Dia: 9 de agosto de 2024

Campeonato Estadual de beach soccer masculino e feminino começa neste sábado (10), em Vitória

Foto: Laillah Martinelle/FECABES

A bola vai subir a partir deste sábado (10), com o 24º Campeonato Estadual de Beach Soccer 2024. O torneio entre seleções municipais vai reunir 16 equipes na disputa: oito no naipe masculino e mais oito no feminino.

As partidas vão acontecer na arena montada na Praça dos Namorados, em Vitória, e a competição vai até o dia 31 de agosto. E após o Congresso Técnico e sorteio das chaves, que aconteceu na noite desta terça-feira (06), foram definidos os duelos da primeira fase.

No naipe masculino, no Grupo A estão as equipes de Vila Velha, Piúma, Vitória e Marechal Floriano. Já o Grupo B é formado pelas seleções de Cariacica, Anchieta, Linhares e Marataízes. Entre as mulheres, na Chave A estão as equipes de Vitória, Domingos Martins, Aracruz e Cariacica. E a Chave B é formada por Anchieta, Linhares, Serra e Vila Velha.

O Campeonato Estadual é a maior competição do futebol de areia capixaba e acontece desde o ano 2000. E para este ano haverá a participação de diversos atletas com destaque nacional e internacional, como Bruno Xavier, Brendo Chagas, Lelê Lopes, Bárbara Colodetti, Lelê Villar, Rafa Silva, Ramon Oliveira e Silvana Souza, entre outros.

No ano de 2023, os campeões estaduais foram: Vila Velha, que venceu Cariacica na final do naipe masculino; e Vitória, que bateu a seleção de Anchieta na decisão do naipe feminino.

Confira os jogos da primeira rodada:

Sábado – manhã (10/08)
08h – Vitória x Domingos Martins (Feminino)
09h10 – Piúma x Marechal Floriano (Masculino)
10h20 – Aracruz x Cariacica (Feminino)
11h30 – Vila Velha x Vitória (Masculino)

Sábado – tarde (10/08)
14h40 – Anchieta x Linhares (Feminino)
15h50 – Anchieta x Linhares (Masculino)
17h – Serra x Vila Velha (Feminino)
18h10 – Cariacica x Marataízes (Masculino)

Defesa Civil do Espírito Santo participa de testes para implantação do sistema Defesa Civil Alerta

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) participa da primeira fase de testes do Defesa Civil Alerta, a nova tecnologia do Governo Federal que visa emitir alertas de emergências climáticas com precisão, via cell broadcast, para pessoas em áreas de risco. A primeira rodada de testes ocorrerá neste sábado (10) e, no Espírito Santo, a cidade escolhida é Cachoeiro de Itapemirim.

A implantação do Defesa Civil Alerta é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e executada pelas prestadoras de telefonia móvel. O objetivo é complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

Os alertas são enviados por meio da tecnologia cell broadcast, um método de envio de mensagens de forma simultânea, para vários usuários de telefones móveis em uma área definida. No teste deste sábado (10), 11 municípios do Brasil foram escolhidos para receber as mensagens. O planejamento é que as mensagens de treinamento cheguem para Cachoeiro de Itapemirim às 15h50.

Como funciona o cell broadcast?

A partir de previsões meteorológicas, a Defesa Civil Nacional informará às pessoas em determinadas áreas sobre riscos de enchentes, inundações, deslizamentos ou outros eventos climáticos. A mensagem chegará para todos os aparelhos de telefonia móvel conectados às torres de telefonia da área considerada em risco emergencial.

Não será necessário nenhum cadastro prévio, nem ser morador da região da área em risco. Os telefones que estiverem conectados às torres de telefonia no momento do disparo do alerta vão receber a mensagem.

O aviso chegará em formato de pop up, com uma mensagem de texto informando o local e o tipo de emergência, com orientações à população. O alerta se sobrepõe a qualquer conteúdo que esteja na tela do celular, ou seja, se o usuário estiver vendo um vídeo ou navegando pelas redes sociais, por exemplo, terá a atividade interrompida pela mensagem do Defesa Civil Alerta.

Para que os telefones recebam os alertas, é necessário que o aparelho esteja conectado à rede móvel local. Aparelhos em modo avião ou desligados não receberão a notificação. Devido à tecnologia utilizada, aparelhos fabricados até 2020 poderão, ou não, receber o alerta.

Para este sábado (10), não há previsão de evento climático extremo em Cachoeiro de Itapemirim, sendo muito importante que as pessoas saibam que se trata de um teste para que não haja pânico ou alarde. A mensagem a ser enviada neste sábado (10) terá o seguinte conteúdo:

Avião cai no interior de São Paulo; veja o vídeo

Foto: redes sociais

Uma aeronave do modelo ATR-72, da Passaredo, antiga VoePass, caiu nesta sexta-feira (09) em uma zona residencial em Vinhedo, interior de São Paulo. Havia 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. De acordo com a Prefeitura de Vinhedo, ninguém sobreviveu.

O avião estava fazendo um trajeto entre as cidades de Cascavel (PR) e Guarulhos (SP), e, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave é utilizada para rotas regionais e comporta 68 passageiros. Mais informações serão atualizadas aqui.

Confira o vídeo do momento da queda do avião:

Inflação oficial sobe para 0,38% em julho, puxada pela gasolina

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A inflação no mês de julho ficou em 0,38%, acima do índice de 0,21% registrado em junho. O resultado foi puxado principalmente pelo preço da gasolina, passagens de avião e energia elétrica. Em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, acumula 4,5%, no limite superior da meta de inflação do Banco Central.

Em junho, o acumulado de 12 meses era de 4,23%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o IPCA soma 2,87%.

Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IPCA apresentaram alta de preços na passagem de junho para julho. A maior pressão inflacionária ficou com o grupo transportes, que subiu 1,82% e representa impacto de 0,37 ponto percentual (p.p.).

Dentro dos transportes, o principal aumento veio da gasolina, que subiu 3,15% e representa individualmente o maior impacto dentre todos os produtos apurados (0,16 p.p).

Esse resultado foi influenciado pelo reajuste de 7,12%, anunciado pela Petrobras no dia 8 de julho.

As passagens aéreas ficaram 19,39% mais caras em julho, contribuindo com 0,11 p.p. do IPCA.

Segundo o gerente do IPCA, André Almeida, as férias escolares de julho favoreceram o aumento nos preços dos bilhetes de avião.

O grupo habitação também pressionou o IPCA, com alta de 0,77%. A terceira maior influência individual para a aceleração da inflação em julho foi a tarifa de energia elétrica residencial – que faz parte do grupo habitação – e subiu 1,93%, representando impacto de 0,08 p.p. “Passou a vigorar a bandeira tarifária amarela, que acrescenta R$ 1,885 a cada 100 kwh, ocasionando elevação de preços”, explica Almeida.

Em agosto, o governo anunciou a volta da bandeira verde, o que representa menos pressão na inflação do mês corrente.

Somadas, as inflações da gasolina, da passagem aérea e da energia elétrica representam 0,35%, enquanto o IPCA total do mês ficou em 0,38%.

Alimentos

O preço dos alimentos e bebidas caíram 1% em julho e deram o maior alívio para a inflação (-0,12 p.p.). Dentro do grupo, o item alimentação no domicílio apresentou recuo de preços (-1,51%) pela primeira vez em nove meses, quando acumularam expansão de 6,87%.

“É a maior queda desde agosto de 2017, quando a variação de alimentos e bebidas foi de -1,07%”, destaca Almeida. “O que ajuda explicar a queda em julho é a maior oferta de alimentos”, disse, citando a intensificação de safras de tubérculos, raízes e legumes.

As principais quedas foram do tomate (-31,24%), cenoura (-27,43%), cebola (-8,97%), batata inglesa (-7,48%) e das frutas (-2,84%).

Segundo André Almeida, não foi identificada pressão por problemas na produção de alimentos no Rio Grande do Sul, afetado por enchentes que prejudicaram a atividade agrícola do estado em maio.

O índice de difusão, que mede a parcela de produtos que registraram aumento de preços, ficou em 47%, ou seja, menos da metade dos 377 produtos e serviços pesquisados pelo IBGE apresentou alta. É o menor patamar desde setembro de 2023. Em junho, o índice de difusão era de 52%.

A explicação do menor espalhamento está na queda dos preços dos alimentos. Observando apenas os itens alimentícios, a difusão caiu de 49% para 39% entre junho e julho.

“No mês de julho, podemos dizer que a inflação foi menos espalhada, porém, com maior impacto em produtos com grande peso na cesta de consumo, como a gasolina e energia elétrica”, analisa André Almeida.

O IPCA apura o custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. A coleta de preços é feita nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

A meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, um intervalo de 1,5% a 4,5%.

INPC

O IBGE divulgou também o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que apura a inflação para as famílias com renda de até cinco salários mínimos. Em julho, o INPC ficou em 0,26%, estável em relação a junho (0,25%). O índice acumula alta de 2,95% no ano e de 4,06% em 12 meses.

Fonte: Agência Brasil

Saúde registra anomalia congênita em bebê associada ao Oropouche

Foto: Bruna Lais Sena do Nascimento/Laboratório de Entomologia Médica/SEARB/IEC

O Ministério da Saúde registrou nesta quinta-feira (8), no Acre, um caso de bebê nascido com anomalias congênitas associadas à transmissão vertical de febre do Oropouche. Em nota, a pasta informou que o recém-nascido morreu na semana passada, aos 47 dias de vida.

A mãe da criança, de 33 anos, havia apresentado erupções cutâneas e febre no segundo mês de gravidez. Exames laboratoriais feitos no pós-parto acusaram resultado positivo para o vírus Oropouche.

“Exames realizados nos laboratórios do Instituto Evandro Chagas, em Belém, apontaram a existência de material genético do vírus em diferentes tecidos do bebê, que nasceu com microcefalia, malformação das articulações e outras anomalias congênitas. A análise também descartou outras hipóteses diagnósticas”, destacou o ministério no comunicado.

A correlação direta da contaminação vertical por febre do Oropouche com as anomalias, segundo a pasta, ainda precisa de “investigação mais aprofundada” que vem sendo acompanhada pelo governo federal e pela Secretaria de Saúde do Acre.

“Pelo ineditismo dos recentes registros de casos de transmissão vertical de Oropouche, o Ministério da Saúde promoverá seminário científico nacional sobre o tema na próxima semana. No início do mês, foi realizado um evento conjuntamente com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.”

Prevenção e assistência

Ainda de acordo com a pasta, uma nota técnica atualizada sobre a doença será enviada aos estados e municípios com orientações relacionadas à metodologia de análise laboratorial, vigilância e assistência em saúde, incluindo condutas recomendadas para gestantes e recém-nascidos com sintomas compatíveis com infecção pelo vírus Oropouche.

O documento vai recomendar medidas de proteção para evitar ou reduzir a exposição a picadas dos insetos, por meio de recursos de proteção individual, como o uso de roupas compridas, sapatos fechados e repelentes em partes do corpo expostas, sobretudo nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde.

A nota também vai reforçar medidas de proteção coletiva, como limpeza de terrenos e de locais de criação de animais, recolhimento de folhas e frutos que caem no solo e uso de telas de malha fina em portas e janelas.

“Em caso de sinais e sintomas compatíveis com arboviroses, como febre de início súbito, dor de cabeça, dor muscular, dor articular, tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos, procure atendimento em uma unidade de saúde e informe ao profissional de saúde responsável pelo acompanhamento pré-natal.”

O ministério informou que também deve publicar, nos próximos dias, um Plano Nacional de Enfrentamento às Arboviroses, incluindo dengue, Zika, chikungunya e febre do Oropouche.

A doença

A febre do Oropouche é uma doença transmitida pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Por conta da predileção do mosquito por materiais orgânicos, a recomendação é que a população mantenha quintais limpos, evitando o acúmulo de folhas e lixo orgânico doméstico, além de usar de roupas compridas e sapatos fechados em locais com muitos insetos.

Números

Dados do ministério indicam que, até 6 de agosto, foram registrados 7.497 casos de febre do Oropouche em 23 estados brasileiros ao longo de 2024. A maior parte dos casos foi identificada no Amazonas e em Rondônia. Até o momento, duas mortes foram confirmadas na Bahia e um óbito em Santa Catarina está em investigação.

Fonte: Agência Brasil

Ales debate uso da Cannabis medicinal

A necessidade de regulamentar e distribuir, na rede pública de saúde, medicamentos formulados a partir de derivados vegetais da Cannabis foi destacada em audiência pública que discutiu o assunto nesta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa. O debate foi uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, em parceria com a Frente Parlamentar da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial, ambas presididas pela deputada Camila Valadão (Psol).

Com foco no Sistema Único de Saúde (SUS), o evento reuniu especialistas, representantes da sociedade civil, autoridades e parlamentares e abordou também os  os benefícios terapêuticos e o impacto social do uso desses medicamentos.

A deputada Camila Valadão explicou que a proposta é contribuir para o debate. Ela citou lei do deputado Bispo Alves (Republicanos) já aprovada e em vigor desde fevereiro de 2024, criando política pública para garantir a distribuição gratuita desses medicamentos. Ela disse ainda que o Conselho Estadual de Saúde fez uma moção de apoio, visando democratizar o acesso à Cannabis medicinal.

Camila também destacou proposta do vereador de Vitória André Moreira (Psol) sobre o tema, citando que o projeto foi considerado inconstitucional pela Procuradoria da Câmara Municipal. “Temos que ampliar esta lei, para ser mais abrangente e garantir o acesso ao medicamento pelo SUS”, pontuou a parlamentar.

Ela dividiu a mesa de trabalho com a médica veterinária Emanuele de Oliveira, a advogada na área de saúde Alícia Aoni,  o psicólogo Gustavo Faion Amaral, a médica Indira Pinto e a técnica de enfermagem Miriam Coelho. O vereador André Moreira (Psol) participou de forma on-line.

Opiniões

O vereador fez uma defesa do uso da Cannabis medicinal e da proposta apresenta na Câmara. “Propus o programa na rede municipal de saúde, com os compostos que podem ser utilizados, e sugeri a formação de servidores que atenderão os pacientes (…). Mas, a Procuradoria informou que cabe ao prefeito enviar uma proposta para a Câmara, e entendo que a jurisprudência moderna do STF diz que não existe vício de iniciativa, pois o programa visa produzir uma política de acessibilidade (…), com capacitação profissional de pessoal habilitado, com os conselhos que regulamentam esta área podendo prescrever o medicamento, e não somente os médicos. Vou fazer um recurso para que o projeto seja analisado pelos vereadores”, esclareceu.

Emanuele de Oliveira, que dirige uma associação de distribuidores da Cannabis Medicinal, também se pronunciou. “Defendo o uso da Cannabis medicinal, que está avançando como uma especialidade, os endocanabolistas, e tenho uma clínica com cerca de 1,5 mil pacientes tratados com a droga, e recebi convite do Conselho Estadual de Saúde para coordenar a distribuição de Cannabis pelo SUS, mas a Secretaria Estadual de Saúde ainda não fez o convite, tendo passado sete meses”, disse.

Segundo ela, “os médicos já podem prescrever fármacos à base de Cannabis, como o canabidiol, e o óleo medicinal à base de canabidional (THC), que em muitos casos é sintético e limitado e que chega a custar até R$ 3 mil. Tem ainda o Nebatil, que custa R$ 3 mil e é um medicamento aprovado pela Anvisa e recomendado para esclerose múltipla (…) Ter os medicamentos à base de Cannabis disponibilizado pelo SUS é uma atitude que favorece a população carente”, defendeu.

A advogada Alícia Aoni, que atua no setor de saúde, explicou que “existem quatro associações no Estado que acolhem os pacientes para serem atendidos por profissionais de saúde, fornecendo o medicamento, preenchendo uma lacuna deixada pelo Estado. Temos terra e muita luz solar para produzir a maconha para fins medicinais e estamos discutindo hoje o acesso à droga. Temos uma lei de uso de Cannabis no SUS, promulgada no ano passado, mas é limitada, pois só declara o uso de cannabis pelo órgão, mas não regulamenta o fornecimento”, pontuou.

Ministro da Justiça apresenta PEC da Segurança Pública durante Cosud, em Pedra Azul

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou, na manhã desta sexta-feira (09), de uma agenda com governadores, secretários estaduais e comandantes de forças de segurança que participam da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece na região de Pedra Azul. Lewandowski fez uma apresentação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que vai tratar sobre a segurança pública.

Para o governador capixaba, anfitrião do Cosud, a proposta é bem-vinda, considerando que o tema é um dos principais desafios da atualidade. “O ministro apresentou a PEC que fortalece  o Sistema Único de Segurança Pública. A ideia da proposta é que o Governo Federal exerça um papel de coordenação, com o estabelecimento de diretrizes e padronização de documentos para que a gente tenha um grande banco de dados. Ao mesmo tempo em que fortalece a atuação das Polícias Federal e Polícia Rodoviária Federal”, avaliou.

Casagrande também enfatizou que a proposta defendida pelo Ministério não interfere na atuação das forças de segurança estaduais e municipais. “Entendo que a proposta é adequada, pois não tem nenhuma mudança ou interferência nas Polícias Civil, Militar, Penal e Científica, bem como nas guardas municipais. Assim, os estados vão participar como mais um integrante de um sistema, fortalecendo os mecanismos de enfrentamento aos grupos criminosos, que hoje têm atuação local e transnacional”, comentou.

Por fim, o mandatário capixaba avaliou como muito positiva essa integração entre os entes federados, que é justamente um dos objetivos do Consórcio de Integração Sul e Sudeste: “É fundamental que a gente tenha essa integração e que o Governo Federal passe a exercer um papel efetivo, de protagonismo, para a gente enfrente a criminalidade.”

Setur promove Programa de Qualificação para o Turismo em 11 municípios capixabas

No mês de agosto, a Secretaria do Turismo (Setur) está promovendo o Programa de Qualificação para o Turismo, oferecendo cursos em 11 municípios capixabas. A iniciativa busca capacitar profissionais do setor e fortalecer o turismo regional, abrangendo desde o preparo de alimentos típicos até idiomas estrangeiros.

Ao todo, são oito cursos, entre os quais destacam-se o “Café Colonial”, realizado em Ibiraçu e Viana; “Atrativos Negócios Inteligentes” em Iúna; “Ferramentas de Marketing Digital para o Turismo” em Santa Maria de Jetibá; “Preparo de Café da Manhã para Meios de Hospedagem” em Conceição da Barra e Itaúnas; e “Inglês Instrumental” em Vitória e Vila Velha. Além disso, cursos de “Espanhol Instrumental” estão sendo ministrados em Piúma, Vila Velha e Serra, e outros temas como “Segmentação Turística” e “Marketing Turístico” serão abordados em diversas localidades.

O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, ressaltou a importância da qualificação para o crescimento sustentável do turismo no Estado. “Com uma programação abrangente e diversificada, nosso objetivo é garantir que os profissionais capixabas estejam preparados para oferecer serviços de excelência, o que contribuirá para a consolidação do Espírito Santo como um destino turístico de referência. O envolvimento das comunidades locais é importante para fortalecer o turismo em todo o Espírito Santo”, destacou o secretário.

Confira a programação:

IBIRAÇU 

Curso:  Café Colonial

Carga horária: 20h

Vagas: 16

Data: 1º a 09/08

Horário: 18h às 22h

Local:  Associação Amigos da Justiça Cidadania Educação e Arte (Centro de Atendimento ao Idoso) –  Rua Jasmin, s/n. Bairro Colinas, Ibiraçu.

 

REGIÃO CAPARAÓ CAPIXABA 

Curso: Atrativos Negócios Inteligentes

Carga horária: 40h

Vagas: 20

Data: 05 a 16/08

Horário: 18h às 22h.

Local:  Polo UAB. Av. Dep. João Rios, 221 – Centro – Iúna.

 

PIÚMA (Guia de Turismo)

Curso: Espanhol Instrumental

Carga horária: 48h

Vagas: 20

Data: 05 a 22/08

Horário: 18h às 22h

Local: Ifes Campus Piúma  –  Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 – Praia Doce.

 

VILA VELHA  (Guia de Turismo)

Curso: Espanhol Instrumental

Carga horária: 48h

Vagas: 20

Data: 05 a 22/08

Horário: 18h às 22h

Local: Senac Vila Velha – Rua Jaguaribe, 91 – Divino Espírito Santo.

 

SANTA MARIA DE JETIBÁ 

Curso: Ferramentas de Marketing Digital para o Turismo

Carga horária: 24h

Vagas: 20

Data: 05 A 12/08

Horário: 18h às 22h

Local:  EEEFM Graça Aranha – R. Alfredo Potratz, 131 – Centro

 

CONCEIÇÃO DA BARRA 

Curso: Preparo de Café da Manhã para Meios de Hospedagem

Carga horária: 20h

Vagas: 16

Data: 06 a 08/08

Horário: 13h às 17h (dia 06) e 08h às 17h (dias 07 e 08)

Local: Cricaré Praia Hotel – Rua Cap. Antero Faria, 51 – Centro

 

ITAÚNAS 

Curso: Preparo de Café da Manhã para Meios de Hospedagem

Carga horária: 20h

Vagas: 16

Data: 13 a 15/08

Horário: 08h às 17h e 08h às 12h

Local: Pousada KA347 – Rua Maria Ortiz Barcelos, 5901 – Itaúnas, Conceição da Barra.

Inscrições gratuitas:  Secretaria Municipal de Turismo  (27) 99916-4001

COMTUR Conceição da Barra (27) 99916-4001

AETI – Associação de Empresários de Turismo de Itaúnas

 

VITÓRIA (Guia de Turismo)

Curso: Inglês Instrumental

Carga horária: 48h

Vagas: 20

Data: 19/08 a 05/09

Horário: 18h às 22h

Local: Senac Vitória –  Av Mal. Mascarenhas de Moraes, n° 2077, Bento Ferreira.

 

SERRA (Guia de Turismo)

Curso Espanhol Instrumental

Carga  horária: 48h

Vagas: 20

Data: 19/08 a 05/09

Horário: 18h às 22h

Local: Senac Serra – Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 2881 – Portal de Jacaraípe.

Inscrição: gestur@turismo.es.gov.br

 

REGIÃO SUL CAPIXABA DOS VALES E CAFÉ

Curso: Segmentação turística

Carga horária: 15h

Vagas: 20

Data: 20 a 22/08

Horário: 08h às 13h

Local:  CAES – Casa dos Açores do Espírito Santo – ES-297, s/n – km 10, José Carlos, Apiacá.

 

REGIÃO METROPOLITANA 

Curso: Segmentação Turística

Carga horária: 15h

Vagas: 20

Data: 26 e 27/08

Horário: 09 às 18h

Local: Vitória

 

REGIÃO CAPARAÓ CAPIXABA 

Curso: Marketing Turístico

Carga horária: 40h

Vagas: 20

Data: 26 a 28/08

Horário: 09h às 18h e 09h às 13h

Local:  Sede do Consórcio Caparaó – Patrimônio da Penha – Divino de São Lourenço.

Inscrição: (28) 99985-2844.

 

VILA VELHA  (Guia de Turismo) 

Curso: Inglês Instrumental

Carga horária: 48h

Vagas: 20

Data: 26/08 a 12/09

Horário: 18h às 22h

Local: Senac Vila Velha – Rua Jaguaribe, 91 – Divino Espírito Santo.

Inscrição: gestur@turismo.es.gov.br

 

VIANA 

Curso: Café Colonial

Carga horária: 20h

Vagas: 16

Data: 26 a 30/08

Horário: 13h às 17h

Local:  Centro de Qualificação GERAR – Rua Domingos Vicente 10 – Centro – Viana

Inscrição: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – (27) 98177-0562 e (27) 3354-4008.

Sesa desenvolve plataforma colaborativa para auxiliar dia a dia dos profissionais

Inspirado em iniciativas do mundo afora que criam sites colaborativos com conteúdo que pode ser modificado pelos usuários, os conhecidos “wiki’s”, a Gerência de Tecnologia da Informação, da Secretaria da Saúde (Sesa), lançou a própria plataforma voltada aos profissionais da Sesa, a ‘Wiki.Saúde’, que pode ser acessada neste link https://wiki.saude.es.gov.br. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

A ‘Wiki Saúde’ tem como objetivo principal criar e manter um espaço onde os profissionais possam ter acesso às informações sobre a estrutura da Secretaria da Saúde e os setores que a compõem, de modo a facilitar o conhecimento sobre os processos do dia a dia, assim como o acesso aos documentos que são atualizados constantemente pela pasta, como as Portarias.

Além disso, com a inspiração no termo ‘wiki’, a plataforma mantém o caráter colaborativo, em que os conteúdos podem ser publicados e editados em tempo real pelos perfis definidos por cada gerência a realizar essas ações.

“A ‘Wiki Saúde’ é mais uma das iniciativas que o Governo do Estado tem realizado no fortalecimento do uso da Tecnologia de Informação nos processos diários, tanto dos servidores, quanto dos cidadãos. Essa plataforma visa desempenhar um importante papel de integração das informações e a democratização dos dados aos profissionais que atuam na Secretaria da Saúde, de modo a facilitar e ampliar o conhecimento sobre os processos que cercam a Sesa”, destacou o gerente de Tecnologia da Informação, Marcio Merçon.

O gerente ainda completou: “Entendemos que um profissional com mais conhecimento e empoderado sobre aquilo que desempenha e onde atua auxilia também lá na ponta, na melhoria contínua dos serviços de saúde capixaba”.

Como participar

Acesse o https://wiki.saude.es.gov.br e clique em “Entrar”. Ao ter acesso à página principal, o servidor pode iniciar a sua experiência no link “Navegar”, localizado na coluna à esquerda. Nesta opção são disponibilizadas pastas referentes aos setores da Secretaria da Saúde, tanto em nível central, quanto regional, com inserção de conteúdos de forma gradativa. Em cada pasta, há conteúdos referentes aos setores, com explicações sobre o assunto, podendo haver materiais para download. Além disso, é possível pesquisar o conteúdo ou assunto, ao clicar na “lupa” localizada na parte central da plataforma.

É importante salientar que os setores estão se habituando à nova plataforma, fazendo atualizações e implementações das informações recentemente. Os materiais são publicados por cada gerência que compõe os setores da Sesa. O servidor pode propor à gerência imediata a inclusão de determinados assuntos, como forma de construir um recurso valioso que beneficie toda a equipe.

‘Onboarding’

Localizado na parte de Links, o “Onboarding” é um espaço que integra as informações sobre a estrutura da Secretaria da Saúde e também sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

Portarias Sesa

Local onde os servidores poderão ter acesso aos caminhos para documentos ligados à legislação e portarias referentes à Secretaria da Saúde e às unidades administrativas, como o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa, Inovação em Saúde (ICEPi). Nesse espaço há também link sobre a legislação e as portarias da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba.

Treinamento Wiki.Saúde

Neste espaço, o servidor tem acesso a uma série de tutoriais para aprender a navegar na plataforma Wiki.Saúde, saber como utilizá-la, como inserir conteúdos, entre outros, de forma didática.

Scroll to top