Dia: 6 de setembro de 2024

Wylson Zon (Novo) será sabatinado nesta sexta-feira (06) no Rede Cidades

 

O Jornal Rede Cidades da Rede TV! ES realiza, nesta sexta-feira (06), a sabatina com o candidato a prefeito da Serra, Wylson Zon (Novo). Ao longo do mês de setembro, estão sendo entrevistados os candidatos a prefeito de Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha.

Wylson Zon (Novo) é o segundo candidato da Serra a ser sabatinado. O critério adotado pela emissora para a realização das entrevistas é a representatividade dos partidos na Câmara Federal. A sabatina, ao vivo, terá 25 minutos sem intervalo comercial. O programa será exibido, nesta quinta, a partir das 18h35, com reprise nesta sexta-feira às 09h45. A sabatina com todos os candidatos também estará disponível no portal redees.com.br, na página ESplay.

A sabatina será mediada pelo apresentador e editor-chefe da RedeTV! Espírito Santo, Ramon Ribeiro, e conta com a participação do analista e comentarista político da emissora, Weverton Santiago. A entrevista vai contar, ainda, com participações especiais do superintendente da Rede TV! ES, Marcel Carone; do diretor da Rádio Antena 1 Vitória, Miguel Trés e do jornalista Eustáquio Palhares.

Os principais temas do debate serão: saúde, educação, segurança pública, inclusão social, trânsito e mobilidade urbana, desenvolvimento do município e geração de emprego e renda, polarização política; além de esporte, turismo e lazer.

Candidatos já sabatinados:

Nesta segunda-feira (02), foi realizada a primeira sabatina com a candidata à prefeitura de Cariacica, Célia Tavares (PT). Na terça-feira (03) seria a vez do prefeito e candidato à reeleição Euclério Sampaio (MDB). No entanto, o candidato não pode comparecer por compromissos da agenda da campanha eleitoral. Na quarta-feira (04), foi realizada a sabatina com o candidato Ivan Bastos (PL). Já nesta quinta-feira (05), foi a vez do candidato a prefeito da Serra, Igor Elson (PL).

Leia abaixo a nota enviada pela assessoria de Euclério Sampaio:

“O prefeito Euclério Sampaio lamenta não conseguir comparecer à sabatina, por conta de compromissos previamente agendados. Neste horário, ele estará ao lado de moradores de Cariacica conversando sobre a cidade e em três lançamentos de campanha de vereadores da coligação – agendas marcada há semanas. O prefeito parabeniza a iniciativa da RedeTV! ES, conhecida por seu jornalismo sério, de fortalecer a democracia com a realização de sabatinas. Lamenta não poder comparecer, mas segue à disposição para falar sobre suas propostas e ações até o fim desta campanha eleitoral”

Confira as datas das próximas sabatinas:

SERRA
Wylson Zon (Novo) – sexta-feira (06/09)
Audifax Barcelos (PP) – segunda-feira (09/09)
Pablo Muribeca (Republicanos) – terça-feira (10/09)
Weverson Meirelles (PDT) – quarta-feira (11/09)
Professor Roberto Carlos (PT) – quinta-feira (12/09)

VITÓRIA
Lorenzo Pazolini (Republicanos) – sexta-feira (13/09)
João Coser (PT) – segunda-feira (16/09)
Camila Valadão (Psol) – terça-feira (17/09)
Capitão Assumção (PL) – quarta-feira (18/09)
Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB) – quinta-feira (19/09)
Du Kawasaki (Avante) – sexta-feira (20/09)

VILA VELHA
Arnaldinho Borgo (PODEMOS) – segunda-feira (23/09)
Maurício Gorza (PSDB) – terça-feira (24/09)
Nícolas Trancho (PSOL) – quarta-feira (25/09)
João Batista Babá (PT) – quinta-feira (26/09)
Coronel Ramalho (PL) – sexta-feira (27/09)

Onça-Parda morre após ser atropelada em Anchieta

Fotos: Prefeitura de Anchieta

Uma onça-parda morreu atropelada na manhã desta sexta-feira (06), na Estrada do Limão, na cidade de Anchieta, região Sul do Estado. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no município, por volta de 7h20, o órgão foi acionado, juntamente com a Guarda Ambiental, que fez o recolhimento do animal. O motorista que atingiu a onça-parda saiu sem ferimentos.

A Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta informou ainda que o corpo da onça-parda será levado para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no município de Alegre, onde será preparado o processo de taxidermia – que é a técnica de “empalhar o animal para a realização de estudos.

A onça atropelada se trata de um jovem adulto de aproximadamente dois anos. A região onde aconteceu o acidente é próximo à região de mata e, segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Anchieta, não haver registros de presença desse tipo de animal nas proximidades do trecho.

Show de Maria Rita é cancelado em Vitória

Fotos: Redes Sociais

Uma notícia não muito boa para o capixaba que é fã da cantora Maria Rita e tinha planos de ir ao seu show que aconteceria nesta sexta-feira (06), às 21h30, em Vitória. Isso porque a artista não fará mais a apresentação de seu show que faz parte de um projeto denominado “Samba Maria”.

O Espaço Patrick Ribeiro, local onde a artista faria a apresentação, emitiu um comunicado sobre o cancelamento, porém não informou o motivo da suspensão do show. Por meio de seu perfil oficial no Instagram, o Espaço Patrick Ribeiro lamentou o ocorrido e orientou os clientes sobre o ressarcimento do valor dos ingressos:

“O Espaço Patrick Ribeiro informa que o show da Maria Rita, que estava previsto para acontecer nesta sexta-feira, dia 06, foi suspenso.

Em respeito a nossos clientes e parceiros, pedimos desculpas e lamentamos o ocorrido. Estamos em contato com o escritório da artista para prestarmos mais informações.

Todos os ingressos vendidos podem ser reembolsados. Quem comprou o bilhete online deve entrar em contato com a Blueticket -Central de Atendimento Cliente Final pelo Whatsapp: (48) 99196-4485. E, para quem adquiriu através da bilheteria física, o telefone de contato é o (27) 99707-0714, que também funciona no Whatsapp.

Estamos à disposição em todos os nossos canais para esclarecimentos e demais orientações que forem necessárias”

Seca: índice no Espírito Santo se agrava

Foto: Monitor de Secas

Entre junho e julho deste ano, o Espírito Santo observou um agravamento na severidade da seca, conforme indicado pelo Monitor de Secas. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) informou que 50 municípios do Estado passaram de uma condição de seca fraca para moderada.

No mês de junho, conforme o mapa disponível, a seca no Estado era considerada fraca. No entanto, a partir de julho, diversas regiões do Espírito Santo sofreram um aumento na intensidade da seca para moderada. Esse fenômeno também afetou Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, na região Sudeste.

O Monitor de Secas atribui esse agravamento à baixa quantidade de chuvas. Os efeitos dessa situação são visíveis tanto a curto quanto a longo prazo no centro-norte do Estado e a curto prazo no restante do Espírito Santo.

Entre junho e julho, todo o território capixaba registrou algum nível de seca, conforme a última atualização do Monitor de Secas. De acordo com a Climatempo, a situação atual é a mais severa desde outubro de 2022, quando 81% do Estado enfrentava seca moderada.

O meteorologista Hugo Ramos, do Incaper, forneceu detalhes sobre as áreas do Espírito Santo com seca fraca e moderada. Em julho, as cidades com seca fraca incluem: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Marechal Floriano, Marataízes, Muniz Freire, Piúma, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Os municípios classificados como enfrentando seca moderada são: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Colatina, Conceição da Barra, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.

Vitória deve ganhar “nova praia” revitalizada

Fotos: PMV

A Praia de Camburi, localizada no município de Vitória, passou por revitalização e deve ganhar um novo parque. Previsto para ser inaugurado ainda neste mês de setembro, o Parque Municipal Costeiro, entre outros projetos, fazem parte de um conjunto de ações referentes ao Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assumido pela Vale, no ano de 2017, em parceria com o Ministério Público Federal e Estadual e o poder público.

Entre as inúmeras ações realizadas estão a limpeza de aproximadamente de 43m² de faixa de areia para retirada de resíduos e minério de ferro, e a troca por uma “areia nova” no trecho que não é banhado pelo mar. Com essas ações, os moradores e turistas poderão aproveitar uma “nova praia” totalmente revitalizada.

A recomposição da vegetação nativa da região, conhecida como restinga, também está entre as ações a serem realizadas e irá contemplar cerca de 10 mil mudas de espécie de restinga que serão plantadas ao longo de 10 anos.

Sob a gestão do poder público da Capital, o Parque Municipal Costeiro será integrado ao Atlântica Parque, construído pela Vale e terá cerca de 17 mil m² de área, incluindo a sede, anfiteatro, mirante e trilhas ecológicas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), após a inauguração, a Vale fará a gestão do novo parque de Camburi, que tem previsão de atendimento para 150 pessoas, simultaneamente, e 450 pessoas por dia.

O Parque Municipal Costeiro será destinado às visitas guiadas para educação de conscientização ambiental de alunos, visitantes e turistas.

Valor da botija de gás tem reajuste e pode chegar até R$ 130

Foto: Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (06), o preço do botijão de gás deve aumentar no Espírito Santo. Segundo o Sindicato de Revenda de Gás do Estado, o acréscimo previsto é de R$ 6 a R$ 8. Em algumas localidades, o preço final para entrega do botijão pode chegar a até R$ 130.

Esse aumento pode variar dependendo da marca, da localização do revendedor e de outros fatores.

Neste ano, já ocorreram dois reajustes anteriores, ambos com valores menores. O primeiro aumento de R$ 2,60 foi devido ao ajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado, e o segundo aumento de R$ 1 foi relacionado aos custos operacionais das engarrafadoras.

Veja o que funciona nos feriados deste final de semana

Este final de semana trará dois feriados significativos para os capixabas. No sábado (07), os o Dia da Independência do Brasil, e no domingo (08), será a festa dos 473 anos da cidade de Vitória.

Consequentemente, os horários de funcionamento de serviços municipais, supermercados e shoppings serão modificados. Veja abaixo os novos horários:

Supermercados

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) informou que a abertura das lojas nos dois feriados devem ser das 8h às 18h, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho vigente. Para os municípios que possuem convenções próprias ou aditivos que trazem outras orientações sobre o funcionamento dos supermercados nos feriados, vale o que estiver estabelecido nos documentos.

Shopping Vitória:

Alimentação e lazer: 11h às 22h
Lojas e stands: 14h às 21h
Lojas e stands: 14h às 21h

Shopping Praia da Costa:
Lojas e quiosques: 13h as 22h
Alimentação: 10h às 22h

Shopping Mestre Álvaro
Lojas e quiosques: 12h às 21h*
Alimentação, Lazer e Cinema: 11h às 22h

Shopping Montserrat
Lojas e quiosques: 13h as 21h
Alimentação: 11h às 22h

Shopping Moxuara
Lojas e quiosques: 13h às 21h*
Alimentação e lazer: 11h às 22h

Boulevard Shopping Vila Velha
Lojas e quiosques: 13h às 22h
Alimentação: 11h às 22h

Shopping Vila Velha
Lojas e quiosques – 13h às 21h

Alimentação – 11h às 22h

Vitória
Saúde
As unidades de saúde dos bairros Praia do Suá, Nova Palestina/Conquista, Maruípe, Santo Antônio, Jardim Camburi e Maria Ortiz funcionarão das 7 às 19 horas, para atendimentos à intercorrências de baixa gravidade. Vale ressaltar que as Unidades de Saúde são para atendimentos de queixas de baixa gravidade, como tosse, nariz congestionado, dor de garganta, dor de cabeça, febre baixa, reação alérgica leve ou localizada, alteração de pressão, curativos e retiradas de ponto, diarreia e vômito. As demais Unidades não funcionam no feriadão e retornam com o atendimento normal na segunda-feira (09).
Pronto Atendimento

O Pronto Atendimento (PA) de São Pedro, situado na rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro III; e o Pronto Atendimento da Praia do Suá, que funciona na rua Almirante Tamandaré, no bairro Praia do Suá, manterão o plantão 24 horas.

Vigilância Epidemiológica
O plantão da Vigilância Epidemiológica também funcionará, das 8 às 16 horas, podendo também ser acionado pelo telefone (27) 3132-5019.

Atenção Psicossocial
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Álcool e outras Drogas, localizado na Ilha de Santa Maria, e o Caps de São Pedro também manterão o plantão 24 horas.

Vacinação
No sábado (07) haverá vacinação, sem agendamento, das 8h às 15h, nas Unidades de Saúde Jardim Camburi e Santo Antônio. Serão disponibilizadas todas as vacinas do Calendário Nacional, com exceção da BCG, que é disponibilizada mediante agendamento online, que pode ser feito no link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

Disque-Silêncio
O Disque-Silêncio é um serviço à disposição do morador da cidade, para o atendimento de denúncias de barulho mecânico e eletrônico que estejam perturbando o sossego público por meio do Fala Vitória 156. As denúncias podem ser feitas por meio do telefone (156), no período de 8h às 22h, de segunda a sexta-feira. Após as 22 horas, o morador poderá fazer a abertura do seu questionamento de forma on-line por meio do site da Prefeitura de Vitória (www.vitoria.es.gov.br/156) ou o aplicativo Vitória Online pelo celular e tablete (disponível para Android e iOS), que é automaticamente destinado à área informada com a ida a campo dos agentes de proteção ambiental.

Vila Velha

Saúde:
Os prontos atendimentos da Glória e de Cobilândia, UPA de Riviera da Barra além do Hospital Maternidade de Cobilândia, funcionarão normalmente em regime de 24 horas.

Defesa Civil:
Equipes estarão de plantão. Os registros podem ser feitos pelo 199 ou 193.

Guarda Municipal:
Atuação normalmente. Os acionamentos podem ser realizados pelo telefone (27) – 3149-7444.

Posturas:
Plantão fiscal: (27) 3369-9460.

Serviço Especializado de Abordagem Social:
Até as 22h, telefone: (27) 99281 3444.

Conselho Tutelar (24 horas):
(27) 99281-0936 (WhatsApp)

Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência (CRAMVIVE):
Horário de atendimento: sábado e feriados – de 12 às 18 horas.
27 99883-5769
99282-9932 (WhatsApp).

Ouvidoria:
Telefone 162.

Auxílio-Funeral:
Das 8 às 20h nos finais de semana e feriados) – (27) 98814 0266

Serviços Urbanos:
A coleta residencial vai funcionar normalmente, conforme dia e horário de cada região.

Gerência de Necrópoles:
(27) 3388-4288 (Plantão)

Serra

Saúde
– Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) de Carapina, Castelândia e Serra-Sede e Pronto Atendimento Pediátrico, com atendimento 24 horas.
– Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras, com atendimento 24 horas.
– Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SASV), que funciona no térreo do Hospital Municipal Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, com atendimento 24 horas. Informações: (27) 98166-1308.
Farmácia Central, localizada em Jardim Limoeiro, das 7h às 19 horas. Informações: 3338-9100.
– Vigilância Sanitária (denúncias) – 27 98166-1036.

Auxílio Funeral
Todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, horário de 8h às 20h.
Telefone: (27) 98166-0814

Plantão do Conselho Tutelar
Telefone: (27) 98166-0515

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP
Telefone: (27) 98166-0161
Funcionamento: 7h às 18h.

Abordagem Social
Telefone: (27) 98166-0494 (das 8h às 20h)

Disque-silêncio
Telefone: (27) 99951-2321 (das 16h às 2h)

Fiscalização de Meio Ambiente
Telefone: (27) 99951-2321 (das 18h a 0h)

Fiscalização de posturas
Telefone: (27) 99517-9126 (das 16h às 2h)

Guarda Civil Municipal e dos Agentes de Trânsito:
Agentes trabalhando normalmente no monitoramento das vias
Telefone: 3252-3711 (das 7 às 21h)

Defesa Civil
Atendimento emergencial por conta da chuva.
Telefone: 99938-9500 e 199 (Atendimento 24h)

Guarda Civil Municipal:
Agentes trabalhando normalmente no atendimento às ocorrências e assistência à população.
Telefone: 3252-3711 (das 7 às 22h)

Serviços:
Funcionarão os serviços essenciais, como coleta de lixo domiciliar e hospitalar.

Cariacica

Saúde
PA do Trevo de Alto Lage (que abriga os PAs adulto e infantil) – 24 horas;
PA de Bela Vista – 7h às 17 horas;
PA de Nova Rosa da Penha I – 7h às 17 horas;
PA de Flexal – das 7 às 19 horas;
Farmácia Central, funciona todos os dias, das 8h às 18h;

Limpeza urbana:
Varrição e limpeza nas principais vias do município;
Manutenção de equipamentos públicos;
Coleta de lixo domiciliar e hospitalar;

Coordenação de Necrópole
A liberação de sepultamentos nos cemitérios municipais deve ser feita de forma presencial no novo Centro Administrativo, que fica na avenida Alice Coutinho, nº 109, em Vera Cruz. O horário de atendimento é das 8h às 18 horas, inclusive sábados, domingos e feriados. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-5909;

Cemitérios
Das 7h às 17 horas;

Conselho Tutelar de Cariacica (24 horas)
Contatos do plantão: 99945-6962, 99945-6172, 99580-9529 e 99933-9170

Defesa Civil
98831-6000 ou emergências pelo 199 (24 horas)

Parques estaduais funcionarão normalmente no feriado da Independência

Os parques estaduais estarão funcionando normalmente no feriado deste sábado (07), dia da Independência do Brasil. Pedra Azul, Paulo Cesar Vinha, Itaúnas, Forno Grande e Cachoeira da Fumaça são uma opção de lazer gratuito ao ar livre. Os visitantes, entretanto, devem ficar atentos aos horários de funcionamento e às regras de cada parque.

Os parques Cachoeira da Fumaça, Itaúnas e Paulo César Vinha funcionam das 8h às 17h. Não é necessário agendamento. Já os parques do Forno Grande e Pedra Azul funcionam das 8h às 16h. No Parque Estadual Pedra Azul, é necessário agendamento, entretanto, já não há mais vagas para visitação neste feriado. Há vagas ainda apenas para a sexta-feira (06).

Para escaladas até o cume da Pedra Azul e o pico do Forno Grande, é preciso agendar no site Agenda ES, assim como comprovar experiência em escalada ou contratar um profissional habilitado para acompanhar.

Nos parques, não é permitido o uso de churrasqueiras, bem como o acesso de animais domésticos. Para voos de drone, é necessária autorização prévia do Iema (https://iema.es.gov.br/autorizacao-drone-ucs).

Informações completas sobre cada parque em: https://iema.es.gov.br/visiteosparquesestaduais.

Serviço:

Parque Cachoeira da Fumaça
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 17h
Agendamento para visitação: não é necessário.
Endereço: Rodovia ES-484, Distrito de Araraí, Alegre, Espírito Santo.

Parque do Forno Grande
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 16h
Agendamento para visitação: não é necessário. O controle é feito por ordem de chegada.
Agendamento para escalada ao pico: https://agenda.es.gov.br/servicos/forno%20grande
Endereço: Estrada rural s/n. Distrito Forno Grande, Castelo, Espírito Santo.

Parque Estadual da Pedra Azul
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 16h, de terça a domingo
Capacidade de visitantes por dia: 150 pessoas
Agendamento para visitação: Não há mais vagas.
Agendamento para escalada ao topo: https://agenda.es.gov.br/servicos/pedra%20azul
Endereço: Rota do Lagarto, s/n, Km 03. Distrito Pedra Azul, Domingos Martins-ES. CEP:29278-000

Parque de Itaúnas
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 16h
Agendamento para visitação: não é necessário.
Endereço: Rua Bento Daher, s/n. Vila de Itaúnas, Conceição da Barra-ES. CEP: 29965-000

Parque Paulo Cesar Vinha
Horário de funcionamento para visitação: das 8h às 17h
Agendamento para visitação: não é necessário.
Endereço: Rodovia ES-060 – Km 37.5, Setiba, Guarapari/ES. CEP: 29222-360

Indústrias capixabas podem se desenvolver com apoio dos correspondentes bancários do Bandes

De olho na interiorização do desenvolvimento, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) apresentou o modelo de atuação de seus correspondentes bancários para os sindicatos associados à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), na última quarta-feira (04), no Salão da Indústria, em Vitória. O diretor-presidente do banco capixaba, Marcelo Barbosa Saintive, mostrou as oportunidades que a atuação dos correspondentes levará às micro e pequenas empresas de diversos segmentos em 14 municípios do Espírito Santo, inicialmente.

“Estamos comprometidos em fornecer soluções financeiras acessíveis, competitivas e personalizadas para atender às demandas desses negócios e impulsionar o desenvolvimento sustentável de maneira mais estratégica. No primeiro semestre de 2024, a indústria respondeu por 29% da carteira de crédito do Bandes e pretendemos aumentar esse alcance com o atendimento dos correspondentes bancários”, afirmou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.
A Findes foi selecionada, junto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para atuar como correspondente do Bandes e tem pelo menos 38 sindicatos como associados. Eles representam mais de 19 mil empresas de diversos setores industriais do Espírito Santo, como Construção Civil, Café, de Rochas Ornamentais e Vestuário.

“O acesso ao crédito é uma das maiores ferramentas para o crescimento de uma empresa. A Findes, por meio do nosso Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), vem construindo cada vez mais parcerias com instituições financeiras, como o Bandes, para auxiliar os empresários a encontrarem as melhores soluções de crédito”, destacou o presidente da Findes, Paulo Baraona.

“Ser um correspondente bancário do Bandes será fundamental para facilitar o acesso ao crédito, dar mais agilidade ao processo e contribuirá ainda para fortalecer a economia capixaba. Além disso, essa iniciativa reforça a parceria que temos com o Bandes ao longo dos últimos anos”, presidente da Findes, Paulo Baraona.
Crédito mais próximo, ágil e facilitado
Atualmente, o Bandes não tem agências regionais para atendimento e sua sede fica no Centro de Vitória. A presença dos correspondentes no interior do Estado é uma estratégia do banco para facilitar e ampliar o acesso ao crédito para as empresas locais, interiorizando o desenvolvimento. Com isso, será possível oferecer um atendimento mais próximo, ágil e personalizado, com orientação às empresas durante todo o processo de solicitação de crédito.

Os profissionais atuarão com uma linha de financiamento de até R$ 300 mil para capital de giro, que permite que as empresas organizem as despesas operacionais. É uma opção para manter o fôlego, garantir as atividades e se preparar para futuros investimentos.

Além de um processo todo digital, as empresas contarão com um apoio do Bandes para a apresentação de garantias. As operações de crédito intermediadas pelos correspondentes bancários serão garantidas pelo Fundo de Aval do Bandes ou pelo FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae), juntamente com o aval dos próprios sócios, eliminando a necessidade de apresentação de garantias reais.

Informações sobre correspondentes bancários:
www.bandes.com.br/correspondente

Condições operacionais
Bandes Giro Automático
Valor financiável: de R$25 mil até R$300 mil
Taxas de juros: 0,4% ao mês + SELIC*
Carência: até 3 meses
Prazo total: até 36 meses
*bônus de pontualidade de 0,25% Ao ano + bônus de liderança feminina de 0,5% ao ano.

Com crescimento acima da média nacional, PIB capixaba registra maior valor da série histórica

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo cresceu 3,1% no acumulado do ano no 2º trimestre de 2024, resultado acima da média nacional (2,9%). O desempenho no 2º trimestre foi positivo em todas as bases de comparação.

Com relação ao 1º trimestre de 2024, a elevação foi de 1,1%. Na análise dos quatro últimos trimestres, no 2º trimestre de 2024, o PIB capixaba cresceu 6,1%, acima do desempenho do País (2,5%). Já na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, em 2024, a elevação do PIB capixaba foi de 2,8%. Em duas das quatro bases de comparação, o Espírito Santo apresentou resultado superior à média nacional.

Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira (05), pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), durante a divulgação do documento com informações sobre o comportamento da economia do Estado.

“O Espírito Santo apresentou crescimento em todas as bases de comparação. Esses resultados positivos são reflexo de uma conjuntura favorável vivida pelo nosso Estado, que reúne investimentos públicos e privados e estabilidade política. A expectativa é de que a economia capixaba siga crescendo e gerando emprego e renda para a sociedade”, destacou o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira.

Com relação ao desempenho capixaba no acumulado do ano, a alta foi influenciada pela combinação de altas: 4,5% do setor de Serviços; 1,3% da Indústria geral, e 0,7% do Comércio varejista ampliado.

“É importante observar que todos os setores apresentaram crescimento neste período, com destaque para o setor de Serviços, que é o maior empregador do Espírito Santo. A alta do setor de Serviços foi puxada, principalmente, pelo acréscimo de 7,2% em transportes”, explicou o diretor de Integração do IJSN, Antonio Rocha.

No 2º trimestre de 2024, o PIB capixaba foi estimado em R$ 63,7 bilhões — o valor é o maior da série histórica (2002). No acumulado dos quatro últimos trimestres, o valor totalizou R$ 238,3 bilhões.

Scroll to top