados devido ao seu estado de saúde debilitado, enfrentando uma infecção generalizada, que culminou em seu falecimento.

Os familiares informaram que o velório será aberto ao público, como uma forma de permitir que amigos, fãs e admiradores possam prestar suas últimas homenagens ao talentoso músico. O local escolhido para as despedidas é o Palácio Sônia Cabral, no Centro de Vitória, e estará aberto até às 18h.

A trajetória de Alexandre Lima é marcada não apenas por sua contribuição artística, mas também por sua dedicação à cultura capixaba. Além de sua atuação como músico, Alexandre foi secretário de Cultura de Vitória, demonstrando seu comprometimento com o desenvolvimento cultural da cidade.

Desde o episódio que o levou ao coma em 2013, Alexandre enfrentou uma batalha árdua pela vida, contando com o apoio da família e de campanhas promocionais que visavam arrecadar recursos para seu tratamento. Sua mãe, Vera Lima, liderou diversas iniciativas, incluindo uma campanha natalina beneficente em 2022, demonstrando o amor e a união em torno do músico.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também prestou suas condolências à família e destacou o talento, carisma e importância de Alexandre Lima para a cultura do estado.

Esesp mobiliza arrecadação de donativos para vítimas das chuvas no sul

Diante do cenário de emergência ocasionado pelas fortes chuvas que atingiram municípios do sul do Estado, a Escola de Serviço Públicos do Espírito Santo (Esesp) lançou uma campanha de arrecadação de donativos. Kits de higiene, kits de limpeza e cestas básicas sãos os itens prioritários que estão sendo solicitados para auxiliar aqueles que enfrentam as consequências das enchentes.

As doações podem ser feitas diretamente na sede da Esesp, situada na Rua Francisco Fundão, 155, Morada de Camburí, em Vitória. Posteriormente, os donativos serão encaminhados à sede do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), responsável pela distribuição nas cidades afetadas.

A Esesp enfatiza a importância da solidariedade e da união da comunidade neste momento desafiador. Cada contribuição, por menor que seja, pode fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam dificuldades decorrentes das chuvas.

TJES participa de I Congresso de Cooperação Judiciária do Fojures

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, representou o TJES no I Congresso de Cooperação Judiciária do Fojures – Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo, formado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), pelo Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e pelo TJES.

O desembargador Júlio César Costa de Oliveira, diretor-geral da Escola da Magistratura do Espírito Santo, também estava presente e presidiu um dos painéis do evento.

O congresso, coordenado pelos juízes federais Ronald Krüger Rodor (auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região – TRF2 e coordenador do Grupo Operacional do Fojures) e Aylton Bonomo Júnior (diretor acadêmico da EFA-JFES), foi realizado, na última terça-feira (26/03), no Auditório da Justiça Federal, em Vitória/ES, na modalidade presencial.

Fizeram parte da mesa de abertura o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho, representando o desembargador presidente Samuel Meira Brasil Júnior, a juíza Isabella Rossi Naumann Chaves, ouvidora do TRE-ES, representando o presidente, desembargador Carlos Simões Fonseca; a desembargadora Alzenir Bollese De Plá Loeffler, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), representando a desembargadora presidente Daniele Corrêa Santa Catarina; o desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), e.

O congresso foi aberto pelo presidente do TRF2 e do Fojures, desembargador federal Guilherme Calmon, que declarou“esta tarde de hoje poderia apresentar aqui, a título de figura simbólica, uma “avant première” sobre o que nós vamos ter efetivamente em matéria de cooperação judiciária. Tenho certeza que as quatro escolas da magistratura e também a escola dos servidores da Seção Judiciária do Espírito Santo têm uma oportunidade ímpar, baseado no acordo de cooperação acadêmica e institucional já celebrado entre elas.  E esse é um evento que já é resultado desse acordo e representa exatamente a ideia de que unidos cada vez mais somos mais fortes e, mais do que isso, teremos condições de prestar uma jurisdição mais qualitativa, mais adequada e mais efetiva”.

O primeiro painel do evento – “Fundamentos da Cooperação Judiciária” – foi presidido pela desembargadora Ana Paula Tauceda Branco, diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região – EJUD-17, que apresentou os painelistas: o advogado Fredie Didier Júnior, o procurador da República Antônio do Passo Cabral, e o o desembargador Edilton Meireles de Oliveira Santos.

“Boas práticas de cooperação” foi o tema do segundo painel, presidido pelo desembargador Júlio Cesar Costa de Oliveira, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (EMES), que trouxe como palestrantes o promotor de Justiça e professor pós-doutor Hermes Zaneti Júnior, além da coordenadora do Laboratório de Inovação da JFES – InovarES, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik.

Também estavam presentes a supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJES, desembargadora Débora Maria Correa da Silva; o juiz assessor especial da presidência do TJES, Rodrigo Ferreira Miranda, a corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargadora federal Leticia De Santis Mello, os desembargadores federais da 2ª Região Luiz Antonio Soares e José Ferreira Neves Neto; juízas e juízes federais, trabalhistas, estaduais e eleitorais; membros do Ministério Público Federal; procuradores do Estado; procuradores federais; defensores públicos, advogados, estudantes, servidores, estagiários.

Prefeitura da Serra envia ajuda aos municípios do sul do ES atingidos pela chuva

A Prefeitura da Serra também está na rede de solidariedade para ajudar a população dos munícipios do Sul do Estado. Além de disponibilizar um ponto de coleta de donativos, o município enviou nesta quarta-feira (27) uma força-tarefa para ajudar as cidades afetadas.

“Temos que ser solidários, pois são nossos irmãos. A Prefeitura da Serra já abriu pontos para arrecadar doações e vamos encaminhar mais ajuda nos próximos dias. Buscamos parcerias com empresas grandes da Serra para disponbilizar carros-pipa e equipamentos para a região”, disse o prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

Para ajudar na limpeza, foram enviados dois caminhões basculantes, duas minicarregadeiras, uma retroescavadeira e um caminhão do tipo “Roll-On Roll-Off”. Também foram disponibilizados três caminhões-pipa.

Além dos maquinários, uma equipe composta por 16 garis da Prefeitura está na região ajudando na limpeza da cidade.

Também foram enviados cerca de 5320 litros de água e R$ 4 mil em produtos de limpeza domiciliar. Também foram enviados os alimentos não-perecíveis, itens de higiene e de limpeza e roupas recolhidos nos postos de doação.

Doações

Quem puder contribuir com doações de alimentos, materias de limpeza, ítens de higiene e roupas, pode buscar um dos vários pontos de doação disponibilizados pela Prefeitura.

“Nós estamos aqui com o privilégio de poder ajudar. Então, conclamo a todos que possamos buscar os pontos de arrecadação, a Prefeitura da Serra está fazendo uma campanha importante para que possamos ajudar nossos irmãos capixabas no Sul do Estado”, afirmou Weverson Meireles.

Onde doar

Neste feriado: 

Arena Jacaraípe
Avenida Abido Saad, 714, Estância Monazítica (Jacaraípe).

Sede da Secretaria Municipal de Educação
Rua Domingos Martins, 181, Serra Sede.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos
Avenida Getúlio Vargas, Serra Sede.

Pró-Cidadão – Sedes
Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe.

De segunda a sexta-feira (dias úteis)

Cras Laranjeiras (próximo ao Terminal de Laranjeiras)
Rua 1 A, s/nº, Civit II.

Cras Jardim Tropical
Rua Santa Rita, s/nº.

Cras Jacaraípe
Rua Ângelo Pretti, nº 510, Parque Jacaraípe.

Cras Novo Horizonte
Rua Leonardo da Vinci, 121 – Cidade Continental – Setor Europa

Cras Serra Dourada
Rua das Acácias, s/nº, Serra Dourada II.

Centro Municipal das Juventudes (CMJ) de Planalto Serrano
Rua Continental, 84, Planalto Serrano.

Centro Municipal das Juventudes (CMJ) de Jardim Carapina/ Boa Vista II
Rua Salvador, Jardim Carapina / Boa Vista II.

Sede da Secretaria Municipal de Educação
Rua Domingos Martins, 181, Serra Sede.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos
Avenida Getúlio Vargas, Serra Sede.

Pró-Cidadão
Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe.

Descubra 7 passeios ‘bate e volta’ para uma Semana Santa memorável no Espírito Santo

Com a proximidade do feriado da Paixão de Cristo, o Espírito Santo se prepara para receber visitantes em busca de momentos de reflexão, lazer e conexão com a natureza. Pensando nisso, a Secretaria do Turismo (Setur) elaborou um guia especial com sete sugestões de passeios “bate e volta” para que turistas e moradores possam desfrutar ao máximo deste feriado. De praias paradisíacas a cenários históricos, há opções para todos os gostos e idades.

“A Semana Santa é uma grande oportunidade para o visitante conhecer diversos destinos do nosso Estado e apreciar não só as belezas naturais, mas também a cultura e a gastronomia da nossa região. Estamos ansiosos para receber todos aqueles que buscam uma jornada repleta de descobertas e desejam criar memórias inesquecíveis”, disse o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.

Confira abaixo o roteiro preparado pela Setur e aproveite cada momento desta Semana Santa no Espírito Santo.

Buda e Mosteiro Zen Budista (Ibiraçu):

Localizado em Ibiraçu, este destino oferece a oportunidade de encontrar serenidade em meio à agitação. A estátua imponente fica no Mosteiro Zen Morro da Vargem, às margens da BR-101. A distância de Vitória é de, aproximadamente, 90 quilômetros.

Santuário Nacional de São José de Anchieta (Anchieta):

Localizado no município de Anchieta, a 80 quilômetros de Vitória, este santuário oferece uma rica experiência religiosa, com a oportunidade de conhecer a história de São José de Anchieta, um dos padroeiros do Brasil. Além disso, os visitantes podem desfrutar de uma vista deslumbrante do mar e explorar trilhas ecológicas.

Convento da Penha (Vila Velha): 

Situado em Vila Velha, ao lado da capital capixaba, este importante santuário religioso oferece uma experiência espiritual única, além de proporcionar uma vista panorâmica espetacular da região.

Parque Estadual da Pedra Azul (Domingos Martins):

Este parque, localizado em Domingos Martins, oferece uma imersão na natureza exuberante do Espírito Santo, com trilhas cercadas por mata atlântica preservada e a imponente Pedra Azul, um dos cartões-postais do Estado. O local fica a, aproximadamente, 90 quilômetros de Vitória.

Centro Histórico de Vitória (Vitória):

No coração da Capital capixaba, os turistas encontrarão construções históricas, como o Palácio Anchieta e a Catedral Metropolitana, além de charmosas praças e museus que contam a história da cidade e do Espírito Santo.

Praia de Meaípe (Guarapari):

 Localizada em Guarapari, Meaípe é conhecida por suas águas calmas e suas tradicionais barraquinhas de peixe. Um ambiente descontraído e acolhedor, perfeito para relaxar e saborear a culinária local. A distância de Vitória é de 60 quilômetros.

Rua do Lazer (Santa Teresa):

A 70 quilômetros ou apenas duas horas de viagem de Vitória, Santa Teresa oferece uma atmosfera europeia, com clima ideal para apreciar a culinária italiana e vinhos locais. Não deixe de explorar a famosa Rua do Lazer, que destaca o charme colonial da arquitetura local.

Semana Santa: confira locais para aproveitar o feriadão na capital

Descanso, diversão, momentos em família e também de devoção. Em Vitória, são muitas as possibilidades para curtir o feriado da Semana Santa. Alguns buscam pela famosa Torta Capixaba, da Ilha das Caieiras. Já outros buscam por parques, praias, projetos e outras opções.

A capital tem belas paisagens, repleta de pontos turísticos contemplativos e rica em história. Tem atrativos e opções de lazer que vão de praias a museus, que encantam turistas e residentes.

Dentre as opções para curtir o feriado, separamos alguns atrativos para ajudar aqueles que têm dificuldades quando o assunto é decidir o destino.

Festival de Torta Capixaba

O trecho “todo capixaba tem uma panela de barro no peito”, de um poema da escritora, atriz e artista capixaba Elisa Lucinda, pode ser usado para exprimir o sentimento que irá tomar conta da Ilha das Caieiras, em Vitória, da próxima quinta-feira (28) até o domingo de Páscoa (31), quando acontece, das 10 às 18 horas, a festa mais tradicional da Semana Santa no Espírito Santo: o Festival da Torta Capixaba 2024.

Feito na tradicional panela de barro, o prato anfitrião do festival encanta nativos, moradores e turistas e promete reunir em seu entorno uma multidão de pessoas em quatro dias de festejos.

Domingo com Filho

O domingo de Páscoa (31), a partir das 17 horas, será marcado pela estreia do inédito projeto “Domingo com Filho” que reunirá, mensalmente, grandes nomes da música popular brasileira no Parque Pedra da Cebola, localizado no bairro Mata da Praia.

O primeiro grande nome da temporada é Claudio Lins, que desembarca na capital para celebrar seus 40 anos de palco.

Para o “Domingo com filho” Claudio revisitará canções do seu imaginário da vida toda, explorando alguns clássicos da sua “praça”: a MPB. Na bagagem ele traz “Canto de Ossanha” (Baden Powell e Vinícius de Moraes), “Oceano” (Djavan) e “Tropicana” (Alceu Valença e Vicente Barreto).

Páscoa Encantada de Vitória

Decorada com ovos coloridos, coelhinhos fofos, casa de ovo de páscoa e uma infinidade de luzes coloridas, a Vila de Páscoa é um convite irresistível para crianças e adultos mergulharem no espírito da temporada. Neste feriado a Páscoa Encantada é uma excelente opção para diversão da família.

  • PARQUE MOSCOSO – Iluminação cênicas das 18 às 23h. Parque aberto das 08 às 23h.
  • PRAÇA DOS DESEJOS – Iluminação cênica das 18 às 01h. – Parque aberto ao público.

Balneabilidade

Proporcionando lazer e esporte, as praias de Vitória também são ótimas opções para curtir o feriado. A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada, em regime de rotina semanal, por meio da coleta de amostras de águas nos referidos pontos e análise laboratorial para a avaliação do indicador de coliformes termotolerantes.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar é uma das opções para adicionar ao roteiro com as crianças ou até mesmo sozinho. O projeto vai funcionar com programações neste feriadão, das 10h às 17h.

O pagamento da entrada Inteira é R$26,00, sendo a meia-entrada R$13,00, para idosos acima de 60 anos, estudantes, professores, ID Jovem, crianças a partir de 6 anos, doadores com comprovação, pessoas com deficiência e seu acompanhante. Além disso, passaporte família (dois adultos e duas crianças) por R$65,00 e gratuidade para crianças de até 5 anos e moradores de Jesus de Nazareth com comprovante.

Espaço Baleia Jubarte

Um espaço para conhecimento e contemplação da natureza que apenas duas cidades brasileiras possuem: e uma delas é Vitória. O Espaço Baleia Jubarte oferece conhecimentos sobre vários cetáceos (mamíferos como baleias, botos e golfinhos, que vivem exclusivamente no meio aquático), em especial sobre as baleias jubarte que, no Brasil, encontram-se, principalmente, na costa do Espírito Santo e da Bahia em seu período reprodutivo.

O espaço vai funcionar no feriado, das 9h às 17h.

Galpão das Paneleiras

O Galpão das Paneleiras também vai estar aberto para visitação neste feriado. A visita pode ser feita das 8 às 16 horas. Um dos requisitos fundamentais para fazer uma verdadeira moqueca capixaba é cozinhar numa panela de barro e no local é possível conhecer como esse processo é feito.

Projeto Visitar

O Projeto Visitar também é uma ótima opção de passeio para imergir na cultura capixaba. A Catedral, Igreja do Carmo e Convento de São Francisco estarão abertas para receber visitações nesta sexta-feira (29), de 13h às 17h. Ao sábados e domingos de 9h às 13h.

Não é necessário agendamento, apenas chegar no local no horário disponível e um monitor irá realizar a guia da visita.

BusTour

O Capixaba Bustour é uma das opções de lazer para quem busca um belo passeio para conhecer os pontos turísticos da capital.

É possível apreciar a cidade de diferentes ângulos. O trajeto inclui os principais pontos turísticos de Vitória, como o Projeto Tamar, onde o turista pode ver as enormes tartarugas marinhas, o Espaço Baleia Jubarte, a grandeza da Terceira Ponte e o Centro Histórico, que tem monumentos que marcam o início da construção da capital e do povo capixaba.

O veículo tem 49 lugares disponíveis, inclusive para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Os passageiros contam com as orientações de um guia turístico, que apresenta informações e fatos relevantes sobre cada trecho do passeio.

O ponto de partida é próximo ao Píer de Iemanjá na Praia de Camburi, às 09 horas.

Para saber o valor do bilhete, horário do tour, conhecer mais o trajeto, bem como realizar a compra da passagem, acesse o site da operadora de transporte: https://www.capixabaturismo.com.br/bustour.

Parques

Os parques urbanos e naturais da capital estarão com o funcionamento normal nesta sexta-feira (29) e também no final de semana. Os espaços são uma ótima opção de lazer, contato com a natureza, integração familiar e contemplação.

Desta sexta-feira (29) até domingo (31), os parques urbanos, como a Pedra da Cebola, Moscoso e Horto de Maruípe, funcionarão das 5h às 22h. Já os naturais, como a Gruta da Onça, Fonte Grande e Baía Noroeste, abrirão das 8h às 17h, no mesmo período.

Na segunda-feira (01/04), os parques naturais não funcionarão para a realização de serviços de manutenção. Já os urbanos estarão abertos das 5h às 9h e das 17h às 22h para caminhadas e atividades físicas (das 9h às 17h fecham para manutenção).

Onde ir:

  • Parque Pedra da Cebola – Entre as ruas Ana Vieira Mafra e João Baptista Celestino (acesso ao estacionamento) e a Avenida Fernando Ferrari
  • Parque de Barreiros – Acesso pela Rodovia Serafim Derenzi ou pela Rua Mestre Ângelo, em São Cristóvão.
  • Parque Pianista Manolo Cabral – Antiga Chácara Paraíso. Acesso pela Rua Chapot Presvot, Praia do Canto ou pelas ruas Guilherme Serrano e Nicoleti Madeira, no Barro Vermelho.
  • Horto de Maruípe – Avenida Maruípe, Maruípe.
  • Parque Padre Alfonso Pastore- Parque aberto, formado por cinco praças entre as avenidas Nicolau Von Schilgen, Antônio Borges ou Construtor Davi Teixeira.
  • Parque Moscoso – Avenida República, Centro.
  • Atlântica Parque – Parque aberto, na Avenida Dante Michelini, próximo ao Viaduto Araceli Crespo, em Jardim Camburi
  • Parque Barão de Monjardim – Acessos pelas ruas Engenheiro Alencar Araripe, no Bairro Santa Cecília; Flávio Abaurre, em Bairro de Lourdes; e José Francisco Bertholdo, no Bairro Santos Dumont.
  • Centro de Esportes e Lazer de Eucalipto – Acessos pelas ruas Monsenhor Raymundo Pereira Barros e Areobaldo Bandeira, no Bonfim.
  • Parque Mangue Seco – Acessos pelas ruas Laury Tavares e Benedito Muniz, em Santa Martha
  • Parque Cultural Reserva Vitória – Parque aberto, possui área de lazer e circuito de obras de arte. Fica na Avenida Marília Scarton Coutinho, na Enseada do Suá, próximo ao acesso à Ilha do Boi.
  • Parque Fonte Grande – Avenida Serafim Derenzi, Grande Vitória.
  • Parque Gruta da Onça- Entrada pela Rua Barão de Monjardim, que fica próxima à Casa do Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória.

Assembleia vai receber doações no feriado

A campanha de arrecadação da Assembleia Legislativa (Ales) para as vítimas das chuvas no sul do Estado continua. Nesta quinta (28) e sexta-feira (29), mesmo durante o feriado, a Casa estará aberta das 7 às 19 horas para receber doações de alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal, água potável, colchonetes e produtos de limpeza.

Liderada pela Ales, a campanha é realizada em conjunto com Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Ministério Público (MPES), Tribunal de Contas (TCES) e Defensoria Pública (DPES). Em apenas três dias, o volume de donativos arrecadados já foi suficiente para preencher uma carreta com roupas, itens de higiene e limpeza, e água mineral. As cestas básicas e alimentos avulsos serão transportados em outro veículo.

Além de doações externas, muitos servidores da Assembleia se mobilizam para ajudar as vítimas. “Como toda a população do Estado, os servidores públicos, em especial da Ales, sempre se engajaram nessas campanhas. E não foi diferente dessa vez. A Associação, os procuradores, se juntaram, recolheram, contribuíram… e estamos entregando aqui, principalmente, produtos de limpeza e água”, conta o procurador da Casa, Custódio Junqueira Pedroso.

Solidariedade

Em reunião na última segunda-feira (25), o presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), pediu solidariedade nesse momento de crise. “Mesmo que você não tenha um parente ou conhecido atingido, faça a sua parte. A doação nesse momento é fundamental. O que eu assisti ao lado do governador na primeira visita que fizemos à cidade de Mimoso do Sul, no primeiro dia, é de terra arrasada (…). Eu nunca vi uma situação tão crítica como essa que tive a oportunidade de presenciar”, frisou.

Doações:

Onde: Entrada principal da Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá

Data: Quinta (28) e Sexta-feira (28) – feriado
Horário: 7 às 19 horas

O que doar:

-itens de higiene pessoal;
-alimentos não perecíveis;
-água potável;
-colchonetes;
-produtos de limpeza.

Scroll to top