Dia: 12 de julho de 2024

Competições de surf e skimboard agitam as praias da Serra neste fim de semana

Neste fim de semana, a Super Liga de Surf Festivais Bahamas de Surf Amador e o Circuito Brasileiro de Skimboard prometem agitar as praias da Serra com muitas disputas e adrenalina. Os eventos, que são realizados com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), acontecem no sábado (13) e no domingo (14), a partir das 8 horas.

Surf na Praia do Solemar

Na Praia do Solemar, em Jacaraípe, a primeira etapa da Super Liga de Surf reúne atletas de diversas categorias: Master, Grand Master, Kahuna, Grand Kahuna, Open, Freesurf e Sub-14. O evento é organizado pela Associação Capixaba de Esporte e Lazer (ACEL) e a segunda etapa está prevista para acontecer em setembro.

Skimboard em Carapebus

Já no Skimboard, atletas de diferentes estados se reúnem na Praia de Carapebus para a terceira etapa do campeonato. O evento é organizado pela Associação Espírito-Santense de Esportes, Cultura e Turismo (AESECT).

Combinando elementos de surf e skate, o skimboard exige habilidade, equilíbrio e preparo físico. O praticante corre na areia deslizando sobre as ondas e realizando manobras radicais.

Aeroporto de Vitória conquista segundo lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC

O Aeroporto de Vitória conquistou o segundo lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, um reconhecimento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que avalia e classifica os aeroportos por suas iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação. O terminal de Vitória foi o segundo mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros, em primeiro lugar ficou o aeroporto de Florianópolis. Os dois aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil, repetiram as posições conquistadas na última edição do prêmio.

O Prêmio Aeroportos Sustentáveis reconhece os operadores aéreos e aeroportuários que implementaram as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com a aderência de suas iniciativas aos critérios estabelecidos pela ANAC. O programa Aviação Sustentável não tem caráter regulatório e conta com a adesão voluntária dos participantes. O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, esteve em Brasília nesta semana e recebeu os certificados do Diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira (foto).

Entre os sete itens avaliados estão quatro temas centrais desenvolvidos pela Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Um dos destaques no Aeroporto de Vitória, é o alto índice de desvio de aterro de resíduos produzidos no terminal de aterro, atualmente 98% são encaminhados para reciclagem, compostagem e coprocessamento.

Para contribuir ainda mais com a descarbonização da indústria da aviação a Zurich Airport Brasil investiu R$ 8 milhões para instalar no Aeroporto de Vitória o sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo. Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto – adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), por meio de um sistema instalado nas seis pontes de embarque. Desde a implantação do sistema, em março deste ano, deixaram de ser emitidas 531 toneladas de CO².

“Nossos investimentos constantes na área de sustentabilidade reforçam o compromisso genuíno com o meio ambiente. Conquistar novamente as primeiras posições no ranking do Prêmio Aeroportos Sustentáveis, mostra a consistência de nossas ações para contribuir no desenvolvimento de uma indústria da aviação mais sustentável,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Os números do programa Aeroportos Sustentáveis compõem o Índice de Desempenho Ambiental – IDA do Ministério da Infraestrutura (MINFRA), que verifica a evolução qualitativa e o comprometimento socioambiental da infraestrutura do setor de transportes no Brasil.

Vitória abre novo agendamento para vacinação contra gripe e dengue

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abriu, um novo agendamento para a vacinação contra gripe e dengue. Serão disponibilizadas 4.700 vagas, e o agendamento pode ser realizado através do link agendamento.vitoria.es.gov.br, pelo aplicativo Vitória Online, ou pelo Facilita Vix, que é um totem de autoatendimento instalado nas Unidades de Saúde.

Locais e horários de vacinação

Gripe: A vacinação ocorre no sábado (13), das 8h às 15h, nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Santo Antônio, Conquista e Jardim da Penha.
Dengue: Disponível no sábado (13), nas Unidades de Saúde de Jardim Camburi, Conquista e Santo Antônio.
Outras vacinas: Além da vacinação contra gripe e dengue, nessas unidades também serão aplicadas vacinas de rotina (exceto BCG, varicela e febre amarela) e vacinas contra Covid-19 (para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para grupos prioritários acima de 5 anos), sem necessidade de agendamento.

As vacinas também estão disponíveis durante toda a semana nas salas de vacinação do município, seja por agendamento ou por demanda espontânea.

Quem pode se vacinar?

Dengue: Pessoas de 10 a 14 anos.
Gripe: População geral acima de 6 meses.
Covid-19: Pessoas de 6 meses a menores de 5 anos e grupos prioritários acima de 5 anos.

Acesso virtual ao Judiciário chega a 23 municípios do ES

Em um avanço significativo para a democratização do acesso à justiça no Espírito Santo, 23 municípios estão sendo contemplados com o serviço de acesso virtual ao judiciário. A medida visa reduzir as barreiras geográficas e proporcionar maior agilidade e comodidade aos cidadãos que necessitam resolver questões jurídicas sem precisar se deslocar para centros urbanos.

Implementado por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado e órgãos municipais, o projeto vai facilitar o acesso a serviços como consultas processuais, emissão de certidões e acompanhamento de audiências, tudo de maneira remota através da internet. Essa iniciativa é especialmente relevante para comunidades do interior, onde muitas vezes o acesso físico aos tribunais pode ser limitado pela distância e pela infraestrutura de transporte.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal de Justiça, a adesão ao sistema tem sido positiva entre os moradores dos municípios contemplados, destacando-se a facilidade de uso e a economia de tempo como principais vantagens relatadas pelos usuários. Além disso, a medida também contribui para desafogar a demanda nos cartórios e fóruns das cidades maiores, permitindo que os recursos locais sejam utilizados de maneira mais eficiente.

Para o futuro, a expansão do acesso virtual ao judiciário está prevista para alcançar mais localidades, promovendo um sistema judicial mais acessível, inclusivo e eficiente em todo o estado.

Capital do Espírito Santo alcança cinco meses sem registro de feminicídios

Vitória teve uma redução de 75% nos casos de feminicídio no primeiro semestre de 2024. No mesmo período do ano anterior, houveram quatro assassinatos de mulheres devido ao gênero, enquanto este ano apenas um caso foi registrado, em junho, após cinco meses sem ocorrências desse tipo na capital. Os dados foram divulgados pelo Observatório de Segurança Pública.

Atualmente, 50 dispositivos estão disponíveis para mulheres vítimas de violência, com metade deles em uso. Essa iniciativa é uma parceria entre o Judiciário e a Prefeitura de Vitória, visando à proteção de mulheres com medidas protetivas. Além disso, a Guarda Municipal de Vitória realiza patrulhamento constante e o atendimento pelo telefone 190 está disponível 24 horas por dia para qualquer mulher que necessite de ajuda.

Confira as alterações nos acessos à Terceira Ponte neste sábado (13)

A partir deste sábado (13), o trânsito na região de Santa Helena, em Vitória, sofrerá alterações nos acessos à 3ª ponte, devido às obras do Plano Mobilidade Leste da prefeitura. Os motoristas que vêm pela Avenida Américo Buaiz e costumam acessar a Rua Odete Braga Furtado em direção à praça do Cauê não poderão mais virar à esquerda na Rua Almirante Soído, que terá seu sentido invertido.

A nova rota exige que os condutores continuem pela Rua Alaor de Queiroz, entrem na Rua José Teixeira e virem à esquerda na Avenida Desembargador Santos Neves para acessar a Terceira Ponte, passando pela remodelada Avenida Dukla de Aguiar.

Para aqueles que vêm pela Avenida Saturnino de Brito, sentido Centro, e desejam acessar a Terceira Ponte, a rota recomendada é seguir pela Avenida Desembargador Santos Neves e depois entrar na Avenida Dukla de Aguiar. O próximo acesso direto à Terceira Ponte será na altura do Palácio do Café, em frente à Praça do Papa, na Enseada do Suá, pela Rua Clóvis Machado.

Equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória estarão presentes na região para orientar os motoristas.

Definição da ordem de desfile das escolas do grupo especial acontece este sábado

No próximo sábado, dia 13 de julho, a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória em 2025 vai ser definida pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) na quadra da Mocidade Unida da Glória (MUG), em Vila Velha, a partir das 19h.

A Novo Império vai abrir os desfiles no Sambão do Povo em 22 de fevereiro de 2025, sendo a penúltima colocada no desfile de 2024. Já a Imperatriz do Forte, campeã do grupo de acesso A, vai encerrar as apresentações no domingo, 23 de fevereiro.

A Mocidade Unida da Glória, atual campeã, vai ter o privilégio de escolher sua posição de desfile. As demais agremiações do Grupo Especial terão suas posições definidas por sorteio.

Todas as sete escolas do Grupo Especial já têm seus enredos definidos para o próximo desfile, com destaque para a Mocidade Unida da Glória, que vai ter como homenage, São Jorge, e a Independente de Boa Vista, que vai celebrar o fotógrafo Sebastião Salgado.

Mais quatro atletas capixabas são convocados para a Paralimpíada de Paris

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou, nessa quinta-feira (11), a segunda lista com os convocados para a Paralimpíada de Paris, com quatro atletas capixabas: Bruno Kiefer, do tiro esportivo, Daniel Mendes, Lorraine Aguiar e Marcos Vinicius de Oliveira, os três do atletismo. Além deles, também foram chamados o atleta-guia Fernando Martins e o apoio do tiro esportivo Mario Pinheiro Junior.

Dos selecionados, três são contemplados pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e vão pela primeira vez a uma Paralimpíada: Bruno Kiefer, Lorraine Aguiar e Marcos Vinicius de Oliveira.

Já Daniel Mendes, natural de Nova Venécia, mas que não reside no Estado e irá para sua quarta edição dos Jogos Paralímpicos, com três medalhas no currículo (ouro e bronze, no Rio, em 2016, e prata em Londres, 2012), é um dos homenageados na Calçada da Fama da Sesport.

“É uma coisa que não dá para explicar. Será a minha primeira Paralimpíada, após quase dez anos lutando por essa vaga. Em 2016 e 2021, infelizmente não consegui, mas graças a Deus fui bem neste ciclo e o Comitê Internacional e o CPB reconheceram meu esforço e me deram essa vaga. Agora é ir lá, participar, dar o meu melhor e tentar trazer uma medalha para o Brasil”, destacou Bruno Kiefer.

Somando essa convocação à primeira lista, já são 11 capixabas que estarão presentes em Paris. Também vão para a Paralimpíada as nadadoras Mariana Gesteira e Patricia Pereira, e o técnico Leonardo Miglinas, além dos jogadores de vôlei sentado Luiza Fiorese e Thiago Rocha.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai anunciar a terceira e última lista dos convocados para os Jogos no próximo dia 18 de julho.

Aplicação de crédito rural no Espírito Santo cresce três vezes mais do que no Brasil

A aplicação de crédito rural no Espírito Santo cresceu três vezes mais do que o Brasil no decorrer do último ano-safra (2023-2024), que terminou no dia 30 de junho. As movimentações alcançaram R$ 6,89 bilhões, 30% acima dos R$ 5,3 bilhões da safra 2022-2023. Os números foram apresentados na reunião de planejamento do Plano de Crédito Rural do Espírito Santo, realizada na última quarta-feira (10), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em Vitória. O objetivo foi discutir as ações prioritárias para o próximo plano safra 2024/2025.

O número de contratos realizados para as diversas atividades agrícolas capixabas também subiu de 31,6 mil para 39,3 mil, aumento de 24%. Os dados foram apurados pela Gerência de Dados e Análises da Seag, a partir de informações do Banco Central.

Essa intensificação das aplicações é fruto de um trabalho organizado e articulado, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli. “Um resultado que envolve diversas instituições que atuam de forma planejada para estimular o desenvolvimento agropecuário e fortalecer a economia rural capixaba. As nossas principais culturas também estão com preços razoáveis. O café conilon está em níveis históricos, a pimenta-do-reino e o cacau também, o mamão recuperou o preço e esse é um bom momento das principais atividades agrícolas do Espírito Santo estimulando os produtores a investir, proporcionalmente, acima da média nacional”, pontuou Bergoli.

O crédito rural é um dos principais instrumentos para incentivar os agricultores a modernizar e expandir suas atividades, além de aumentar a produtividade e qualidade dos produtos ofertados, incentivando aos agricultores a modernizar e expandir suas atividades, além de aumentar a produtividade, a produção e a qualidade dos alimentos e matérias-primas, garantindo maior lucratividade nas ações agropecuárias.

As discussões seguem para o lançamento do Plano de Crédito Rural do Espírito Santo para o próximo ano safra 2024/2025, que será realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com a União e diversas instituições financeiras e representativas dos produtores rurais e pescadores. O anúncio do Plano está previsto para o próximo dia (23), no Palácio Anchieta, em Vitória.

Deputada propõe que Feira dos Municípios vire patrimônio do ES

A deputada Janete de Sá (PSB) propôs que a Feira dos Municípios seja declarada patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo, no Projeto de Lei (PL) 371/2024. O objetivo é fortalecer o evento cultural e turístico anual voltado para divulgar as potencialidades dos 78 municípios capixabas.

Com a sua primeira edição realizada em 1979, no bairro Jardim da Penha, em Vitória, a feira foi retomada em 2023 pelo governo estadual, no Pavilhão de Carapina, na Serra, após um hiato de mais de 10 anos.

Na justificativa do projeto, a parlamentar salienta que o Espírito Santo está dividido em 10 regiões turísticas que, ricas em sua diversidade, unem lazer, negócios, eventos, gastronomia, cultura, história e belezas naturais.  A Feira dos Municípios é um passeio por essas regiões, conhecendo a culinária, os artesanato e as festas típicas de cada uma.

“Depois de reinventada e atualizada, a feira se transformou num evento importantíssimo para o cenário econômico e cultural do estado, veio em um momento muito propício da retomada da identidade capixaba e do fortalecimento da gestão dos municípios”, afirma a parlamentar.

O PL 371/2024 terá parecer das comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças.

Scroll to top