Dia: 14 de junho de 2024

Costelada Solidária é realizada para ajudar instituições beneficentes

Na quadra da Mocidade Unida da Glória, em Vila Velha, aconteceu a costelada solidária com o objetivo de ajudar instituições, como a Vitória Down. A RedeTV! ES esteve presente. Acomopanhe a reportagem abaixo:

Continue Reading

Dia Mundial do Doador de Sangue: solidariedade que salva vidas

Celebrado nesta sexta-feira (14), o Dia Mundial do Doador de Sangue destaca a importância vital das doações de sangue e agradece aos doadores que salvam vidas diariamente. A doação de sangue é um ato altruísta essencial para situações de emergência, cirurgias complexas e tratamentos de doenças graves.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, milhões de vidas são salvas anualmente graças às doações voluntárias, mas a demanda por sangue seguro continua crescente.

A campanha deste ano enfatiza a importância dos doadores e busca incentivar mais pessoas a se juntarem a essa causa. Doar sangue é um processo seguro e rápido, trazendo benefícios tanto para quem recebe quanto para o doador, que contribui para o bem-estar da comunidade.

Com a pandemia de COVID-19 ainda afetando os sistemas de saúde, a necessidade de doações é mais urgente do que nunca. Todos são convidados a participar em Vitória, Serra, Colatina, São Mateus e Linhares.

Espírito Santo possui 68% das crianças alfabetizadas, segundo o MEC

Em 2023, 68% das crianças das redes públicas do Espírito Santo atingiram o nível de alfabetização estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental. Esses dados foram revelados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado em 28 de maio pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, durante uma reunião com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores no Palácio do Planalto.

A meta de alfabetização estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) em 2022, através do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, era retornar ao nível de 2019. Com o resultado de 2023, o Espírito Santo superou essa meta. O novo indicador do estado é 22 pontos percentuais maior do que o registrado no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2021, e 6 pontos percentuais acima do resultado de 2019, que era de 62%.

O Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir do alinhamento nacional dos dados das avaliações estaduais de 2023. No Espírito Santo, a avaliação teve a participação de 88% dos alunos das redes públicas, utilizando o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), com matrizes de provas alinhadas ao Saeb do 2º ano.
Os resultados das redes municipais mostraram que, dos 78 municípios capixabas, 19 alcançaram mais de 80% de alunos alfabetizados. Desses, sete municípios superaram 85% de alfabetização: Águia Branca, Laranja da Terra, Mantenópolis, Muniz Freire, Santa Maria de Jetibá e São Domingos do Norte.

Para os próximos anos, o MEC definiu metas progressivas de alfabetização para os estudantes da rede pública, seguindo o padrão nacional de desempenho da criança alfabetizada. Esse padrão foi estabelecido em 743 pontos na escala do Saeb, conforme a Pesquisa Alfabetiza Brasil conduzida pelo Inep em 2023. A expectativa é que, até 2030, todas as crianças das redes públicas brasileiras estejam alfabetizadas, superando 80% de alunos alfabetizados nas avaliações.

Metas de alfabetização para o Espírito Santo nos próximos anos:

2024 – 70%
2025 – 72%
2026 – 74%
2027 – 75%
2028 – 77%
2029 – 79%
2030 – 80%

Enem: prazo para inscrições encerra nesta sexta-feria (14)

Encerra nesta sexta-feira (14) o prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85, e deve ser paga até o dia 19 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em todas unidades federativas.

O prazo para se inscrever, antes, era até o dia 7 de junho, mas foi prorrogado até esta sexta-feira (14).

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Kickboxing: atleta do ES, Laécio Nunes, defende invencibilidade na Itália

O lutador Laécio Nunes, de 54 anos, encara campeão italiano neste fim de semana. O capixaba Thiago Luk também entre no ringue.

Sete vezes campeão mundial de kickboxing, o capixaba Laécio Nunes vai encarar mais um desafio em sua extensa carreira. O experiente atleta vai defender uma invencibilidade de mais de 50 lutas no evento “The Best of The Best”, que acontece neste sábado (15), em Roma, na Itália.

São 58 lutas e 58 vitórias para Laécio Nunes, que agora vai encarar o campeão italiano e atleta local Daniele Viti, num duelo de full-contact, na categoria 70 kg, com cinco rounds de combate. O lutador do Espírito Santo tem 19 nocautes na carreira, sendo oito deles consecutivos e cinco no 1º round.

Laécio Nunes é o único brasileiro a ser campeão mundial da ISKA, World Master Elite Champion, título que pertence a somente quatro pessoas no mundo: Dennis Aleixo, Don Willis, a lenda Bill ‘Superfoot’ Wallace e Laécio Nunes.

Outro lutador do Espírito Santo que estará neste evento é Thiago Luk, que disputará o título intercontinental da IKTA, na categoria 70 kg, contra o Italiano Chedli Braik.

Os atletas Laécio Nunes, Thiago Luk e o Diretor Arbitral Ricardo Batan, embarcaram nesta quarta-feira (12) para a  Itália. O evento será realizado neste sábado (15). Eles retornam  retorno dos capixabas ao estado na segunda-feira (17), com desembarque previsto no Aeroporto de Vitória na terça (18).

Prefeitura vai fazer mutirão de marcação de exames de laboratório

A Secretaria de Saúde de Cariacica promove, a partir da próxima segunda (17), um mutirão de marcação de exames laboratoriais.

Serão marcados 170 mil exames para cerca de 12 mil pacientes. Será ofertado um número maior de vagas para coleta de exames laboratoriais com o objetivo de reduzir a demanda reprimida da cidade.

Com o auxílio de um call center, a Secretaria Municipal de Saúde está entrando em contato com pacientes que aguardam agendamento desde janeiro de 2024 até meados de maio. As coletas começam no dia 17, segunda-feira.

Os profissionais do call center farão contato por telefone com cada um dos pacientes para confirmar se eles ainda necessitam do exame. Em caso positivo, o exame será agendado e o munícipe será informado sobre a data, o horário e o local para coleta.

Desenvolvimento econômico é tema de debate em Linhares

O potencial desenvolvimento econômico de Linhares foi tema de reunião conjunta de três frentes parlamentares da Assembleia Legislativa (Ales) nesta quinta-feira (13), no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.

O debate foi uma ação conjunta dos deputados Lucas Scamarussa (Podemos), presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico do Norte Capixaba, e Mazinho dos Anjos (PSDB), que comanda a FP de Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste, Nordeste e Centro-Oeste e a FF de Apoio ao Comércio, Serviços, Indústria, Turismo e Infraestrutura.

Linharense, Scaramussa chamou a atenção dos presentes para o bom momento não só daquele município, mas de toda a região norte, com grandes projetos de infraestrutura, avanços em diversos setores produtivos e oportunidades de apostas com incentivo e apoio estatal. Com prefeitos e vices presentes, Scaramussa defendeu união de propósitos.

“Desenvolvimento econômico é para além dos indicadores financeiros, indicadores de qualidade de vida, indicadores de retorno à melhoria de vida da população. E a frente parlamentar vai discutir isso em todas as cidades, em fóruns como esse, envolvendo todos os atores”.

Conselhos consultivos

Já o deputado Mazinho dos Anjos explicou que as frentes têm um conselho consultivo com representantes de entidades do setor privado para garantir que o Legislativo capixaba possa ouvir o setor produtivo e impedir aprovação de leis que atrapalham quem realmente “gera emprego e renda”.

“Quem gera emprego e renda são vocês, cidadão, empreendedor. Noventa e três por cento, hoje, dos empresários, são micro e pequenos empresários, que trabalham mais de 15 horas por dia, que não têm férias, que no final do mês não sabe nem se vai ter um pró-labore, que os funcionários são praticamente da família”, opinou.

Apresentações

O público do auditório pôde aprender um pouco sobre as políticas e modelos de isenções e incentivos fiscais – seja federal, estadual ou municipal – com a especialista em Investimentos Maria de Fátima Lubiana.

Já o CEO do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, apresentou dados atualizados do grande projeto de infraestrutura que poderá colocar em funcionamento no litoral capixaba, até 2029, o maior porto privado do País. O terminal de uso privativo de Urussuquara, em São Mateus, é um projeto de condomínio empresarial que deverá contar com uma usina termoelétrica.

Segundo também informou, a proposta visa interligar diversos modais, com destaque para um complexo ferroviário conectando o litoral capixaba ao centro-oeste brasileiro e contemplando portos secos em toda a sua extensão pelo Espírito Santo e por Minas Gerais, principalmente.

Representando o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB), o secretário de Estado da Justiça, Rafael Rodrigo Pacheco, participou da abertura da reunião.Desenvolvimento econômico em debate

Junho Violeta: palestra em Vila Velha alerta sobre violência contra a pessoa idosa

“Aproximar para transformar, é conversando que a gente se protege”. Esse é o tema da palestra que Maraney Lopes Araújo e Renilton Passos, da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, da Polícia Civil do Espírito Santo, vai ministrar nesta sexta-feira (14), às 14 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A ação é alusiva ao Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

Instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2011, no dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi criada com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.

A palestra, realizada pela Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa, será aberta ao público em geral. Os interessados devem se inscrever clicando Aqui. As vagas são limitadas.

Acolhimento em Vila Velha

Em Vila Velha, é ofertado atendimento integral a idosos que tiveram seus direitos violados por violência, através do Centro de Acolhimento à Vida (CAV).

O CAV está localizado na avenida Castelo Branco, 1803, Centro de Vila Velha, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Os agendamentos acontecem pelo telefone 3349-3191 e ou e-mail: cav@vilavelha.es.gov.br

Além do CAV, os casos de violência com ou sem lesão grave também são atendidos, em Vila Velha, 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, no Pronto Atendimento da Glória, Pronto Atendimento de  Riviera da Barra e no Pronto Atendimento de Cobilândia.

O município de Vila Velha ainda conta com o Programa de Atendimentos a Pessoa Idosa (PAAPI), uma alternativa de proteção e de manutenção a pessoa idosa garantindo a sua convivência social e comunitária sem a saída do seu lar. A Secretaria Municipal de Assistência Social após análises técnicas dos CREAS, manterá o acompanhamento e custeará com um salário mínimo o programa.

Em caso de violência a família deve procurar a Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, para confecção de boletim de ocorrência. Denúncias podem ser feitas de forma gratuita e anônima pelo telefone 181 e Disque 100.

Demandas de violações de direitos contra a pessoa Idosa também são acolhidas nos Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS):

Creas Centro
Horário de funcionamento: das 8 às 17h
Endereço: Rua Coronel Sodré, 497 – Centro
Telefone:  (27) 3149-7530 / (27) 3149-7531

Creas São Torquato
Horário de funcionamento: das 8h às 17h
Endereço: Rua São Pedro, nº 36, São Torquato.
Telefone: (27) 3349-2837 / 99653-8077 / 3149-7510 / 3149-7511

Creas Jabaeté
Rua: Líbano s/nº – Próximo ao Posto Policial
Tel:  (27) 3149-7447 e 31497446
Horário de Atendimento: das 8 às 17 horas

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (13), a chegada de 66 novos ônibus para a frota do Sistema Transcol. Esse é mais um avanço na modernização do transporte público da Grande Vitória. Todos esses veículos são dotados de ar condicionado, acessibilidade e wi-fi a bordo.

“Estamos entregando mais novos ônibus com ar-condicionado e já passamos de metade da  frota do Transcol renovada, com ônibus com acessibilidade, wi-fi e câmeras de videomonitoramento. Tudo para melhorarmos a vida de quem usa o transporte público na Região Metropolitana. Estamos investindo em mobilidade urbana e no transporte público, pois queremos dar conforto e mais qualidade de vida aos usuários do sistema”, afirmou Casagrande.

Ao longo deste ano, o Sistema Transcol receberá um total de 150 novos ônibus, todos equipados com ar-condicionado, elevando o número de veículos climatizados da frota para mais de 800. Com essa entrega, a frota operante passará a contar com mais de 50% de veículos climatizados, uma melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou a importância da renovação da frota: “A modernização do Sistema Transcol reflete o nosso compromisso em oferecer um serviço de transporte público de alta qualidade. Com a inclusão de mais ônibus climatizados, estamos proporcionando maior conforto e reduzindo a idade média da frota, além de adotar tecnologias que minimizam o impacto ambiental.”

A renovação da frota também inclui a adoção da tecnologia do motor Euro 6, que estabelece padrões rigorosos de controle de poluição, contribuindo para a redução das emissões de poluentes. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de medidas de modernização do sistema metropolitano de transporte, iniciado em 2019, que inclui obras viárias, renovação da frota, implementação do bilhete único, o aplicativo Ônibus GV para consultas em tempo real, a retomada do Aquaviário e a reforma de terminais entre outras medidas.

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (13), o lançamento da segunda fase e ampliação do Projeto Semeando com Sustentabilidade, que promove ações alinhadas à Política Estadual de Fomento à Economia Solidária. Serão investidos quase R$ 4,5 milhões em pequenas propriedades da agricultura familiar em 20 municípios capixabas. O valor é quase três vezes maior do que na primeira fase, quando foi investido R$ 1,58 milhão.

Durante a agenda no Palácio Anchieta, em Vitória, foi feita a prestação de contas da primeira fase do projeto desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Entre os serviços e atividades a serem custeadas pelo Estado está a assistência técnica localizada com, no mínimo, dez horas de atendimento a cada produtor rural, abordando temas como manejo da terra, técnica para plantio e o acompanhamento desde o cultivo até a produção das culturas do café, cacau, maracujá, uva, morango, pomar, abacate (hidroponia) para mais de 700 produtores rurais.

“Fazer a diferença na vida das pessoas é muito bom. Esse projeto é mais um exemplo de como uma ação do poder público tem a capacidade de se transformar em esperança e ânimo aos agricultores. Quando vejo os depoimentos das pessoas atendidas, lembro de como era antigamente e o que nós conquistamos hoje. Antes só existia a vontade, mas não existia nenhum programa de incentivo. Agora, de forma conjunta, estamos podendo dar passos adiante”, destacou o governador Casagrande.

Também está prevista a identificação do tipo de cultura mais adequado a cada propriedade atendida para aquisição dos insumos de forma mais assertiva para o cultivo pretendido. Assim como a própria aquisição de insumos (mudas, arames, estacas, caixas para transporte e outros) para entrega às propriedades e atendidas, visando o fortalecimento da cultura e cultivo da população do campo, podendo variar de município para município.

“Essas ações fortalecem a agricultura familiar e a criação de mecanismos para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o progresso dos empreendimentos rurais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais”, completou o gerente de Economia Solidária da Aderes, Renato Alexandre Rangel de Jesus.

Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos; os deputados estaduais Janete de Sá, Denninho Silva e Alexandre Xambinho; o diretor geral da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho; o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu; além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças do setor agrícola.

Municípios beneficiados

Ao todo, os produtores rurais de  20 municípios serão beneficiados. São eles: Águia Branca, Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Brejetuba, Colatina, Conceição da Barra, Guaçuí, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Jaguaré, João Neiva, Mantenópolis, Muniz Freire, Nova Venécia, Pedro Canário, Piúma, São Domingos, Vila Pavão e Vila Valério.

Scroll to top