Dia: 11 de setembro de 2024

Histórias e Memórias do Congo de Cariacica: Projeto promove exposição de painéis fotográficos

Na próxima segunda-feira (16), a partir das 9 horas, será realizado o lançamento do Projeto “Histórias e Memórias do Congo”, uma exposição de painéis fotográficos que conta a história das tradicionais Bandas de Congo do município de Cariacica. Produzida pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica, a exposição estará em exibição no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, de 16 a 23 de setembro, das 9h às 17 horas.

Surgindo da necessidade de valorização da história do Congo de Cariacica, a exposição busca promover, por meio da fotografia, a cultura popular imaterial do município e fortalecer a manifestação congueira, gerando impactos positivos e um sentimento de pertencimento na comunidade local.

Os painéis servem como suporte de memórias a serviço da identidade congueira, resgatando e expondo aspectos significativos da história de cada uma das bandas retratadas. Além disso, funcionam como um recurso de documentação e referência para estudantes, pesquisadores, professores e todos aqueles que se interessam pela cultura popular.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto foi elaborado por Maria Zalem Ramiro, com produção cultural de Christine Avelar. Os painéis foram confeccionados artesanalmente por Irineo Joffily, com apliques de casacas produzidas pelo Mestre Jeffinho. Cada um tem cerca de 20 fotografias dos Congueiros e das Bandas de Congo de Cariacica, cedidas pelo acervo da ABCC e pelo fotógrafo Cláudio Postais.

Após o período de exposição inicial, de 16 a 23 de setembro, cada painel será mantido nas sedes das seis bandas beneficiadas, onde ficarão em exposição permanente.


Serviço
:

Exposição ‘Histórias e Memórias do Congo’

Data: 16 a 23 de de setembro

Horário: das 9h às 17 horas

Local: Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, localizado à Avenida Expedito Garcia, 218 – Campo Grande, Cariacica – Espírito Santo.

Projeto capixaba de coristas fica em segundo lugar em festival de coros na Croácia

O Projeto Max Carvalho, uma equipe de coristas e músicos capixabas, ficou em segundo lugar no Chorus Inside, um festival de coros ocorrido em agosto, na cidade de Luna, na Croácia. Os artistas competiram na categoria canto popular, com músicas da Bossa Nova, estilo musical brasileiro reconhecido e apreciado em todo o mundo.

O Projeto Maestro Max Carvalho inclui os músicos/coristas Rafael Simas, Lucas Rosa, Joilson Junior, Welerson Huver, Danilo Silva, Ana Julia Aleixo, Silvia Góes, Caio Góes, Augusto Kennedy, Maria Julia Cremasco, Marcos Anselmo da Vitória, além do coordenador do projeto e da equipe, o maestro Max Carvalho. O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc), da Secretaria da Cultura (Secult).

O projeto é coordenado pelo maestro Max Carvalho, músico graduado pela Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames), bacharel em direito pela Multivix, especialista em Regência pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Claudio e pós-graduado em psicanálise pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Votuporanga, em São Paulo. Regente de vários coros na Grande Vitória e região serrana, com trabalhos de performance e apresentações em diversos níveis e eventos municipais e estaduais, como as comemorações dos 150 anos da migração italiana no Espírito Santo, percorrendo cidades do nosso Estado, levando a boa música italiana.

Em 2024, o Projeto Maestro Max Carvalho foi selecionado para participar do Festival croata Chorus Inside. O evento aconteceu na cidade de Luna e o grupo competiu na categoria Canto Popular, ficando em segundo lugar. Após o festival, a equipe embarcou para Itália, onde se apresentou em Veneza.

Homem é preso suspeito de iniciar incêndio em Marechal Floriano

Militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) prenderam um homem, na localidade em Victor Hugo, distrito de Marechal Floriano, na região serrana do Espírito Santo. O indivíduo é suspeito de iniciar um incêndio que destruiu uma área equivalente a 10 campos de futebol, segundo o Corpo de Bombeiros.

O incêndio teve início no último sábado (07) e atingiu uma plantação de eucalipto e área de floresta na localidade de Córrego do Ouro, no distrito de Victor Hugo. Após intenso trabalho a equipe dos Bombeiros conseguiu apagar o fogo no local.

Não haviam residências próximas de onde o incêndio consumiu a vegetação. O proprietário do local confirmou aos policiais militares ambientais e aos bombeiros que colocou o fogo para limpar o terreno, mas que as chamas ficaram descontroladas.

Segundo os policiais ambientais que atenderam a ocorrência, foi dado voz de prisão ao autor do incêndio e ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de plantão no fim de semana, em Venda Nova do Imigrante.

Em fiscalização no local foi constatado que o incêndio compreende uma extensão na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Pedra Azul. Uma equipe da Polícia Militar Ambiental vai retornar ao local nesta semana para fazer a medição da área incendiada e aplicar a multa ao proprietário do terreno pelo dano causado.

Audifax Barcelos não participa de Sabatina da RedeTV! ES

Na última quinta-feira (05), a RedeTV! Espírito Santo deu inicio à série de sabatinas com os candidatos a prefeito do município da Serra. O primeiro entrevistado sabatinado foi Igor Elson (PL). Na sexta-feira (06), foi a vez do candidato Wylson Zon (Novo). Na segunda-feira (09), Audifax Barcelos (PP), seria o terceiro candidato da Serra a ser sabatinado. Ele foi convidado com antecedência para participar da Sabatina da RedeTV! Espírito Santo, no Jornal Rede Cidades, exibido às 18h35.

No entanto, Audifax Barcelos não compareceu. A assessoria de campanha enviou uma nota para o editor-chefe e apresentador, Ramon Ribeiro. A nota diz: “a assessoria de imprensa do candidato a prefeito da Serra Audifax Barcelos informou que, infelizmente, devido a um conflito de agendas já confirmadas anteriormente, no município da Serra, o candidato não conseguirá comparecer no horário proposto. O candidato Audifax pediu desculpas por esse contratempo e solicitou, se possível, uma nova data para a entrevista.”

Na segunda-feira da semana passada (02), foi realizado um sorteio acompanhado de assessores de campanha de vários candidatos para definir a ordem das entrevistas. Audifax Barcelos foi sorteado para participar da sabatina da última segunda-feira (09). Apesar da recusa, o convite foi devidamente mantido em nome da democracia e da importância das Eleições de 2024, e para que o eleitor conhecesse melhor as propostas do candidato que quer voltar a comandar a prefeitura da Serra.

Ordem de entrevistas dos candidatos a prefeito de Cariacica:

Na segunda-feira (02), foi realizada a primeira sabatina com a candidata à prefeita de Cariacica, Célia Tavares (PT). Na terça-feira (03) seria a vez do prefeito e candidato à reeleição Euclério Sampaio (MDB). No entanto, o candidato não compareceu por compromissos da agenda da campanha eleitoral e enviou uma nota (confira a nota na íntegra abaixo). Na quarta-feira (04), foi realizada a sabatina com o candidato Ivan Bastos (PL).

Leia abaixo, na íntegra, a nota enviada pela assessoria de Euclério Sampaio:

“O prefeito Euclério Sampaio lamenta não conseguir comparecer à sabatina, por conta de compromissos previamente agendados. Neste horário, ele estará ao lado de moradores de Cariacica conversando sobre a cidade e em três lançamentos de campanha de vereadores da coligação – agendas marcada há semanas. O prefeito parabeniza a iniciativa da RedeTV! ES, conhecida por seu jornalismo sério, de fortalecer a democracia com a realização de sabatinas. Lamenta não poder comparecer, mas segue à disposição para falar sobre suas propostas e ações até o fim desta campanha eleitoral.”

Ordem de entrevistas dos candidatos a prefeito da Serra:

SERRA

Weverson Meirelles (PDT)

Professor Roberto Carlos (PT) – quinta-feira (12/09)

VITÓRIA

Lorenzo Pazolini (Republicanos) – sexta-feira (13/09)

João Coser (PT) – segunda-feira (16/09)

Camila Valadão (Psol) – terça-feira (17/09)

Capitão Assumção (PL) – quarta-feira (18/09)

Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB) – quinta-feira (19/09)

Du Kawasaki (Avante) – sexta-feira (20/09)

 

VILA VELHA

Arnaldinho Borgo (PODEMOS) – segunda-feira (23/09)

Maurício Gorza (PSDB) – terça-feira (24/09)

Nícolas Trancho (PSOL) – quarta-feira (25/09)

João Batista Babá (PT) – quinta-feira (26/09)

Coronel Ramalho (PL) – sexta-feira (27/09)

Detran-ES promove CNH Social; saiba como adquirir a carteira de habilitação de graça

Ótimas oportunidades para quem está precisando tirar carteira de habilitação e não tem condições financeiras. Isso porque teve início nesta terça-feira (10), as inscrições para a segunda fase do programa CNH Social 2024. O projeto do governo estadual vai disponibilizar 3.500 carteiras de habilitação de gratuitamente. Para tirar a CNH gratuitamente é necessário o candidato ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente, e comprovar domicílio ou residência no Estado.

De acordo com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), Givaldo Vieira, mais de 24 mil pessoas já realizaram as inscrições entre 12h desta terça até a manhã desta quarta-feira (11).

Geração de emprego e renda e inserção do mercado de trabalho são um dos objetivos da iniciativa social, segundo o Detran.

É importante ressaltar que, para se inscrever é necessário ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, com todos os dados atualizados na Base Nacional do Cadastro.

As vagas são para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); e, para aqueles que já são habilitados, a Adição de Categoria A ou B e a Mudança de Categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

A lista com os nomes dos selecionados no programa será divulgada no dia 14 de outubro, a partir dàs 12h, no site: detran.es.gov.br

Instruções para tirar a carteira de habilitação de graça

Quem tiver interessado deverá acessar o site do Detran. Em seguida, entrar no banner ou no botão do programa ‘CNH Social’ na página principal e inserir os dados de informações pessoais solicitadas. Todas os dados pessoais cadastrados devem ser os mesmos registrados no CadÚnico.

Além disso, o candidato deverá selecionar a categoria desejada nas opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado.

Já pra quem tem a CNH poderá apenas selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (caminhão e carreta).

Brasil supera marca de mil casos de mpox em 2024

Foto: Freepik

De janeiro até a primeira semana de setembro deste ano, o Brasil registrou 1.015 casos confirmados ou prováveis de mpox. O número supera o total de casos notificados ao longo de todo o ano passado, quando foram contabilizados 853. Há ainda 426 casos suspeitos da doença. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em informe semanal.

De acordo com o boletim, o Sudeste concentra a maior parte dos casos de mpox no país, 80,9% ou 821 do total. Os estados com maiores quantitativos de casos são São Paulo (533 ou 52,5%), Rio de Janeiro (224 ou 22,1%), Minas Gerais (56 ou 5,5%) e Bahia (40 ou 3,9%). Apenas duas unidades federativas seguem sem registro de casos confirmados ou prováveis: Amapá e Piauí.

São Paulo lidera a lista de municípios com maior número de casos confirmados e prováveis da doença (370 ou 36,5%), seguido pelo Rio de Janeiro (167 ou 16,5%), Belo Horizonte (43 ou 4,2%), Salvador (28 ou 2,8%) e Brasília (23 ou 2,3%). Entre os atuais 426 casos suspeitos no Brasil, o estado de São Paulo responde por 39,7%, com 169 casos.

Perfil

O perfil de casos confirmados e prováveis de mpox no país, segundo o informe, continua sendo majoritariamente composto por pessoas do sexo masculino (956 ou 94,2%) na faixa etária de 18 a 39 anos (718 ou 70,7%). Apenas um caso foi registrado na faixa etária até 4 anos. Até o momento, não foram registrados casos confirmados e prováveis em gestantes.

O ministério contabiliza ainda 71 hospitalizações por mpox (7% do total de casos), sendo 36 (3,9%) para manejo clínico e oito (0,8%) para isolamento, enquanto em 27 casos (2,7%) não foi descrito o motivo para a hospitalização. Além disso, cinco casos (0,5%) precisaram de internação em unidade de terapia intensiva (UTI).

De acordo com a pasta, não foram registrados óbitos por mpox no Brasil ao longo deste ano. Também não foram notificados casos da nova variante 1b. A cepa foi identificada pela primeira vez em setembro do ano passado na República Democrática do Congo, que enfrenta surtos da doença desde 2022.

Espírito Santo destaca-se na exportação de café em agosto

Em agosto, o Espírito Santo exportou 749.967 sacas de café, representando 20% do total exportado pelo Brasil. As sacas foram negociadas a um preço médio de US$ 221,63, resultando em uma receita total de US$ 166.219.609,69. Os dados são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O estado enviou 2.344 contêineres contendo 32.943 sacas de café arábica, 687.372 de conilon e 29.652 de café solúvel. No acumulado de 2024, a receita com exportação de café do Espírito Santo alcança US$ 1.089.356.830,80, equivalente a 5.541.362 sacas a um preço médio de US$ 196,58 por saca.

A exportação total de café do Brasil em agosto foi de 3,733 milhões de sacas, gerando US$ 955,6 milhões. Com esse desempenho, o volume de café exportado em 2024 chegou a 31,892 milhões de sacas, marcando o maior nível histórico para o período de oito meses. Comparado ao mesmo mês de 2023, o volume exportado cresceu 0,7% e a receita aumentou 31%, estabelecendo novos recordes para o mês de agosto.

Alerta de baixa umidade em cidades do Espírito Santo

Nesta quarta-feira (11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para 15 cidades do Espírito Santo, devido à previsão de umidade relativa do ar entre 20% e 30%. As localidades afetadas são:

– Alegre
– Apiacá
– Bom Jesus do Norte
– Divino de São Lourenço
– Dores do Rio Preto
– Guaçuí
– Ibatiba
– Ibitirama
– Irupi
– Iúna
– Jerônimo Monteiro
– Mimoso do Sul
– Muniz Freire
– Muqui
– São José do Calçado

O alerta, que se estende até às 21h de hoje, aponta para um risco potencial de incêndios e problemas de saúde, embora o risco geral seja considerado baixo. A ausência de chuvas recentes tem contribuído para a elevação dos índices de umidade e, consequentemente, para o aumento da possibilidade de queimadas.

Para minimizar os riscos associados à baixa umidade, recomenda-se à população que mantenha uma boa hidratação, evite atividades físicas intensas durante os períodos mais secos e procure não se expor ao sol durante as horas mais quentes do dia. Em caso de emergências ou necessidade de mais informações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Uso do portal ONR para serviços imobiliários cresce 42% no primeiro semestre de 2024

No primeiro semestre de 2024, compradores de imóveis realizaram 154.638 serviços on-line através do Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR), uma plataforma desenvolvida pelos Registradores de Imóveis do Brasil. Este número representa um aumento significativo de 42% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 108.711 serviços. Em comparação com o início da plataforma, em 2022, quando foram computados 89.424 serviços, o crescimento chega a 73%.

Os proprietários capixabas utilizaram amplamente o portal para solicitar certidões de imóveis, realizar pesquisas de bens, acompanhar procedimentos de registro e visualizar matrículas.

Entre os principais serviços oferecidos pelo site, destaca-se a Certidão Digital Online, que possui a mesma validade jurídica que a versão impressa, e a Pesquisa Qualificada, que facilita a localização de bens e direitos reais vinculados a um CPF ou CNPJ específico. O portal também oferece a Pesquisa Prévia, permitindo verificar a vinculação de um CPF/CNPJ a um negócio jurídico imobiliário sem a necessidade de ser o proprietário do bem.

Além disso, o serviço de Visualização de Matrícula permite consultar os dados do registro original da propriedade, enquanto o Acompanhamento Registral possibilita o monitoramento do processo de registro on-line. O E-Protocolo, que possibilita o envio de escrituras públicas e contratos para registro sem a necessidade de comparecimento físico ao Cartório, também está disponível, promovendo maior praticidade e eficiência nos trâmites imobiliários.

Desmatamento ilegal no Caparaó: nova operação visa reprimir atividades irregulares

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) detectou 116 pontos de desmatamento ilegal na região do Caparaó, no Espírito Santo. A descoberta é resultado da nova Central de Monitoramento de Florestas (CMF) e marca o início da operação Mata Atlântica em Pé 2024, coordenada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

A operação, que começou em Ibitirama, prossegue até 20 de setembro e conta com a colaboração de vários órgãos, incluindo o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Uma aeronave da Secretaria da Casa Militar também está sendo utilizada para o monitoramento aéreo da região.

O objetivo da operação é fiscalizar as áreas afetadas e penalizar os responsáveis pelo desmatamento, reforçando os esforços para preservar a Mata Atlântica.

Scroll to top