Dia: 29 de agosto de 2024

EDP Escelsa vai abrir inscrições para curso gratuito de eletricista na Serra

Fotos: Divulgação/ EDP

Para quem deseja se especializar na área elétrica precisa estar atento. Isso porque a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, abriu inscrições para o curso de eletricista, que será realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Serra.

Com 16 vagas disponíveis, a previsão é de que o curso dure três meses – setembro a dezembro deste ano – onde visa formar profissionais especializados na manutenção e operação de redes de distribuição de energia elétrica.

Quem estiver interessado em uma das vagas, pode se inscrever no site da EDP Escelsa: www.edp.com.br, até o dia 2 de setembro.

Para participar, é necessário ter ensino médio completo, ser maior de 18 anos, e ter disponibilidade integral para assistir às aulas, das 8h às 17h.

Apesar de não ser obrigatório, a empresa destaca que quem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, pode se diferenciar em relação a outros candidatos.

O curso tem carga horária de aproximadamente 500 horas, combinando aulas teóricas e práticas que abordam desde os princípios e leis que regem os sistemas elétricos, até as técnicas necessárias para o planejamento, execução, avaliação e inspeção de redes.

A formação inclui ainda treinamento em manutenções preventivas e corretivas, seguindo rigorosamente as normas técnicas e de segurança. Os alunos também receberão materiais didáticos, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uma bolsa-auxílio.

O processo seletivo para o curso elétrico da EDP Escelsa será dividido em prova teórica e prática, avaliação psicossocial e uma entrevista.

Encenação teatral pode se tornar patrimônio cultural

Tradição no distrito de Guaraná, em Aracruz, o Teatro Sacro “Jesus O Nazareno”, pode ser declarado patrimônio cultural do Espírito Santo. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 173/2024, proposto pelo deputado Alcântaro Filho (Republicanos), representante do município na Assembleia Legislativa (Ales).

O parlamentar diz que “encenar a história da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo é uma tradição desde 1971. O espetáculo ao ar livre, considerado o maior do Norte do Estado, intitulado ‘Jesus – O Nazareno’, é organizado pela Associação de Moradores de Guaraná, com apoio da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus”.

Na justificativa do PL, o deputado aponta que “o espetáculo ocorre anualmente na Sexta-feira Santa, com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre atores, coordenadores, figurinistas, equipe técnica e pessoal de apoio”.

Ainda conforme o texto, a encenação tem quase duas horas de duração e reúne cerca de 6 mil espectadores. Na sede da Associação de Moradores de Guaraná fica o local da encenação. Na área de 3 mil metros quadrados foram construídos para a ocasião três templos, um poço, uma piscina e duas grutas erguidas em pedra.

A história é contada em várias etapas e, para ser realizada, conta com a participação de populares da comunidade de Guaraná e região. “O evento é uma forma de enriquecimento cultural, social e religioso. É também um momento de resgatar valores morais e promover o turismo do município. O dinheiro arrecadado com o espetáculo é utilizado em benefícios para entidades e organizações filantrópicas”, justifica Alcântaro.

Tramitação

O PL será avaliado pelas comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças. Depois irá à votação em Plenário.

Governo do Estado anuncia Jornada de Inovação Aberta para empresários e empreendedores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), promoverá a Jornada de Inovação Aberta na próxima terça-feira (03), às 8 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória. O evento é voltado para empresários e empreendedores da Região Metropolitana da Grande Vitória que desejam impulsionar seus negócios por meio da inovação.

A Jornada de Inovação Aberta inclui uma série de workshops gratuitos, desenvolvidos em parceria com o ES Empreendedor, InovaVila, Enjoy e a Secti. A programação é desenhada para permitir que os participantes compartilhem seus desafios, descubram soluções práticas e se conectem com uma rede dedicada à inovação.

“Queremos que a Jornada de Inovação Aberta seja um espaço onde empresários e empreendedores possam trocar ideias, se inspirar e, principalmente, encontrar soluções concretas para os desafios que enfrentam no dia a dia de seus negócios. Estamos trazendo uma série de workshops que não só incentivam a inovação, mas também criam oportunidades reais de conexão entre pessoas que compartilham o mesmo desejo de crescer e inovar”, destacou o secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever antecipadamente por meio do link: https://forms.gle/EsGD8MMZoHHe45X7A. Esta é uma oportunidade única para empresários e empreendedores da região que buscam crescimento e inovação em seus negócios.

Serviço:

Jornada de Inovação Aberta
Data: 03 de setembro – Terça-feira
Local: Hub ES+, Praça Costa Pereira, 30 – Centro, Vitória – Espírito Santo.

Ceturb-ES vai ganhar nova sede administrativa

Depois de funcionar durante quase nove anos no Centro de Vitória, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) vai mudar de sede. É que foi assinado, nessa quarta-feira (28) e publicado nesta quinta-feira (29), o contrato de concessão de uso, de forma gratuita, do prédio onde funcionava a Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), em Bento Ferreira, Vitória. O contrato terá duração de 30 anos, contados a partir da publicação do Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por Termo Aditivo, se houver interesse das partes.

O imóvel a ser ocupado pela Ceturb-ES tem área de terreno de 1.495,79 metros quadrados, com edificação, e é de propriedade do Estado do Espirito Santo. A partir da assinatura do contrato, a Companhia vai providenciar os projetos para executar as reformas e adequações necessárias para o funcionamento da sede administrativa da empresa. Os recursos para a realização das obras serão do Governo do Estado. A ideia é que as instalações sejam modernizadas e que atendam às normas de acessibilidade.

O diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, ressaltou a importância da assinatura do contrato. “A mudança para a nova sede representa um marco importante na história da Ceturb-ES. Este novo espaço, mais amplo e moderno, nos permitirá oferecer um ambiente de trabalho mais adequado aos nossos colaboradores e, consequentemente, aprimorar os serviços prestados à população. A acessibilidade será prioridade, garantindo que todos tenham acesso às nossas instalações. Estamos entusiasmados com essa nova fase e confiantes de que ela trará benefícios significativos para a Companhia e para o transporte público no Espírito Santo”, pontuou Antunes.

Histórico

Desde que foi criada, a Ceturb (à época Ceturb-GV) passou por cinco endereços. Em 1986, funcionava em uma casa na Rua Aloísio Simões, em Bento Ferreira, Vitória, onde permaneceu até 1990, quando se mudou para o Edifício Independência, na Avenida Vitória, também em Bento Ferreira. Depois, funcionou de 1996 até 2011 no prédio do Departamento Edificações e Rodovias (DER), na Avenida Beira-Mar, Ilha de Santa Maria. De 2012 até 2015, funcionou no Edifício Petrovix, na Reta da Penha, Praia do Canto, também em Vitória. Em 2016, foi transferida para o Edifício das Repartições Públicas, no Centro da Capital, onde permanece atualmente.

Ainda não há previsão para a mudança definitiva para a nova sede.

Venda Nova do Imigrante poderá ser a capital do abacate

O município de Venda Nova do Imigrante, localizado na região Sudeste do Estado, poderá receber o Título de Capital Capixaba do Abacate no Espírito Santo, conforme proposta pelo deputado Coronel Weliton no Projeto de Lei (PL) 438/2024. O parlamentar cita que o município lidera a produção do fruto, com 13.710 toneladas anuais, o equivalente a 54,85% da produção estadual.

“Já faz algum tempo que o abacate é um ingrediente queridinho dos pratos saudáveis, e o cultivo da cultura no Espírito Santo tem ganhado proporções significativas. Somente em 2022, o Estado produziu 24.991 toneladas da fruta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor bruto da produção capixaba do produto ultrapassou a marca de R$ 63,3 milhões”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto.

O deputado cita dados de 2022 do IBGE que colocam o Espírito Santo na quarta colocação no país, representando 7,38% da produção nacional de abacate, atrás apenas de São Paulo (43,27%), Minas Gerais (29,60%) e Paraná (8,92%).

Em terras capixabas, segundo ele, Venda Nova do Imigrante lidera com 13.710 toneladas (54,85% da produção estadual). Em segundo lugar está o município Vargem Alta, com 3.600 toneladas (14,40%), seguido por Marechal Floriano, com 1.875 toneladas (7,50%), e Castelo, com 1.140 toneladas (4,56%).

Tramitação

A proposta tramitará nas comissões de Justiça, de Agricultura, de Turismo e de Finanças antes de ir ao Plenário para votação. Se aprovada a homenagem, ela passará a constar no anexo da Lei 10.974/2019, que consolida a legislação em vigor referente à concessão de títulos a municípios capixabas.

Incêndio causa transtornos no Contorno do Mestre Álvaro, na Serra

Foto: Divulgação/Dnit

Um incêndio numa área de vegetação no Contorno do Mestre Álvaro, localizado no município da Serra, causou transtornos e engavetamento aos motoristas, na tarde desta quinta-feira (29).

De acordo preliminares da Polícia Rodoviária Federal, não há registro de vítimas, porém, a área precisou ser interditada no sentido Norte aos motoristas que segue de Vitória para Serra-Sede para evitar colisões. A Instituição informou ainda que o incêndio aconteceu por volta de  12h30 e, até às 14 horas, o fogo ainda não tinha sido contido.

Motoristas que transitaram pela região, relataram a dificuldade de respirar em virtude da fumaça densa.

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros Militar informou que já atua no incêndio que atinge a vegetação nas margens da Rodovia do Contorno do Mestre Álvaro.

A Eco 101, concessionária o trecho da rodovia, está atuando junto com a Polícia Rodoviária Federal para orientar os motoristas.

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Casa Militar (SCM), dá início às comemorações da Semana da Pátria neste final de semana (31 de agosto e 1º de setembro) com exposições em shoppings centers da Grande Vitória, Pedalaço da Independência e será encerrado com o Desfile Cívico-Militar de Independência.

Neste sábado e domingo, as forças de segurança farão exposições nos shoppings centers da Grande Vitória, com exposição de veículos, fardas, armamentos e dicas para à população. No município da Serra, haverá exposição de fardamentos e  equipamentos da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Guarda Municipal da Serra, no Shopping Monserrat; já o shopping Mestre Álvaro recebe a exposição da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES) e da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES).

Em Cariacica, o Shopping Moxuara vai abrigar a exposição sobre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) e do Instituto Atendimento Socioeducacional do Estado do Espírito Santo (Iases). No Boulevard Shopping, em Vila Velha, haverá a exposição da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Científica do Estado do Espírito Santo (PCIES). Já o Shopping Vila Velha recebe a exposição sobre o Exército, a Marinha e a Guarda Municipal de Vila Velha.

No domingo, o Pedalaço da Independência terá concentração às 7h na Praça do Papa e saída às 8h. O percurso terá 12 quilômetros, atravessando a Terceira Ponte, que será fechada parcialmente das 7h30 às 9h no sentido Vila Velha. A via sentido Vitória seguirá liberada normalmente. A chegada será no Parque da Prainha, que terá uma programação especial para receber os ciclistas com show de rock internacional com a banda Mud Dogs e diversos beers trucks.

O Pedalaço da Independência será gratuito e para ganhar a camisa do evento basta levar 2kg de alimentos não-perecíveis na sede do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória até esta sexta-feira (30).

O tradicional desfile de 7 de setembro será novamente realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Avenida Beira Mar), no Centro de Vitória, com atrações a partir das 8 horas. O desfile seguirá o formato do ano passado, com abertura com a apresentação dos helicópteros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Casa Militar (Notaer), seguido do desfile cívico-militar.

Neste ano, uma das novidades fica com a apresentação dos alunos que fazem parte do projeto Música na Rede, da Secretaria da Educação (Sedu). Na parte militar, haverá a participação inédita do Grupo de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil, de aspirantes da Escola Naval da Marinha e dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. A exemplo do ano passado, haverá uma parte marítima do desfile.

“O 7 de Setembro sempre foi uma data em que nossa população vai às ruas apreciar o tradicional desfile cívico-militar. Neste ano, resolvemos trazer novidades que vão além do desfile. Teremos o Pedalaço da Independência que é um convite para toda a família praticar um exercício que faz bem à saúde. A subida da Terceira Ponte é leve e a vista é muito bonita. Já o Desfile de Independência vai contar com algumas novidades, como a exibição de mergulhadores, além dos alunos do projeto Música na Rede. Mas o mais importante é que as famílias compareçam, acompanhem o desfile com respeito, segurança e possam aproveitar esse momento juntos”, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Aguiar.

Espírito Santo está entre os 10 estados que mais tiveram crescimento demográfico

O Espírito Santo tem atualmente cerca de 4.102.129 habitantes, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (29). Isso representa um crescimento de 7% na população em apenas um ano, sendo o 6º maior aumento entre os estados brasileiros. No Brasil, a população total é de 212,5 milhões, um aumento de 4,68% em relação ao último Censo de 2022.

Apesar de Vitória ser a capital do Espírito Santo, ela não é a cidade mais populosa do estado. Serra, Vila Velha e Cariacica têm mais habitantes do que Vitória, que conta com 342.800 residentes.

Essas estimativas, que refletem a população até 1º de julho de 2024, foram publicadas no Diário Oficial da União e servem de base para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de serem usadas em indicadores sociais e econômicos.

O Estado de São Paulo continua sendo o mais populoso do Brasil, com 45,9 milhões de habitantes, enquanto Roraima é o menos habitado, com 716.793 pessoas. No ano passado, o Espírito Santo tinha 3.833.712 habitantes. Os 10 municípios que mais tem habitantes no Brasil, estão:

  1. Roraima – 716.793 habitantes – Crescimento de 12,58%
  2. Rondônia – 1.746.227 habitantes – Crescimento de 10,44%
  3. Amapá – 802.837 habitantes – Crescimento de 9,41%
  4. Amazonas – 4.281.209 habitantes – Crescimento de 8,62%
  5. Rio de Janeiro – 17.219.679 habitantes – Crescimento de 7,26%
  6. Espírito Santo – 4.102.129 habitantes – Crescimento de 7,00%
  7. Pará – 8.664.306 habitantes – Crescimento de 6,69%
  8. Acre – 880.631 habitantes – Crescimento de 6,10%
  9. Santa Catarina – 8.058.441 habitantes – Crescimento de 5,89%
  10. Distrito Federal – 2.982.818 habitantes – Crescimento de 5,87%

TJ sedia solenidade de comemoração dos 26 anos da Corregedoria da PMES

O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) sediou, nesta quarta-feira, a cerimônia pelos 26 anos da Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 28, no salão pleno do TJES e contou com a presença do vice-presidente do Tribunal, desembargador Namyr Carlos de Souza, representando o presidente do TJES, e da vice-corregedora geral de Justiça, desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, representando o corregedor-geral da Justiça, bem como do comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, e do corregedor da PMES, coronel Gelson Lozer Pimentel.

Também estavam presentes na solenidade os desembargadores Arthur José Neiva de Almeida e Sérgio Ricardo de Souza, entre outros magistrados, promotores, autoridades civis e militares.

A cerimônia foi marcada pela entrega de condecoração da “Medalha Mérito Correcional da PMES”, instituída através da Portaria n° 860-R, de 24 de novembro de 2020, criada para homenagear personalidades civis e militares que contribuíram para a justiça e disciplina da PMES. Entre os membros do Poder Judiciário, foram homenageados os juízes de direito Luiz Guilherme Risso e Wesley Sandro Campana.

Convidado a se pronunciar, o desembargador Namyr Carlos de Souza cumprimentou a todos os presentes, especialmente os homenageados, e destacou a honra de participar da solenidade, representando o presidente e recebendo os integrantes da Polícia Militar.

“A Corregedoria é de existência fundamental no contexto das corporações militares no Brasil, notadamente em razão de sua estrutura, pautada na ingerência dos assuntos relacionados aos aspectos disciplinares, penais e militares do público interno, objetivando que todos os membros da corporação atuem dentro do mais elevado padrão de conduta e profissionalismo, garantindo que a confiança da sociedade na instituição polícia militar seja preservada e continuamente fortalecida”, ressaltou o vice-presidente.

“A atuação da corregedoria supera os limites da fiscalização, investigação e demais atividades correlatas, sendo um pilar de apoio para melhoria dos procedimentos internos, especialmente promoção de uma cultura de respeito aos direitos da própria corporação e a cidadania, aprimorando continuamente uma polícia que não apenas protege, mas também respeita e valoriza cada cidadão, zelando pela paz social”, disse ainda.

“Quero cumprimentar a polícia militar por essa passagem festiva da sua corregedoria e dizer que este Tribunal de Justiça tem muita honra em recebê-los. A Polícia Militar, a exemplo de todos os órgãos de governo, de todos os órgãos da estrutura do estado, compreendeu que é preciso também ter a sua corregedoria e comemora hoje seus 26 anos, com muito louvor. Nossos cumprimentos e respeito imenso à corporação.”, destacou a desembargadora Eliana Junqueira Munhós Ferreira, vice corregedora do PJES.

Por sua vez, o corregedor da PMES, coronel Gelson Lozer Pimentel, agradeceu ao Tribunal de Justiça por sediar a solenidade.

“Quero dizer aos senhores e senhoras que estamos imensamente felizes em realizarmos esse evento dos 26 anos da nossa corregedoria neste Egrégio Tribunal de Justiça. Felizes em sermos tão bem recebidos por essa respeitada casa de justiça. Felizes em saber que os laços entre a Polícia Militar e honradas instituições capixabas estão bem solidificadas e que possam permanecer ainda mais em sintonia. Felizes pois, com essa proximidade entre importantes e estratégicas organizações, a sociedade é a maior vencedora”, destacou.

Vapes não são inofensivos, alerta Sesa

Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF’s), mais conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes, têm se popularizado nos últimos anos entre os mais jovens – tema importante para ser destacado neste Dia Nacional de Combate ao Fumo (29).

Apesar de não parecer, esses dispositivos também são derivados do tabaco e, portanto, estão ligados diretamente ao tabagismo, doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Diante desse contexto, a Secretaria da Saúde (Sesa) traz alertas sobre os riscos à saúde que os dispositivos podem acarretar.

Entre os alertas, um dos mais importantes é saber que, no Brasil, é proibido a fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento e transporte, além da propaganda de todos os Dispositivos Eletrônicos para Fumar. Além disso, em atualização feita este ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução da Diretoria Colegiada RDC Nº 855, é proibido também o uso de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar em ambiente coletivo fechado.

Outro alerta é que o uso dos cigarros eletrônicos pode ser a porta de entrada atrativa para o início do uso de outras formas de tabaco e levar à dependência, como pontua a pneumologista do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, Kristiane Rocha Moreira Soneghet. “Esses dispositivos têm um grau de nicotina e podem sim levar a outras formas de tabagismo, podendo manter a dependência, somado ao atrativo do aroma, que ajuda a manter o hábito”, disse a pneumologista.

De acordo com a médica, embora os cigarros eletrônicos tenham se popularizado no público jovem, em especial devido ao atrativo dos sabores e odores, diferentes do cigarro comum, é importante que toda a sociedade fique atenta, pois, ao contrário do que muitos acreditam, eles podem causar problemas à saúde.

“Essa ideia que muitos acreditam dificulta a conscientização dos malefícios, ficando os usuários mais resistentes a pararem com o hábito de fumar o cigarro eletrônico. Mas é importante saber que a maioria das essências usa nicotina em sua composição. E mesmo os sem nicotina têm fatores nocivos, como o vapor que não é somente água, e essas substâncias são irritantes em contato direto com um órgão, no caso a via aérea e/ou pulmão, que pode ser desde uma irritação da via aérea com manifestações de tosse e bronquite, até casos graves de inflamação aguda, levando à insuficiência respiratória, como o EVALI”, explicou Kristiane Rocha Moreira Soneghet.

A EVALI é uma Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Cigarro Eletrônico, problema respiratório grave associado ao uso de cigarros eletrônicos ou vaporizadores, e que, em alguns casos, pode levar à insuficiência respiratória, com a necessidade de internação em Unidades de Tratamento Intensivos (UTI’s).

Além da EVALI, outras condições estão ligadas diretamente à exposição à fumaça do cigarro, desde a irritação na mucosa nasal, levando a quadros de rinite, tosse, passando por descompensação de doenças já existentes, como, por exemplo, asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

“Há ainda os perigos ligados às doenças cardiovasculares, doenças coronarianas que podem levar ao infarto do miocárdio e as doenças circulatórias periféricas, como a trombose. E sem esquecer do câncer, que tanto em cigarro convencional quanto nos cigarros eletrônicos, têm em suas composições substâncias com potencial cancerígeno”, informou a pneumologista.

Cumprimento da lei

Os cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil pela Anvisa desde 2009, além de revisões periódicas sobre o tema realizadas pelo órgão sanitário. Entretanto, mesmo com a proibição, os dispositivos vêm se popularizando ao longo dos anos em todo o País.

No Brasil, é proibido a fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento e transporte, além da propaganda de todos os Dispositivos Eletrônicos para Fumar, os DEF’s. Há ainda a proibição do uso de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar em ambiente coletivo fechado.

No Espírito Santo, a Vigilância Sanitária Estadual (VISA), da Secretaria da Saúde (Sesa), junto a demais órgãos, como o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Delegacia do Consumidor, Ministério Público Estadual (MPES), tem o papel de apoiar os municípios na fiscalização destes materiais para se fazer cumprir a lei, além de capacitá-los na promoção de ações educativas para o cidadão, especialmente o público jovem, faixa etária na qual se concentra o maior número de usuários.

Além disso, as denúncias podem ser feitas pelos canais da Ouvidoria SUS, pelo e-mail ouvidoriasus@saude.es.gov.br; pelos telefones (27) 3347-5732 ou 3347-5733, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; ou presencialmente na sede da Secretaria da Saúde, na Enseada do Suá, em Vitória, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além desses canais, o cidadão também pode realizar uma manifestação pelo Sistema E-OUV, da Ouvidoria Geral do Estado, por meio deste link https://e-ouv.es.gov.br/.

Sobre tabagismo

A Secretaria da Saúde (Sesa) disponibiliza tratamento à população fumante, com o Programa Estadual de Controle de Tabagismo, que busca reduzir os casos de tabagismo, com a capacitação dos municípios para a implantação do programa e o apoio na realização de campanhas educativas e ações de abordagem para estimular a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.

O tratamento é ofertado em 57 municípios, por meio de equipes multidisciplinares. O acompanhamento é realizado com abordagem cognitiva-comportamental. O usuário passa por uma avaliação clínica que verifica o grau de dependência e, posteriormente, a inserção em um grupo de apoio.

Em 2023, o programa registrou um total de 4.578 pacientes que buscaram e iniciaram o tratamento. Desses 2.267 pacientes eram homens e 2.311 eram mulheres. Com relação à faixa etária dos pacientes, foram registrados 70 pacientes menores de 18 anos, 3.400 pacientes na faixa etária de 18 a 59 anos e 1.108 pacientes com 60 anos ou mais.

Este ano, até esta quarta-feira (28), foram registrados um total de 1.614 pacientes que buscaram e iniciaram o tratamento, sendo 841 homens e 773 mulheres. Com relação à faixa etária dos pacientes, foram registrados 14 pacientes menores de 18 anos, 1.178 pacientes na faixa etária de 18 a 59 anos e 422 pacientes com 60 anos ou mais.

Para iniciar o tratamento, os usuários de tabaco e seus derivados podem procurar a Secretaria de Saúde de seu município. Eles serão direcionados às Unidades de Saúde que ofertam o atendimento mais próximo da residência de cada pessoa.

Scroll to top