Dia: 18 de setembro de 2024

Receita Federal abre processo seletivo para peritos no Porto de Vitória

Ótimas oportunidades para quem está procurando emprego ou tem o desejo de trabalhar na área portuária. Isso porque a Alfândega da Receita Federal do porto de Vitória está realizando o processo seletivo para credenciar pessoas autônomas para 36 vagas no porto da Capital.

Quem estiver interessado, é imprescindível ter dois anos de experiência na área, ser contribuinte de ISS, graduação de nível superior ou técnico de nível médio.

Os profissionais selecionador irão prestar serviço de inspeção de mercadorias importadas ou exportadas, além de fazer relatórios técnicos sobre o valor dos objetos de bens. É importante ressaltar que os prestadores de serviço não terão vínculo empregatício direto com a Receita Federal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de setembro até 4 de outubro por meio do site da Alfândega do Porto de Vitória.

Fique de olho nas vagas

  • Mensuração de granéis (10 vagas)
  • Mecânica (4 vagas)
  • Eletrônica e telecomunicações (4 vagas)
  • Computação e informática (3 vagas)
  • Metalurgia (3 vagas)
  • Elétrica (3 vagas)
  • Química (3 vagas)
  • Alimentos (3 vagas)
  • Têxteis (3 vagas)

Candidato Assumção (PL) é sabatinado no Rede Cidades

O Jornal Rede Cidades recebe nesta quarta-feira (18) o candidato a prefeito de Vitória, Assumção (PL). Ele vai participar da sabatina promovida pela RedeTV! Espírito Santo. Assumção será sabatinado pelo editor-chefe e apresentador Ramon Ribeiro e pelo analista e comentarista político Weverton Santiago. Ele vai responder sobre temas relacionados à saúde, educação, inclusão social, segurança pública, trânsito e mobilidade urbana, desenvolvimento do município, polarização política,  esporte, turismo e lazer.

O Jornal Rede Cidades começa às 18h35. A sabatina terá duração de 25 minutos, sem intervalo comercial. Você acompanha ao vivo na RedeTV! ES (canal 18.1), 20 e 520 na NET; e no portal redees.com.br

Veja a ordem de entrevistas dos candidatos a prefeito de Cariacica

Na segunda-feira (02), foi realizada a primeira sabatina com a candidata à prefeita de Cariacica, Célia Tavares (PT). Na terça-feira (03) seria a vez do prefeito e candidato à reeleição Euclério Sampaio (MDB). No entanto, o candidato não compareceu alegando compromissos da agenda da campanha eleitoral e enviou uma nota. Na quarta-feira (04), foi realizada a sabatina com o candidato Ivan Bastos (PL).

Leia a nota enviada pela assessoria de campanha de Euclério Sampaio (MDB):

“O prefeito Euclério Sampaio lamenta não conseguir comparecer à sabatina, por conta de compromissos previamente agendados. Neste horário, ele estará ao lado de moradores de Cariacica conversando sobre a cidade e em três lançamentos de campanha de vereadores da coligação – agendas marcada há semanas. O prefeito parabeniza a iniciativa da RedeTV! ES, conhecida por seu jornalismo sério, de fortalecer a democracia com a realização de sabatinas. Lamenta não poder comparecer, mas segue à disposição para falar sobre suas propostas e ações até o fim desta campanha eleitoral.”

Confira a ordem de entrevistas dos candidatos a prefeito da Serra

Na quinta-feira (05), a RedeTV! Espírito Santo deu inicio à série de sabatinas com os candidatos a prefeito do município da Serra. O entrevistado sabatinado foi Igor Elson (PL). Na sexta-feira (06), foi a vez do candidato Wylson Zon (Novo).

Na segunda-feira (09), Audifax Barcelos (PP), seria o terceiro candidato da Serra a ser sabatinado, mas ele não compareceu. A assessoria de imprensa enviou uma nota.

Leia a nota enviada pela assessoria de campanha de Audifax Barcelos (PP):

“A assessoria de imprensa do candidato a prefeito da Serra Audifax Barcelos informou que, infelizmente, devido a um conflito de agendas já confirmadas anteriormente, no município da Serra, o candidato não conseguirá comparecer no horário proposto. O candidato Audifax pediu desculpas por esse contratempo e solicitou, se possível, uma nova data para a entrevista.”

Na terça-feira (10), seria a vez do candidato a prefeito da Serra, Pablo Muribeca (Republicanos), mas ele também não compareceu. A assessoria de campanha enviou uma mensagem de texto enviada ao editor-chefe e apresentador do telejornal, Ramon Ribeiro.

Veja a mensagem enviada pela assessoria de Pablo Muribeca (Republicanos):

“Não iremos participar pela correria da agenda, mas agradecemos o convite.”

O candidato Weverson Meireles (PDT), que seria sabatinado na última quarta-feira (11), também não compareceu aos estúdios da RedeTV! Espírito Santo. A assessoria da campanha Weverson enviou uma nota.

Leia a nota enviada pela assessoria de campanha de Weverson Meirelles (PDT):

Em respeito ao convite recebido da estimada emissora de comunicação, a coordenação de campanha do candidato Weverson Meireles vem, por meio desta, esclarecer que, em razão de compromissos previamente assumidos e da necessidade de priorizar a presença do candidato em atividades de rua e junto à população, não será possível comparecer à entrevista agendada. Tal decisão foi tomada após uma criteriosa avaliação estratégica. O candidato, juntamente com sua equipe, entende que, nesse momento, esse contato próximo é importante para a adequada escuta das demandas populares, o que impossibilitou a participação na importante sabatina. Ressalta-se que, ao declinar do convite, o candidato não o faz por desconsideração, mas sim em respeito à sua agenda pública.  Agradecemos imensamente ao veículo de comunicação pela oportunidade oferecida, reconhecendo o importante papel da imprensa no processo eleitoral e no fortalecimento da democracia. O candidato reforça seu compromisso com a transparência e a livre manifestação base de sua campanha.  Por fim, reiteramos o pedido de desculpas pela impossibilidade de comparecimento e reafirmamos nossa intenção de participar de futuros convites que estejam alinhados com a disponibilidade da agenda, certos de que as contribuições dos meios de comunicação são essenciais para um debate democrático robusto e plural.”

Na quinta-feira (12), foi realizada a sabatina com o candidato a prefeito da Serra, Professor Roberto Carlos (PT).

Sabatina com candidatos de Vitória começa com ausência de Lorenzo Pazolini (Republicanos)

Nesta sexta-feira (13), começaria a sabatina com os candidatos à prefeitura de Vitória. De acordo com o sorteio realizado na última quarta-feira (04), com participação de assessores da campanha, ficou definido que Lorenzo Pazolini (Republicanos), seria o primeiro candidato a ser sabatinado. Porém, o atual prefeito e candidato à reeleição enviou uma nota dizendo que não poderia comparecer aos estúdios da RedeTV! Espírito Santo por questões de agenda.

Leia a nota enviada pela assessoria de campanha de Lorenzo Pazolini (Republicanos):

“Gostaria de expressar minha profunda gratidão pelo honroso convite. Infelizmente, devido a compromissos previamente agendados para esta data e horário, não poderei comparecer. Agradeço imensamente pela consideração e desejo muito sucesso ao evento”, diz a nota enviada por sua assessoria.

Na segunda-feira (16), foi realizada a sabatina com o candidato a prefeito de Vitória, João Coser (PT).

Na terça-feira (17), foi a vez da candidata a prefeita de Vitória, Camila Valadão (Psol).

Confira as datas das próximas sabatinas:

VITÓRIA

Assumção (PL) – quarta-feira (18/09)

Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB) – quinta-feira (19/09)

Du Kawasaki (Avante) – sexta-feira (20/09)

VILA VELHA

Arnaldinho Borgo (PODEMOS) – segunda-feira (23/09)

Maurício Gorza (PSDB) – terça-feira (24/09)

Nícolas Trancho (PSOL) – quarta-feira (25/09)

João Batista Babá (PT) – quinta-feira (26/09)

Coronel Ramalho (PL) – sexta-feira (27/09)

Palestra sobre prevenção do suicídio acontece no Centro de Convivência do Idoso, em Vila Velha, nesta quinta-feira (19)

Foto: Freepik

Em apoio ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha vai promover uma palestra informativa e esclarecedora sobre o tema.

O evento acontecerá nesta quinta-feira (19/09), a partir das 9 horas, no Centro de Convivência do Idoso da Praia da Costa, e visa proporcionar ferramentas e conhecimentos para lidar com questões relacionadas à saúde mental e prevenção ao suicídio.

A palestra será conduzida por André Ferreira, mestre em Gestão e Políticas Públicas da Saúde Coletiva, e destina-se principalmente ao público da terceira idade. O objetivo é debater temas cruciais como sinais de alerta, estratégias de intervenção e a importância do apoio emocional e psicológico.

Além das discussões e orientações práticas, o encontro proporcionará um ambiente acolhedor e seguro para que os participantes possam compartilhar suas preocupações e buscar ajuda profissional.
A iniciativa é parte das ações do Setembro Amarelo, uma campanha nacional que visa reduzir o estigma em torno da saúde mental e incentivar a busca por ajuda.

Serviço:
Palestra sobre prevenção do suicídio
Hora: 9 horas
Data: 19/09 – quinta-feira
Local: Centro de Convivência do Idoso na Praia da Costa – Rua Santa Luzia ao lado do CREFES

Anatel diz que verifica relatos de acesso à rede social X

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que está verificando os relatos de acesso à rede social X. A rede está bloqueada no país desde o último dia 30, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Na manhã desta quarta-feira (18), usuários relataram que conseguiram acessar a rede.

A agência reguladora disse que não houve alteração na decisão judicial que bloqueou o acesso à plataforma e que está verificando os casos relatados. Já a assessoria do STF informou que ainda não tem informações sobre essa questão.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X no Brasil depois que a plataforma descumpriu decisões judiciais, fechou o escritório da companhia no país e não apresentou representante legal para atuar no Brasil. De acordo com o Artigo 1.134 do Código Civil brasileiro, para funcionar no Brasil, empresas estrangeiras são obrigadas a nomear representantes no país.

“A ilicitude é ainda mais grave, pois mesmo quando efetivamente intimada para cumprimento das ordens de bloqueio de perfis, cujas postagens reproduzem conteúdo criminoso investigado nos autos, a referida plataforma incorreu em desobediência judicial, e resolveu, criminosamente, divulgar mensagem incitando o ódio contra esta Suprema Corte”, afirmou o ministro no despacho.

A decisão de suspender o X foi submetida à 1ª Turma do STF. Na ocasião, Moraes destacou que o Marco Civil da Internet prevê a responsabilização civil de provedor de internet por danos decorrentes de conteúdo apontado como ilegais.

Ao analisar o caso, a 1ª Turma do STF votou para manter a suspensão da rede social. Os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia seguiram integralmente o voto do relator, Alexandre de Moraes, e mantiveram a decisão. Já o ministro Luiz Fux seguiu o relator, mas apresentou ressalvas.

Controlada pelo multibilionário Elon Musk, a rede social X tem colecionado atritos com autoridades de diversos países, desde o Brasil, até a Austrália, Inglaterra, o bloco da União Europeia (UE), a Venezuela, entre outros.

Enquanto na UE, no Brasil e na Austrália, Musk apela à retórica da “liberdade de expressão” irrestrita, na Índia e na Turquia, a plataforma X tem acatado decisões judiciais com suspensões de conteúdos e de perfis sem denunciar suposta “censura”. Na Índia, a plataforma excluiu das redes um documentário da mídia inglesa BBC crítico ao primeiro-ministro do país asiático, Narendra Modi.

Musk é investigado no STF no inquérito das milícias digitais que apura a atuação de grupos que supostamente se organizaram nas redes para atacar o STF, seus membros e a eleição brasileira de 2022.

Fonte: Agência Brasil

Cães e gatos serão vacinados contra raiva em 30 bairros de Vila Velha neste sábado (21)

Neste sábado (21), as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha vão estar em 30 pontos da cidade, nas regiões 3 e 4, ofertando vacinação antirrábica para cães e gatos.

Todos pets acima de três meses devem ser vacinados uma vez por ano. O objetivo principal da vacinação antirrábica nos animais é interromper o ciclo de transmissão da raiva. Vale destacar que não há registros de casos de raiva em Vila Velha nos últimos anos.

Tutores que tenham mais de 10 animais podem solicitar agendamento de vacinação em domicílio por meio do telefone 162.

E a campanha de vacinação antirrábica, que é anual, seguirá até o dia 28, quando serão contemplados 22 bairros da Região V. Para vacinar os animais basta ir a um dos postos. Caso o pet não possua carteira de vacinação, uma será emitida no ato da imunização. Todos cães e gatos acima de 3 meses podem ser vacinados.

Orienta-se aos tutores que levem os gatos nas caixas de transporte para evitar fuga e cães de grande porte devidamente guiados com coleira e/ou focinheira.

Confira o cronograma:

Dia 21 de setembro – Regiões 3 e 4, das 8 às 17 horas

Paul: PA da Dengue, Atalaia – Garagem de seu Jeremias
Chácara do Conde: Centro Comunitário
Sagrada Família: Trailer Espetão do Junior
Argolas: Praça da UMEF Ana Bernardes Rocha
Pedra dos Búzios: Centro Comunitário
Santa Rita: Movimento Comunitário
1º de Maio: Centro Comunitário
Zumbi dos Palmares: Igreja Assembleia de Deus
Vila Garrido: Unidade de Saúde
Agro Rações: Praça de Vila Garrido
Vila Batista: 1ª Igreja Batista
Ilha das Flores: UMEF Antônia Malbar e Igreja Católica São Paulo da Cruz (Ferrinho)
Ilha da Conceição: UMEF Mário Casanova
Aribiri: Bar União (em frente ao Campo Estação) e Conjunto Barcelos: loja Tecvila
Ataíde: Arena Ataíde, Movimento Comunitário, Conjunto Everton Montenegro e Praça
Cavaliere: UMEF Antônio Pinto Rodrigues
Dom João Batista: Unidade de Saúde
Garoto: Igreja Católica e Pet Agro Queiroz
Alecrim: UMEI Julierme da Cruz Dias e Unidade de Vigilância de Zoonoses
Alvorada: Praça Central – Pet Shop Banho e Tosa
Planalto: Quadra de Esportes
Cobilândia: Praça Principal de Cobilândia
Jardim Marilândia: Unidade de Saúde e Centro Comunitário
Rio Marinho: Praça (em frente a igreja católica) e UMEF Maria Eleonora de Azevedo Pereira
Vale Encantado: UMEF Joffre Fraga e Associação de Moradores
Santa Clara: Bar Oliveira
São Torquato: UMEF Juiz Jairo Mattos Pereira
Cobi de Cima: Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Cobi de Baixo: Bar Aquecimento
Nova América: Associação de Moradores

Dia 28 de setembro – Região 5, das 8 às 17 horas

Santa Paula I: Clube dos Veterinários
Santa Paula II: Praça do Bairro
Riviera da Barra: Praça do Bairro
Barramares: Material de Construção Renascer e Unidade de Saúde
Cidade de Deus: Creche Tia Shirley
Cidade da Barra: UMEF Alger Ribeiro Bossois
João Goulart: Casa de Ração JG e Bar dos Santos
Morada da Barra: UMEF Darcy Ribeiro, Unidade de Saúde e Material de Construção Construbom
Jabaeté: Unidade de Saúde, Condomínio Jabaeté e CAIC
Ulisses Guimarães: Padaria Mylla, UMEF Ilha da Jussara e Unidade de Saúde
Terra Vermelha: Associação de Moradores
São Conrado: UMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho
Normília: Centro Comunitário
Barra do Jucu: Unidade de Saúde
Praia da Concha: Associação de Moradores
23 de Maio: Auto Serviço Carioca (em frente Assembleia de Deus)
Praia dos Recifes: Bar da Salomé
Morada do Sol: Igreja Católica Nossa Senhora das Graças
Interlagos: Praça do bairro (ao lado do Restaurante Querubins)
Nova Ponta da Fruta: Bar do Popeye
Ponta da Fruta: Centro Comunitário e Unidade de Saúde
Balneário Ponta da Fruta: Igreja do Nazareno, Campo do João e Associação de Moradores

Guarda Municipal frustra “rolezinho” e apreende cinco motos no Morro do Moreno

A Guarda Municipal de Vila Velha impediu na noite de ontem um “rolezinho” no Morro do Moreno, na região da Praia da Costa. A operação aconteceu por volta das 23 horas e resultou na apreensão de cinco motocicletas, que foram encaminhadas ao pátio do Detran, na Barra do Jucu. Durante a abordagem, os motociclistas tentaram fugir, mas foram rapidamente cercados pelas viaturas da Guarda Municipal.

Os motociclistas foram liberados após a qualificação, uma vez que não possuíam pendências judiciais. No entanto, diversas irregularidades foram identificadas nas motocicletas apreendidas, incluindo canos de descarga livre, ausência de retrovisores e adulteração de placas.

O “rolezinho” é uma prática em que um grupo de motociclistas se reúne para exibir manobras arriscadas e fazer barulho com motocicletas equipadas com escapamentos modificados. Essas atividades não apenas causam distúrbios, mas também representam um grave risco à segurança pública, colocando em perigo tanto os participantes quanto terceiros próximos ao evento.

Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Levantamento feito pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que o horário de verão é bem-visto pela maioria das pessoas. De acordo com a pesquisa, feita com três mil pessoas, 54,9% dos entrevistados são favoráveis à mudança nos relógios ainda este ano.

Deste total, 41,8% dizem ser totalmente favoráveis ao retorno do horário de verão, e 13,1% se revelam parcialmente favoráveis. Ainda segundo o estudo, 25,8% se mostraram totalmente contrários à implementação; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.

Os maiores índices de apoio foram observados nas regiões onde o horário era adotado: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sudeste, 56,1% são a favor da mudança, sendo 43,1% favoráveis e 13% parcialmente favoráveis.

No Sul, 60,6% são favoráveis, 52,3% totalmente favoráveis e 8,3% parcialmente favoráveis; e, no Centro-Oeste, 40,9% aprovariam a mudança – com 29,1% se dizendo totalmente favoráveis e 11,8% parcialmente a favor. Nas três regiões somadas, 55,74% são favoráveis ao adiantamento dos relógios em uma hora.

Para 43,6% dos entrevistados, a mudança no horário ajuda a economizar energia elétrica e outros recursos. Para 39,9%, a medida não traz economia e 16,4% disseram que não sabem ou não têm certeza.

Por regiões

Segundo a pesquisa da Abrasel, a Região Sul é a que apresenta maior parcela da população (47,7%) que acredita que o adiantamento do relógio resulta em economia de recursos. Para 51,8%, a mudança do horário é benéfica para o comércio e serviços, como lojas, bares e restaurantes. Já 32,7% dizem não ver vantagem; e 15,5% afirmam não ter opinião formada.

A pesquisa revela, ainda, que, para 41,7%, a cidade onde moram fica mais atrativa para o turismo quando o horário de verão está vigorando. “Apenas 9,4% disseram que fica [a cidade] menos atrativa, enquanto 43,6% não sentem diferença”, diz o levantamento.

O estudo mostra também que as pessoas se sentem mais seguras durante os períodos em que o horário de verão é adotado, em especial com relação ao horário de saída para o trabalho. Segundo a pesquisa, 35,2% se sentem mais seguros com a mudança, enquanto 19,5% se dizem menos seguros. Para 41,9% a mudança não traz influência.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Governo

Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconheceu o ministro.

Fonte: Agência Brasil

Proposta identificação para quem tem epilepsia

Instituir a Carteira Estadual de Identificação da Pessoa com Epilepsia (Ceipe) é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 490/2024, protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pelo deputado Dr. Bruno Resende (União).

Na justificativa da proposição, o parlamentar ressalta que não há, no Espírito Santo, fonte específica que estabeleça o quantitativo de pessoas com epilepsia atendidas pelos serviços públicos municipais, principalmente, os equipamentos pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“A implementação deste instrumento de monitoramento possibilitaria ao poder público estadual não somente saber a existência de quantitativo numérico, mas fomentar o desenvolvimento de estratégias potencializadoras relacionadas à melhoria dos atendimentos e da qualidade de vida desses munícipes, por meio de políticas públicas focalizadoras”, ressalta Dr. Bruno.

Segundo a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), a causa da epilepsia envolve diversos aspectos, como lesão congênita (presente ao nascimento) ou adquirida no cérebro; infecções (meningite, encefalite, etc); abuso de bebidas alcoólicas ou substâncias psicoativas; complicações ocorridas antes ou durante o parto; e malformações do cérebro tanto das estruturas cerebrais quanto dos vasos sanguíneos no seu interior.

Características do documento

De acordo com a iniciativa, o documento deverá ser da cor roxa, uma alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre Epilepsia, celebrado anualmente no dia 26 de março. A Ceipe deverá ser expedida gratuitamente pela gestão estadual de saúde e terá prazo de validade indeterminado, tanto na versão física quanto na digital.

Entre os objetivos da carteira estão possibilitar a contagem das pessoas com epilepsia no estado; realizar o censo estadual desses cidadãos; e manter banco de dados atualizado, anualmente, a fim de se obter o quantitativo de indivíduos atendidos, tipo de epilepsia, medicação fornecida e perfil socioeconômico.

O requerimento da carteira será feito mediante laudo médico com Classificação Internacional de Doenças (CID), com prazo de validade de 60 dias e a ser emitido por médico neurologista, psiquiatra ou clínico geral, devidamente inscrito em conselho de classe profissional. A carteira deverá conter informações como nome completo, foto, identidade, CPF, endereço, telefone, e-mail e dados do responsável para contato.

Caso a documentação seja aprovada, a expedição da Ceipe deverá ser realizada dentro de 20 dias úteis a partir do requerimento. Caberá ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), informar ao público como ter acesso à carteirinha.

Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação deve começar a valer a partir da publicação em diário oficial.

Análise da proposta

A matéria foi lida no Expediente da sessão ordinária do dia 27 de agosto e encaminhada para análise das comissões de Justiça, Direitos Humanos, Saúde  e Finanças.

Acompanhe o andamento do PL 190/2024

Conheça o Circuito Turístico das Três Santas: um mergulho na cultura europeia no ES

O Circuito Turístico das Três Santas, composto pelos municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina, proporciona uma jornada única pela Região dos Imigrantes, no Espírito Santo. Com forte influência da imigração europeia, principalmente alemã e italiana, o circuito oferece uma experiência autêntica que preserva e celebra a história e o modo de vida dos imigrantes, encantando turistas com sua riqueza cultural e belezas naturais.

As três cidades, localizadas a cerca de 50 quilômetros uma da outra, facilitam o deslocamento e convidam os visitantes a explorar paisagens deslumbrantes e um rico patrimônio histórico. Além disso, a gastronomia local é um dos grandes atrativos, destacando pratos típicos como Milchbrot, Spitzbuben, Käsekuchen, Streusel Kuchen, Strudel, além de biscoitos caseiros e iguarias salgadas como linguiça de boi, queijos e Blutwurst.

Patrimônio cultural e natural

A região não é apenas um testemunho da resiliência dos imigrantes, mas também um refúgio para os amantes da natureza. O circuito combina paisagens naturais com uma rica herança cultural, tornando-se uma parada obrigatória para quem deseja vivenciar o melhor do turismo histórico e gastronômico no Espírito Santo.

“O Circuito das Três Santas é um exemplo de como a herança cultural e a beleza natural podem se complementar para criar uma experiência turística inesquecível. Este circuito não só preserva e celebra a história dos imigrantes, mas também impulsiona a economia local e fortalece a identidade cultural das cidades envolvidas”, destacou o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.

Corpo de Bombeiros intensifica combate à incêndios florestais com Operação Saturação

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) iniciou, nessa segunda-feira (16), a Operação Saturação, que tem como objetivo reforçar o efetivo dedicado ao combate a incêndios florestais em todo o Estado. O planejamento prevê que mais bombeiros estejam empenhados, exclusivamente, nas ações de combate a incêndios em vegetação, sem prejuízo para o atendimento das demais ocorrências.

A partir da publicação do decreto de Situação de Emergência, assinado pelo governador Renato Casagrande no último dia 09, foi criada uma sala de crise que concentra as tomadas de decisão do Corpo de Bombeiros Militar. Considerando o volume de ocorrências de incêndio em vegetação e a necessidade de organização operacional para o atendimento dessas ocorrências, foi deflagrada a Operação Saturação.

Neste planejamento, o Estado foi dividido em 14 áreas operacionais e cada uma passou a contar com equipes dedicadas exclusivamente à atuação em incêndios em vegetação. A equipe extra atua em conjunto com o efetivo ordinário, que atende tanto às ocorrências de incêndio, quanto às demais.

Cada equipe extra é composta por quatro militares e está equipada com uma caminhonete com kit florestal, que possibilita a entrada em regiões de mata onde o caminhão de combate não pode chegar. Os militares também dispõem de abafadores, bombas costais e todo o equipamento necessário para a atuação em incêndios florestais.

Para a composição do efetivo extra, o CBMES está escalando militares que estariam de folga, por meio do pagamento de ISEO (Indenização Suplementar de Escala Operacional) e de diárias. A previsão é que a Operação Saturação seja mantida até o dia 10 de novembro.

“Nossos militares estão atuando em diversas frentes, em conjunto com outros órgãos, como o Iema [Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos], Defesas Civis Municipais, NOTAer, empresas privadas e sociedade civil. Este é o momento de todos estarmos empenhados na preservação das nossas matas. O mundo inteiro está passando por um período difícil, de grandes incêndios, muita seca e calor. O Corpo de Bombeiros Militar está empregando todos os recursos para mitigar os efeitos desse período crítico”, afirmou o diretor de operações do CBMES, tenente-coronel Márcio Rodrigues.

O CBMES atendeu, até o final de agosto deste ano, 2.331 ocorrências de incêndio em vegetação em todo o Estado. Em 2023, no mesmo período, foram 1.199 ocorrências. De 1º a 15 de setembro, a corporação já registrou 458 ocorrências de incêndio em vegetação, o que já é mais que o dobro registrado em todo o mês de setembro do ano passado (216 ocorrências). Se o cenário se mantiver, o Estado poderá ter o mês de setembro com o maior número de incêndios desde 1998.

“Sabemos que a ação humana é a principal causa de incêndios em vegetação e, em muitos casos, são incêndios criminosos. Em um cenário como este, a população tem um papel muito importante que é denunciar as pessoas que provocam essas queimadas. As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181. Quem tiver fotos e vídeos pode enviar, também de forma anônima, pelo site www.disquedenuncia181.es.gov.br”, orientou Rodrigues.

CICC Estiagem

Na manhã desta terça-feira (17), o Comitê Integrado de Comando e Controle (CICC) Estiagem, que reúne órgãos responsáveis pelas ações de mitigação dos impactos da estiagem que atinge o Espírito Santo, fez uma reunião. O CICC foi criado em novembro de 2023 em razão da escassez hídrica que acometeu o Estado à época. No início deste ano, as atividades foram reduzidas diante da retomada do volume de chuvas, contudo o comitê voltou a se reunir quando os níveis hídricos voltaram a ficar críticos.

Participaram representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), Corpo de Bombeiros Militar; Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Iema.

Os representantes dos órgãos participantes do CICC apresentaram levantamentos e dados que indicam que o período crítico de estiagem pelo qual o Estado passa exige mobilização de todos. Os níveis dos rios estão baixos em todo o Estado, parte das estações de captação de água estão com suas ações prejudicadas e temperaturas acima da média foram registradas em quase todos os meses do ano. Os dados desta terça-feira (17) apontam que todo o Espírito Santo se encontra em seca fraca ou moderada. Devido ao cenário, a Agerh vai publicar, nesta quarta-feira (18), uma resolução de alerta com medidas para o uso consciente da água, bem como restrições para grandes usuários.

Scroll to top