Dia: 19 de junho de 2024

Avançam as obras do Centro Integrado Familiar no bairro Araçás

Com 60% da obra concluída, o Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, em Araçás, quando for entregue, vai promover a inclusão e o respeito ao direito das pessoas com deficiência e suas famílias em Vila Velha.

Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Arnaldinho Borgo, secretários, vereadores, lideranças comunitárias, representantes de entidades filantrópicas e público em geral participaram de um café no local.

No local serão oferecidos serviços como de fonoaudiologia, pediatra, psicologia, clínico geral, terapia ocupacional, fisioterapia, neurologia, nutricionista, serviço de convivência e fortalecimento de vinculo e atendimento educacional especializado (AEE) na Educação.

A obra, executada em parceria com o Governo do Estado, tem previsão de ficar pronta no segundo semestre deste ano. O espaço amplo e acolhedor vai garantir mais dignidade às pessoas com deficiência e seus familiares, com atendimentos multidisciplinares.

Toda a estrutura é linear para facilitar a mobilidade. As fundações das construções dos diferentes blocos já foram finalizadas. Neste momento, estão sendo executados o chapisco e alvenarias de bloco de concreto e cerâmico do centro de convivência, além das instalações elétricas e hidrossanitárias; a parte estrutural das arquibancadas da quadra de esportes; e as coberturas de estrutura metálica do auditório e dos centros de convivência e educacional já estão na linha de produção para serem instaladas; entre outros serviços em andamento.

A secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, falou da fila de espera das entidades e que o Centro Integrado vai zerar a fila no município.

“A fila de espera é gigante. São aproximadamente 900 pessoas aguardando uma vaga. Infelizmente ainda, a pessoa com deficiência vive enclausurada em suas casas. Essa convivência comunitária ainda tem que ser estimulada. E o novo centro terá nove edificações, que quando entregue vai zerar a fila de espera das entidades do município”, revelou a secretária.

A construção do centro envolveu a participação de entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vila Velha (APAE), Federação das APAES do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) dentre outras.

Após o centro ficar pronto, o município vai lançar o chamamento público para que o espaço seja administrado por uma instituição da sociedade civil organizada, conforme prevê normas legislativas.

Criança capixaba que estava na explosão da lancha no RJ teve 100% do rosto queimado

Davi Freire Zerbone, de quatro anos, uma das crianças que estavam no acidente da lancha que explodiu, na segunda-feira (17), em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, teve o rosto completamente queimado e está em estado grave no Hospital Estadual Chabo, em Araruama. (leia mais sobre a notícia a partir deste link).

Pescadores fazem festa para São Pedro reunindo 150 embarcações

São Pedro, santo padroeiro dos pescadores, receberá, entre os dias 28 a 30 de junho, a 96ª festa em sua homenagem em terras capixabas. A Festa de São Pedro, que está presente no calendário cultural de Vitória e está entre as festas mais tradicionais do Estado, ocorre na Praça do Papa, na Enseada do Suá. Um dos momentos mais aguardados ocorre no último dia, na baía de Vitória com a tradicional procissão marítima, com saída no píer da Praia do Suá, às 10h.

Às 8h, acontece uma missa em homenagem ao padroeiro, na Paróquia São Pedro, na Praia do Suá. Na sequência, às 9h, os devotos seguem até os barcos no píer do bairro e se preparam para o grande momento. Cerca de 150 embarcações vão participar do cortejo, que partirá às 10h, indo até o Porto de Vitória e retornando à Praça do Papa. Nesta altura, acontece a aguardada benção do anzol ainda no mar da baía.

Capixaba conquista ouros e se classifica para a final do Campeonato Brasileiro de Karatê

A carateca Raylaine Sara se sagrou campeã da etapa Amazonas do Campeonato Brasileiro de Karatê e conquistou a classificação para a final da competição, que está prevista para novembro, em Recife, Pernambuco. Além disso, a atleta também foi campeã da Copa Amazônia. As duas competições foram encerradas nesse fim de semana, em Manaus, Amazonas.

Raylaine é contemplada pelo programa Bolsa Atleta e teve as passagens aéreas da viagem concedidas pelo Voe Atleta, ambos desenvolvidos pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). O Campeonato Brasileiro de Karatê teve início na última quinta-feira (13) e foi encerrado nesse domingo (16). Já a Copa Amazônia foi realizada no sábado (15).

A capixaba participou das duas competições na categoria individual Sênior Kumite nos -55kg da faixa roxa/preta e somou pontos para o ranking nacional da modalidade. Raylaine comentou sobre a satisfação com os resultados obtidos e expectativas para os próximos desafios da temporada.

“Foi muito gratificante para mim, porque eu me dediquei muito, meu professor também se empenhou muito junto comigo. Estamos numa pegada muito boa de treino, botar em prática o que a gente está treinando e ver que isso trouxe resultados positivos mostra que estamos no caminho certo. Ainda tem muito chão pela frente este ano, mas isso só me dá mais um gás de continuar treinando, buscando mais um título e continuar evoluindo no ranking brasileiro representando o meu Estado”, contou Raylaine Sara.

Deputado cobra novas regras para progressão na Polícia Civil

A perda da progressão de carreira para agentes que saem de outra corporação para a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) é um tema que preocupa o deputado Coronel Weliton (PRD). Em seu pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (19), o parlamentar falou sobre o assunto e pediu sensibilidade ao governo para resolver a situação.

“Nós recebemos ontem uma representação da querida corporação da Polícia Civil do estado do Espírito Santo, e nos relataram a respeito de um fato lamentável que vem ocorrendo há pelo menos cinco gestões governamentais, que são os policiais militares, os bombeiros militares, que fazem um concurso para ingresso na Polícia Civil e ao adentrarem na Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, eles perdem todo o tempo de serviço”, lamentou o deputado.

“Assim como os policiais civis, que são investigadores, são escrivães e que passam em um concurso interno para delegado, por exemplo, eles perdem também a progressão. Então, está sendo proposta uma nova legislação que está na Procuradoria-Geral do Estado, para corrigir esse tipo de distorção”, complementou.

O parlamentar citou o exemplo de um agente que fez parte da Polícia Militar (PM-ES) ao longo de muitos anos e, ao ser aprovado no concurso de delegado da PC-ES, ingressou nos quadros da corporação com a referência 1, perdendo todo seu tempo de carreira na progressão. “Ele foi policial militar, foi investigador, agora ele é delegado, e ele volta à referência 1”, explicou.

“Nós pedimos ao governo para que se sensibilize e que definitivamente após cinco gerações, cinco gestões governamentais, seja autorizada e seja aprovada essa legislação, que vai de encontro aos interesses dos nossos queridos policiais civis”, concluiu o deputado.

Prefeitura de Cariacica entrega 13 ruas totalmente pavimentadas em Vila Prudêncio nesta quarta-feira (19)

Mais um bairro da cidade está recebendo melhorias. Dessa vez é a comunidade de Vila Prudêncio que acaba  de ser contemplada com pavimentação e drenagem em 13 ruas. As obras serão entregues nesta quarta-feira (19), às 19 horas. O evento será na Avenida Visconde do Rio Branco.

Foram investidos R$ 8,2 milhões em 22 mil metros quadrados de pavimentação e 3,9 mil metros de drenagem.

Nas obras foram executados 14.680 metros quadrados de pavimentação asfáltica e outros 7.320 metros quadrados com blocos intertravados, além dos serviços de drenagem, calçamento, meio-fio e sinalização vertical e horizontal.

As ruas contempladas são: Sonho Lento, Ouro Preto, Itabira, Furnas, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Uberaba, Resplendor, Abaeté, Raposo, Venda Nova e Visconde do Rio Branco.

Entrega de ruas em Vila Prudêncio

Quando: Quarta-feira (19)

Horário: 19h

Local: Avenida Visconde do Rio Branco

Desempenho de municípios capixabas é reconhecido em premiação

Os investimentos em infraestrutura, sustentabilidade, educação, saúde e transparência fiscal são fundamentais para o desenvolvimento sustentável nos municípios e estados. Juntos, esses pilares fazem girar a engrenagem municipal rumo ao crescimento e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, do Instituto Cidades Sustentáveis, 71,2% dos municípios brasileiros estão classificados com um nível de desenvolvimento sustentável “baixo” ou “muito baixo”, mostrando que há muito a ser feito em todo o País.

Apesar disso, no Espírito Santo, muitos municípios estão caminhando para investir em melhorias nesses aspectos e aumentar a qualidade de vida dos cidadãos: 31 cidades estão concorrendo na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, que reconhece o desempenho de municípios na busca por melhorar a gestão. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), que dispõe de soluções para o desenvolvimento dos municípios capixabas, apoia a premiação, nesta quarta-feira (19).

Soluções para os municípios capixabas

Entre os produtos do Bandes para que os municípios cresçam de maneira sustentável está o Programa ES Inteligente, que busca tornar as cidades capixabas mais modernas, inovadoras e eficientes, por meio da implementação de Parcerias Público-Privadas (PPPs). O programa envolve soluções integradas, como iluminação pública, usina solar fotovoltaica, infraestrutura de telecomunicações e conectividade, videomonitoramento, Wi-Fi público gratuito e fibra ótica em todos os prédios públicos, além de soluções amplas em resíduos sólidos urbanos.

“Por meio do Bandes e do IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos para ampliar os serviços ofertados à população e aplicar no setor público a inovação e a eficiência do setor privado. Essa abordagem integrada visa a promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, afirma o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto Pessin.

Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/municipios

Oficina gratuita na Biblioteca Estadual ensina arte de contar histórias afro-brasileiras

Uma oficina gratuita de Contação de Histórias Afro-Brasileiras será oferecida pelos contadores de histórias Claudia Viúva Negra e Fábio Pererê, no próximo sábado (22), das 8h às 12h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo. No dia 29, também das 8h às 12h, haverá uma segunda turma da formação.

O encontro é voltado para professores, contadores de história, bibliotecários, estudantes e público em geral. “A oficina de contação de histórias afro-brasileiras é um momento interativo e educativo, no qual os participantes têm a oportunidade de conhecer e valorizar a rica herança cultural afro-brasileira por meio da narração de histórias”, afirma Fábio Pererê.

Segundo ele, a atividade tem como proposta resgatar, educar, fortalecer a identidade e divulgar a Cultura Afro-Brasileira. “Enfatizar a contribuição das culturas afro-brasileiras para a história e a formação do Brasil, muitas vezes negligenciadas em narrativas tradicionais. Muitas histórias abordam temas de superação, resistência ao racismo e fortalecimento da identidade cultural”, explica.

O contador afirma ainda que as histórias têm vários diferenciais que as tornam únicas, como a incorporação de músicas e danças afro-brasileiras, o respeito à diversidade e a importância da inclusão social.

SERVIÇO
Oficina de Contação de Histórias Afro-Brasileiras
Turmas nos dias 22 e 29/06, das 8h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual
Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Vitória – ES

​Secretaria de Serviços Urbanos recolhe 6 toneladas de pneus usados em Vila Velha

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha disponibiliza um ecoponto permanente para receber pneus usados e também realiza ações nas comunidades para a destinção correta do produto. Na terça-feira (18), a atividade aconteceu na Região 5, nos bairros Jabaeté, Riviera da Barra, Santa Paula, João Goulart, entre outros.

A ação teve o objetivo de orientar as borracharias sobre a destinação correta dos pneus e evitar o descarte em locais inadequados. Durante o “bota-fora” realizado no bairro, foram recolhidas cerca de seis toneladas de pneus.

A meta é retirar o máximo possível de pneus do meio ambiente, evitando o acúmulo de água e a proliferação de mosquitos, contribuindo para a prevenção de doenças como a dengue e a eliminação de pontos de descarte irregular de lixo.

Ecoponto

O espaço permanente para recolher os pneus está localizado na antiga fábrica de manilhas, na Avenida Carlos Lindenberg, ao lado do DER-ES, no bairro Industrial do Alecrim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A Prefeitura mantém um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (Abrerpi), que garante a destinação correta dos pneus recolhidos no município. O objetivo é reutilizar 100% dos pneus, em conformidade com a Lei Federal 12.305/2010 do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, destacou a importância do serviço para o município. “O pneu é um dos resíduos mais difíceis de se decomporem na natureza. Se descartado inadequadamente, pode acumular água e criar um ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue, além de contribuir para a formação de pontos de descarte irregular de lixo. É crucial que a população esteja consciente da importância do descarte correto para proteger a saúde pública e o meio ambiente”, enfatizou.

Serviço

Onde Entregar: Pneus usados podem ser entregues no ecoponto localizado ao lado do DER-ES, na Avenida Carlos Lindenberg, 1502, Industrial do Alecrim, Vila Velha – ES, 29118-200 (antiga fábrica de manilhas).
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Escola da Magistratura do Espírito Santo faz planejamento para o segundo semestre de 2024

A equipe da Escola da Magistratura do Espirito Santo (Emes) se reuniu na última semana para comemorar os resultados alcançados no primeiro semestre de 2024, e planejar os cursos e ações para a próxima metade deste ano.

O desembargador Júlio César Costa de Oliveira, diretor da Emes, contou que o grupo vem trabalhando de forma incessante, dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido pela Escola e trazendo algumas ideias novas com o objetivo de capacitar cada vez mais servidoras, servidores, magistradas e magistrados do Poder Judiciário estadual, bem como residentes, estagiárias e estagiários.

Apenas nos primeiros seis meses de 2024, foram oferecidos 37 ações formativas, entre cursos e eventos, que contaram com 960 participações de servidoras e servidores, 289 participações de magistradas e magistrados, 132 participações de residentes jurídicos e 123 presenças de estagiárias e estagiários, além de 372 registros de comparecimento do público externo.

O diretor da Emes também enfatizou que a escola está se empenhando para cumprir as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como capacitar os membros da magistratura da Justiça estadual nos temas Depoimento Especial e Julgamento com Perspectiva de Gênero.

O desembargador Júlio César Costa de Oliveira.

Nesse sentido, a Emes lançou, no dia 26 de abril, a Jornada de Capacitação de Magistrados em Governança Institucional, evento que deu início às formações de magistrados e magistradas e servidores e servidoras no “Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero: Política Pública de Prevenção e Enfrentamento da Violência”, em “Design Thinking”, em “Capacitação em Programas voltados à reflexão e sensibilização de autores de violência doméstica e familiar contra a mulher” e em “Depoimento Especial”, realizadas em atendimento às diretrizes de capacitação do CNJ.

E essas formações continuam. A Escola realizou de 03 a 07/06 uma capacitação remota para juízas e juízes sobre Depoimento Especial, ministrada pelo juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), psicólogo clínico e doutor em Mediação de Conflitos, Elio Braz Mendes.

Conseguinte, a Emes tem marcado para esta semana e a próxima, um curso híbrido sobre Julgamento com Perspectiva de Gênero para magistradas e magistrados, e um curso remoto com o mesmo tema para os dias 27 e 28 de julho.

Outra experiência muito positiva e com ótimos resultados, segundo o desembargador Júlio César Costa de Oliveira, é o Curso de Libras, inédito no Poder Judiciário estadual, que teve sua primeira edição em março deste ano e em breve terá novas turmas.

Além disso, a gestão de pessoas está entre os temas de destaque para a Escola da Magistratura, que tem investido no aprimoramento de gestoras e gestores para que fiquem cada vez mais capacitados para desenvolver um trabalho de qualidade para as usuárias e os usuários da Justiça estadual.

Os Cartórios Unificados também são outra realidade no Poder Judiciário que demandam formação para o quadro funcional, que passa a conviver com uma equipe muito maior, como é o caso do Fórum Cível de Vitória, onde 18 cartórios isolados foram compactados em 4 Grandes Secretarias Unificadas.

Com esse foco, acontece esta semana, o Curso Gestão Humanizada, a fim de incentivar a prática de um modelo de gestão colaborativa, de crescimento e apoio coletivo, de fortalecimento do olhar humano e da compreensão das individualidades de modo a construir relações mais empáticas, com base na comunicação assertiva e na mentalidade de liderança, bem como na qualidade de vida.

E para o próximo semestre, além da continuidade dessas capacitações, a equipe da Emes prepara um curso de pós-graduação em Direito Penal, assim como a conclusão de levantamento de interesse de cursos de mestrado e doutorado.

Juízes e Desembargador posam para foto.

E no dia 09 de agosto, já está programada uma palestra presencial sobre Reforma Tributária, com a participação do advogado Marco Aurélio Greco como palestrante e o advogado Cesar Piantavigna como debatedor, bem como um curso remoto sobre Improbidade Administrativa, com o juiz federal Caio Souto Araújo, previsto para acontecer também em agosto.

O desembargador Júlio César de Oliveira explicou ainda que a escola planeja equipar uma sala especialmente para a realização de cursos em formato híbrido, com previsão de funcionamento a partir do segundo semestre.

Por fim, o diretor da Escola da Magistratura enfatizou que são promovidos cursos toda semana com os melhores professores e conclamou a todos os integrantes do Judiciário a investirem em suas formações.

“Nós temos que estudar, temos que nos aperfeiçoar, focar em querer ser melhor do que somos hoje. E só tem um jeito, que é estudando e participando de cursos e que são oferecidos de forma gratuita pela Emes”, destacou.

Scroll to top