Dia: 27 de junho de 2024

Jogo das Estrelas traz Ronaldinho Gaúcho pela 1ª vez ao Espírito Santo

Foto: André Durão

Pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, campeão da Champions League com o Barcelona, eleito o Melhor Jogador do Mundo por duas vezes, e um dos rostos mais conhecidos do mundo, o craque Ronaldinho Gaúcho irá desfilar o seu talento no Espírito Santo pela primeira vez.

No dia 22 de setembro, um domingo, às 15h, o R10 vai participar do “Jogo das Estrelas – Edição Cariacica”, no Estádio Kleber Andrade, o maior palco do futebol capixaba.

E a Tropa do Bruxo vem recheada com vários craques do futebol nacional, que serão divulgados ao longo das próximas semanas. Além dos ex-jogadores, serão convidados aproximadamente 15 artistas de renome nacional, que estarão reunidos para garantir uma tarde de muito futebol e diversão para a família inteira.

Os ingressos para a partida serão vendidos a partir do dia 18 de julho, tanto online quanto em pontos de venda espalhados pela Grande Vitória. Mas os interessados podem acessar o site https://linktr.ee/jogodasestrelas para entrar no Grupo VIP e adquirir o seu ingresso com um valor único e promocional de pré-venda.

Jogo das Estrelas com Ronaldinho Gaúcho

O Jogo das Estrelas, organizado pela Pereira Sports, é um evento festivo de caráter beneficente, com o intuito de aproximar os fãs dos seus ídolos e arrecadar fundos para as famílias e entidades sociais previamente escolhidas.

Esta ação envolve a comunidade em um objetivo comum: levar alimentos às mesas das famílias carentes. Desde a primeira edição, o evento já arrecadou mais de 200 toneladas de alimentos, onde mais de 50.000 famílias foram beneficiadas.

Serviço:
Jogo das Estrelas com Ronaldinho Gaúcho
Quando: 22 de setembro (domingo)
Horário: a partir das 15h
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica
Ingressos: início das vendas em 18 de julho

RedeTV! ES exibe Especial Falcão Fight neste sábado (29)

A RedeTV! ES exibe no próximo sábado (29), o Especial Falcão Fight, a partir das 18h30. O programa conta com comentários de Yamaguchi Falcão, o idealizador do evento e da participação de outros atletas.

O primeiro Falcão Fight atraiu o público na Associação Médica do Espírito Santo, em Bento Ferreira, Vitória, no último sábado (21). O evento tem a parceria com a RedeTV! ES que acompanhou de perto todos os detalhes desta noite histórica para o boxe nacional.

O programa analisou todas as lutas, inclusive do card preliminar. Você confere o Especial Falcão Fight na tela da RedeTV! ES, sábado (29), a partir das 18h30. Imperdível.

Ainda no local do evento, os organizadores confirmaram o segundo Falcão Fight, mas sem falar em datas ou locais.

Tráfego do novo viaduto no Contorno de Vitória será liberado nesta sexta-feira (28)

A Eco101 vai liberar, nesta sexta-feira (28), o novo viaduto localizado no quilômetro 293,8 da BR-101, no Contorno de Vitória, na altura do bairro Nova Valverde. Dessa forma, o retorno em nível existente no quilômetro 293,6 será extinto e o novo dispositivo, construído sobre a pista existente, vai permitir manobras de retorno e acesso ao bairro de forma mais rápida e segura.

Com essa liberação, os motoristas que vêm da Serra em direção a Viana e desejam retornar para a Serra ou acessar o Bairro Nova Valverde, agora vão utilizar o novo viaduto e, na sequência, seguir pelas vias marginais. O trecho contará com as devidas sinalizações que devem ser respeitadas pelos usuários a fim de colaborar com a segurança viária e o bom fluxo de veículos.

De acordo com o coordenador de Obras da Eco101, Luis Ricardo Guimarães, a liberação desse viaduto representa um grande avanço para a mobilidade e segurança viária na região. “Essa liberação vai extinguir o retorno em nível existente. Com isso, esperamos reduzir congestionamentos e aumentar a segurança da manobra, já que os motoristas não vão precisar parar e cruzar a rodovia para fazer o retorno ou entrar no bairro”, esclareceu.

Ainda segundo Guimarães, acabamentos seguem sendo realizados nesse dispositivo, mas sem interferência ao tráfego. Além disso, equipes atuam com serviços de pavimentação e drenagem no outro viaduto, localizado no quilômetro 293, onde foi realizado o alteamento da BR-101 com aterros contidos pelo sistema “terra-armada”. “Quando finalizado, esse outro novo viaduto permitirá que o tráfego flua isoladamente pelas vias marginais, facilitando o deslocamento de curta distância. Além disso, possibilitará também manobras de retorno por baixo da estrutura sem interrupção da via principal, proporcionando um deslocamento de longa distância mais seguro e sem interferência de semáforos”, finalizou.

A construção desses dois dispositivos faz parte do projeto de melhoria de trechos urbanos da BR-101, visando otimizar a infraestrutura e o tráfego na rodovia.

Fim de junho animado: eventos turísticos em alta no Espírito Santo

O mês de junho está chegando ao fim, mas o calendário de eventos com apoio da Secretaria do Turismo (Setur) continua recheado de atrações que prometem movimentar diversas regiões do Espírito Santo. Entre festas tradicionais e celebrações culturais, turistas e moradores têm várias opções para aproveitar o final do mês.

Festa de São Pedro de Rates em Guaçuí

De 28 a 30 de junho, a cidade de Guaçuí será palco da Festa de São Pedro de Rates. O evento promete agitar a região com uma programação que inclui shows musicais, barracas de comidas típicas, apresentações culturais e até jogo de futebol. A festa é uma homenagem ao padroeiro da cidade e atrai visitantes de diversas partes do Estado. A entrada é franca.

Festa de Cachoeiro de Itapemirim

De 27 a 30 de junho, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim celebra sua tradicional festa, que inclui um variado leque de atrações culturais e gastronômicas. Os visitantes poderão desfrutar de shows, rodeio, desfile escolar, procissão de São Pedro, feiras de artesanato e apresentações artísticas que evidenciam a rica cultura do sul do Espírito Santo.

Comemoração dos 165 Anos da Imigração Pomerana em Santa Maria de Jetibá

Entre os dias 26 e 28 de junho, Santa Maria de Jetibá celebra os 165 Anos da Imigração Pomerana no Espírito Santo. A comemoração é marcada por desfiles típicos, danças folclóricas, música tradicional e muita comida típica. O evento é uma oportunidade para conhecer a história e a cultura dos pomeranos que se estabeleceram na região.

Festa do Padroeiro São Pedro Apóstolo em Venda Nova do Imigrante

Fechando a programação, no dia 29 de junho, Venda Nova do Imigrante realiza a Festa do Padroeiro São Pedro Apóstolo. A celebração inclui missas, procissões e eventos comunitários que envolvem toda a cidade, reforçando os laços religiosos e culturais da comunidade.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, destacou a importância desses eventos para o turismo das regiões. “Cada celebração reflete a história e a cultura das nossas cidades, além de fomentar o turismo e a economia local. Nossa missão na Setur é apoiar esses eventos para que cada vez mais pessoas possam descobrir e apreciar as belezas e tradições do nosso Estado”, disse.

Novo relatório do Governo divulga dados da produção agropecuária no Espírito Santo

Mais um conjunto de análises econômicas sobre a agropecuária capixaba começa a ser disponibilizado pelo Governo do Espírito Santo. A cada três meses, os interessados em acompanhar os cenários da produção leiteira, de ovos ou de abates no Estado poderão acessar o Relatório de Produção Animal no site da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O documento oferece uma análise detalhada sobre a produção de aves, suínos, bovinos, leite e ovos de galinha no Espírito Santo. Os resultados da primeira edição do relatório, que terá atualizações periódicas, são referentes ao primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que a publicação é importante tanto para os empreendedores do setor quanto para os órgãos governamentais responsáveis por políticas públicas dessa área. “O documento tem o objetivo de acompanhar a conjuntura do setor agropecuário, compreendendo a relação comercial entre a indústria e os produtores, e orientando estratégias para o desenvolvimento do agronegócio capixaba”, considera Bergoli.

O relatório referente ao primeiro trimestre de 2024 revela importantes tendências na produção animal, com destaque para os seguintes pontos.

Abate de aves

O peso total das carcaças de aves abatidas registrou uma leve queda, passando de 33.015 toneladas no primeiro trimestre de 2023 para 32.662 toneladas no mesmo período de 2024. Esta redução de 1,07% sugere uma estabilidade no setor, apesar das variações sazonais e econômicas.

Abate de bovinos

O abate de bovinos apresentou um crescimento significativo, com o peso total das carcaças aumentando de 12.085 toneladas no primeiro trimestre de 2023 para 17.567 toneladas em 2024, uma elevação de 45,32%. Este aumento reflete um maior dinamismo e eficiência na cadeia produtiva de carne bovina no Estado.

Abate de suínos

O peso total das carcaças de suínos também registrou um crescimento expressivo, de 5.959 toneladas no primeiro trimestre de 2023 para 7.564 toneladas no mesmo período de 2024, representando um incremento de 26,94%. Este resultado indica um fortalecimento da suinocultura capixaba.

Produção de Leite

A quantidade de leite cru, resfriado ou não, adquirido pela indústria aumentou de 62,8 milhões de litros no primeiro trimestre de 2023 para 65,8 milhões de litros em 2024, um crescimento de 4,78%. Este aumento na produção de leite evidencia a melhoria na gestão e na qualidade dos processos produtivos.

Produção de ovos

A produção de ovos de galinha também apresentou um crescimento, passando de 84,3 milhões de dúzias no primeiro trimestre de 2023 para 85,9 milhões de dúzias no mesmo período de 2024, um acréscimo de 1,88%. Este avanço é indicativo da expansão e consolidação da avicultura de postura no Estado.

Dados da produção animal

As informações disponibilizadas no relatório foram geradas pela Gerência de Dados e Análises da Seag, com dados de pesquisas oficiais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), garantindo a precisão e confiabilidade das informações.

A análise desses indicadores é crucial para compreender as dinâmicas do setor agropecuário, permitindo a formulação de políticas públicas mais assertivas e o fortalecimento da economia rural no Espírito Santo.

Para mais informações, acesse o relatório completo no https://seag.es.gov.br/producao-animal-no-espirito-santo

Governo do Estado assina Termo de Cooperação com Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

Fortalecer e desenvolver ainda mais o ecossistema capixaba de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é um dos objetivos com o Termo de Cooperação assinado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Representante da RNP esteve em Vitória na última semana para assinatura do termo.

A parceria tem a finalidade de promover ações conjuntas relacionadas às redes de comunicação e uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) avançadas, que contribuam para a consolidação e integração do Sistema RNP e para o desenvolvimento de ações de interesse em conjunto das unidades federativas e do Governo do Estado, por meio da Secti e Fapes, para a obtenção das políticas públicas de maior desenvolvimento da CT&I capixaba. O termo tem duração de cinco anos podendo ser prorrogado mediante acordo das instituições envolvidas.

Para o secretário de estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a assinatura significa mais avanços para a CT&I capixaba: “A parceria entre Secti, Fapes e RNP é um marco significativo para o avanço tecnológico do Espírito Santo. A RNP, conhecida por sua atuação em conectar instituições de ensino e pesquisa por meio de uma infraestrutura de redes avançadas, desempenha um papel importante no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Este acordo fortalece nossa capacidade de inovação e desenvolvimento científico, proporcionando uma infraestrutura robusta para a pesquisa e a educação no Estado. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para criar um ambiente propício ao crescimento tecnológico e à melhoria da qualidade de vida de nossa população. Este é um passo importante para consolidar o Espírito Santo como um polo de ciência, tecnologia e inovação, destacando-se no cenário nacional pela excelência em pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, afirma o secretário.

Já o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, explica que a RNP é a rede nacional de pesquisa, que está vinculada ao Governo Federal e tem a capilaridade de chegar em todos os estados brasileiros com oferta de serviços de pesquisa e desenvolvimento (P&D), ou seja, desenvolvimento tecnológico a partir de uma infraestrutura de rede. “Então, o Governo do Estado participar dessa rede significa que o Espírito Santo estará conectado com os grandes grupos de pesquisa. Termos desenvolvedores para a rede de pesquisa capixaba é fundamental. Agora, a partir da assinatura do Termos de Cooperação vamos desenvolver um plano de trabalho, um plano de ação para que possamos executar soluções para incrementar cada vez mais a rede de pesquisa do Estado”, pontua.

O gerente de Relacionamento Federativo da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Rafael Pontes Lima, veio ao Espírito Santo para assinatura. Para o gerente “O acordo de cooperação entre a RNP e o Governo Estadual vai permitir, além de estreitar a parceria, desenvolver projetos na área de computação e serviços aplicados como, exemplo, na área da saúde com a telemedicina em que a RNP já atua e na área de conectividade, como as Infovias e o programa Conecta do Ministério da Ciência e Tecnologia. Então, é um passo importante para que a gente possa estreitar as relações, desenvolver melhor o ambiente científico e tecnológico, e fazer com que o Espírito Santo participe do sistema nacional e, com isso, as instituições passam estar mais integradas e colaborando de forma a impactar com seus serviços e soluções a sociedade capixaba”.

O que é RNP? 

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma plataforma de comunicação e colaboração digital que trabalha para promover e implementar a inovação em aplicações de tecnologia da informação. A rede conecta pessoas, instituições, ideias e soluções para democratizar o acesso ao conhecimento e é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Governo do Estado inaugura obras de infraestrutura em João Neiva

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta quarta-feira (26), no município de João Neiva para a entrega de obras, além da autorização de novos investimentos. Foram entregues a pavimentação de segmentos da Rodovia ES-450, além da drenagem e pavimentação de vias dos loteamentos Grippa, Recantos e Centro Industrial. Casagrande também autorizou o início de reformas em escola e a construção de novas unidades de saúde.

“Há dez dias tivemos uma solenidade importante no Palácio Anchieta, em que autorizamos o convênio da pavimentação até a estrada de Valada de Cavalinho. Hoje estamos aqui trazendo mais investimentos, com a pavimentação de Grippa, Recantos e Polo Industrial. Entregamos também a pavimentação lá de Acioli e demos ordem de serviço nas áreas da saúde e educação. O município nunca recebeu um volume de recursos tão grande por parte do Governo do Estado”, afirmou o governador, ao lado do prefeito Paulo Sérgio de Nardi, o Micula.

Casagrande lembrou que, algumas obras seriam de responsabilidade do município, contudo, o Governo do Estado é um grande parceiro no desenvolvimento das cidades capixabas. “Temos um Estado equilibrado e organizado para atuar junto com as prefeituras no avanço da qualidade de vida da população. Quando você pavimenta um bairro, você realiza um sonho de quem ali. Quando se pavimenta um polo industrial, você realiza o sonho dos empreendedores que geram emprego e renda. O povo está cheio de conversa fiada, eles querem realização e quando a gente olha para trás, vê o tanto que a gente já fez”, disse.

Durante a agenda, foi inaugurada a obra de pavimentação de segmentos rodoviários estaduais inseridos em perímetros urbanos da Rodovia ES-450. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e contam com 1.909 metros de pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), além de serviços de manutenção preventiva e revitalização da sinalização. O investimento foi de quase R$ 1 milhão.

“Estamos felizes com mais uma entrega. Vamos continuar trabalhando para oportunizar o desenvolvimento da região. O investimento na infraestrutura urbana, tão esperado pela população, veio para melhorar a mobilidade das vias e acessos para pedestres e veículos, além de impulsionar as atividades agrícolas do município”, comentou o diretor presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

O governador Renato Casagrande também inaugurou as obras de drenagem e pavimentação de vias dos loteamentos Grippa, Recantos e Centro Industrial. Os investimentos totalizam R$ 7,2 milhões e beneficiam cerca de 17 mil moradores.

“As obras garantem uma melhoria na infraestrutura da cidade, garantindo uma maior acessibilidade e melhor circulação para pedestres. Com as obras, João Neiva ganhou melhorias na arborização, despoluição visual com estímulo para construções harmonizadas, além da conservação de edificações particulares”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Em João Neiva, o Governo do Estado realizou a inauguração da reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Olíria Sarcinelli e da quadra da unidade de ensino. Para a realização das obras, foram repassados cerca de R$ 800 mil ao Município, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes). Com as intervenções, tornou-se possível a manutenção de 2.145 vagas na rede pública municipal.

“É muito gratificante poder acompanhar a realização dos sonhos da comunidade escolar, como a reforma de uma unidade ou a construção de uma quadra. Temos mais de 40 obras acontecendo na Educação em todo o Estado. É importante lembrar que, além da parceria em obras, há muitas outras ações sendo feitas nos municípios, fruto da parceria com os professores e das equipes pedagógicas, com o apoio técnico da Sedu”, acrescentou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Ainda durante a agenda, o governador assinou a Ordem de Serviço para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em Demétrio Ribeiro e Floresta. Serão investidos R$ 4,3 milhões na construção dessas unidades, que serão compostas por duas equipes de Estratégia de Saúde da Família. O modelo arquitetônico em Demétrio Ribeiro será o desenvolvido pela Prefeitura e a UBS Floresta pela Secretaria da Saúde (Sesa).

O município de João Neiva foi contemplado por meio do Componente Infraestrutura, do Plano Decenal APS+10. O Plano Decenal APS+10 (Portaria Sesa nº 075-R, de 10 de maio de 2022) visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde mais humanizados, acolhedores e resolutivos, por meio da elaboração de ações e programas para a qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS).

Dentre essas ações, tem-se o Componente Infraestrutura para a construção de UBS nos municípios capixabas. Ao todo, 52 municípios estão sendo contemplados com repasse de recursos para construção de 110 novas unidades básicas de Saúde em todo o Espírito Santo. Todos os 52 municípios já receberam a primeira parcela do recurso. A segunda parcela será repassada após os municípios efetivarem a Ordem de Serviço das unidades.

Também estiveram presentes o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; e o deputado estadual Vandinho Leite; além de vereadores, secretários e lideranças da região.

Projeto traz diretrizes para IA em órgãos públicos

Com o objetivo de disciplinar a aplicação da inteligência artificial (IA) na administração pública estadual, o deputado Denninho Silva (União) apresentou proposta com princípios e diretrizes para o uso dessas tecnologias.

Segundo o autor, o PL 95/2024 objetiva impulsionar a inovação tecnológica, preservar os direitos dos cidadãos, simplificar e desburocratizar os processos de registros e autorização para o uso da IA. A iniciativa está em análise na Comissão de Justiça.

Entre os princípios propostos está a possibilidade de rastreabilidade das decisões durante o ciclo de vida de sistemas de IA, como forma de prestação de contas e atribuição de responsabilidades a uma pessoa natural ou jurídica. Outro parâmetro defendido é a participação e supervisão humanas nos sistemas. Além disso, o autor relaciona como princípios para o emprego dessas tecnologias a não discriminação, a justiça, a equidade, a inclusão social e a transparência.

A administração pública, segundo a proposta, também deve se atentar para a “prevenção, precaução e mitigação de riscos sistêmicos derivados de usos intencionais ou não intencionais e de efeitos não previstos de sistemas de inteligência artificial”, bem como para responsabilização e reparação integral de danos.

O projeto assegura ainda a proteção de dados nos termos da Lei Federal 13.709/2024 e elenca os direitos de pessoas afetadas por sistemas de IA, como o de obter informação prévia quanto às suas interações com essas tecnologias e o de contestar decisões ou previsões de sistemas que produzam efeitos jurídicos ou que impactem os interesses dos cidadãos.

De acordo com a proposta, a administração pública estadual deverá, entre outras medidas, promover investimentos para a pesquisa e desenvolvimento na área, e capacitação de pessoas visando à reestruturação no mercado de trabalho, considerando as consequências da utilização da IA.

Para o deputado Denninho, o uso da IA pode proporcionar mais eficiência e redução dos custos do Estado, mas é preciso proteger o mais vulnerável com a garantia de direitos.

“Este projeto estabelece direitos para proteção do elo mais vulnerável em questão, a pessoa natural que já é diariamente impactada por sistemas de inteligência artificial. Assim, define fundamentos e princípios gerais para o desenvolvimento e utilização dos sistemas de inteligência artificial, que balizam todas as demais disposições específicas. Neste sentido, busca-se estabelecer um marco regulatório que oriente o uso da inteligência artificial na administração pública estadual, promovendo inovação de maneira ética, transparente e alinhada aos princípios democráticos”, observa Denninho.

A matéria começou a tramitar em março, com despacho para ser analisada pelas comissões de Constituição e Justiça; de Defesa dos Direitos Humanos; e de Finanças.

Julho é o mês da conciliação no Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo

O Poder Judiciário estadual, por meio do Núcleo Permanente de Gestão de Qualidade, instituiu julho como um mês de incentivo à conciliação na Justiça capixaba. E as unidades judiciárias já se preparam para promover o maior número de conciliações durante o período, diminuindo, assim, o tempo de duração dos processos.

Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) também vão ampliar a pauta de conciliação no próximo mês. E cartazes de incentivo serão afixados nos Fóruns e Varas para alertar a toda cidadã e todo cidadão que possui um processo na Justiça, que é possível pedir uma sessão de conciliação a qualquer momento.

Além de ser mais rápida e econômica, outra vantagem da conciliação é que a pessoa pode sugerir propostas e decidir o que é melhor para ela, participando ativamente para encontrar a melhor solução para o problema que está vivenciando. E tudo isso tem valor jurídico.

Mês da Conciliação

Julho e novembro foram instituídos os meses de incentivo à conciliação na Justiça do Espírito Santo, por meio do Ato Normativo Conjunto nº 11/2024, assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil Jr., pelo corregedor geral da Justiça, desembargador Willian Silva, e pela supervisora do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), desembargadora Janete Vargas Simões.

Nesses períodos, as unidades judiciárias promoverão o maior número possível de audiências de conciliação, com a criação de pautas extraordinárias, tanto na modalidade presencial como no modo virtual.

A participação de todas as unidades judiciárias de 1º grau, com a seleção e triagem dos processos com possibilidade de conciliação ou com pedido de qualquer parte, será obrigatória. E os Cejuscs também vão ampliar a pauta de conciliação nesses meses.

Regularização fundiária: famílias dos bairros Jaburu e Floresta recebem títulos

Entrega dos Títulos de Regularização Fundiária do Jaburu

Um sonho que se tornou realidade: mais 74 famílias dos bairros Jaburu e Floresta agora têm seus imóveis reconhecidos em seus nomes. Isso foi possível com a entrega dos títulos de legitimação fundiária, realizada na noite desta terça-feira (25), durante um evento no Centro de Educação Infantil (Cmei) Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza.

A regularização fundiária traz uma série de benefícios significativos aos moradores. Além de proporcionar segurança jurídica e integração social, ela facilita a obtenção de financiamentos para melhorias nos imóveis e contribui para a valorização das propriedades.

Mais do que um documento legal, os títulos representam um marco de dignidade e estabilidade para as famílias beneficiadas, como é o caso de Julimar Reis e sua esposa Dauzilene Reis, que por 15 anos esperaram por essa conquista.

“Tenho duas filhas, sou casado há 27 anos e estávamos inseguros por ter uma casa que não era oficialmente nossa, que a qualquer momento poderíamos perder. É fundamental ter esse terreno em nosso nome. É uma emoção enorme. Esperar 15 anos por isso e receber hoje é um verdadeiro presente de Deus”, comenta Julimar, morador de Jaburu.

Quem também comemora a entrega é o morador Benito Di Paula Santos da Silva, que estava há 20 anos aguardando: “A sensação de receber esse documento é ótima. Foi uma espera de 20 anos. Sou grato por tudo o que a prefeitura tem feito”.

A entrega dos títulos foi realizada pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), e contou com a presença do prefeito Lorenzo Pazolini, do secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, e do secretário municipal de Obras e Habitação, Gustavo Perin.

“Esse é um dia importante. Os moradores aguardaram muito tempo por esse momento. A casa é um local especial e a escritura pública é um documento que nos dá segurança. O que queremos trazer é paz e cidadania para todos. Há pessoas que esperam há muito tempo pelo sonho da casa propria, de poder chamar seu lugar de seu. Estamos indo a cada canto da cidade para levar esperança e dignidade aos moradores. É com muita felicidade que entregamos essas escrituras”, afirma o prefeito.

Com o recebimento do título, os moradores tornam-se proprietários dos imóveis. Até o momento, foram entregues 485 títulos de legitimação fundiária na região.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, acredita que a regularização fundiária é essencial para garantir a segurança e a dignidade das famílias.

“É dia de receber um direito esperado há tantos anos. É uma grande alegria, pois sabemos a diferença que isso faz na vida das pessoas. Não se trata de uma obra física ou construção, mas de uma entrega que também é um direito fundamental. Os beneficiários recebem esse título, garantindo que suas casas são suas. Isso é importante para o município, pois traz dignidade às pessoas. Já avançamos muito e continuaremos avançando”, afirma o secretário.

Ações são realizadas na região desde o início da administração, com o objetivo de regularizar imóveis na área.

Scroll to top