Dia: 20 de setembro de 2024

Sabatina RedeTV-ES: Semana dos candidatos à prefeitura de Serra

Igor Elson (PL), Wylson Zon (Novo) e o professor Roberto Carlos debateram com a equipe da Redetv-ES e sistematizaram suas principais propostas para a população do município de Serra. Audifax Barcelos (PP), Pablo Muribeca (PR) e Weverson Meireles (PDT) não compareceram e se justificaram por meio de notas.

Continue Reading

Assembleia vai propor ações para garantir água em Jaguaré

O município de Jaguaré, Norte do estado, recebeu visita de parlamentares na manhã desta sexta-feira (20) para discutir o risco de desabastecimento de água na região por conta da queda no nível de armazenamento da Barragem do Rio Jundiá, que fica na localidade de Água Limpa. A visita foi uma ação do recém-criado grupo de trabalho da Assembleia Legislativa (Ales) que vai formular sugestões para reduzir os impactos tanto da crise hídrica quanto do aumento das queimadas em todo o território capixaba.

Preocupados com a estiagem prolongada, produtores rurais e lideranças comunitárias acionaram o Legislativo para conhecer a realidade do município. A Barragem de Água Limpa foi inaugurada em 2018 com uma área de 23 hectares e capacidade de armazenamento de 433 milhões de litros de água. Porém, de acordo com a prefeitura municipal, com o crescimento populacional e com as variações climáticas, o consumo está muito além do que foi projetado para o local e as comunidades atingidas reivindicam a construção de outro reservatório.

“Quanto maior é a disponibilidade de água, maior é a nossa tranquilidade para superar momentos de crise como esse que estamos vivendo e que estão a cada ano se agravando. Nós aqui do campo esperamos que o poder público desenvolva tanto uma legislação que facilite o licenciamento das atividades, que tenha como meta e objetivo a reservação hídrica e a preservação ambiental, bem como que proponha ações concretas com investimento público no sentido de construção de novas barragens”, reivindicou o produtor rural Luciano Laquini.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ales, deputado Gandini (PSD), falou das constatações e de quais serão os próximos passos que o colegiado irá adotar. “A gente vê que a situação está crítica e precisamos avançar para ter um planejamento de segurança hídrica mais abrangente em todo o estado. Lembrando que a pessoa na cidade às vezes não está preocupada porque está em outro município, mas a alimentação vem do interior, né? Sem água não tem vida. A ideia é fazer um plano de barragens para todo o estado”, frisou.

O presidente da Ales, Marcelo Santos (União), destacou que a crise hídrica é um grave problema que compromete tudo e reflete na economia, pois atinge a indústria, a agricultura e toda a população. Marcelo explicou que um dos motivos da viagem foi conhecer uma área para uma possível construção de outro reservatório de água. “Está aí uma pauta importante, que é o orçamento no Estado, e é a partir desse orçamento que a gente corrige distorções, por exemplo, num debate como esse de queimada e segurança hídrica, que se faz necessário ter um planejamento, um plano de contenção, de retermos essa água fazendo barragens”, informou.

O deputado ainda falou da preocupação com o abastecimento em Jaguaré. “(…) Se por acaso essa lâmina da água baixar mais um bocado, a cidade não vai ter como ser abastecida, vão ter que usar mecanismos como carro pipa (…). Então, é um tema muito importante, sensível, que nós estamos atentos, não só aqui em Jaguaré, mas em todo o Espírito Santo. E vamos dar uma resposta para a população, para os líderes dessas cidades, com o retorno e a participação do governo do Estado, que é quem detém o orçamento e a sensibilidade do governador, que também decretou emergência nesse caso aqui no nosso Estado”, ressaltou.

Iema recomenda suspensão de escalada no Monumento Natural o Frade e a Freira após incêndio

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) alerta aos praticantes de escalada do Monumento Natural Estadual o Frade e a Freira (Monaff) para evitarem a prática do esporte nos próximos dias. A medida de segurança é necessária em virtude do incêndio que atingiu a Unidade Conservação (UC) nos últimos dias, que pode ter comprometido os grampos instalados na rocha.

Na última sexta-feira (13), um incêndio florestal atingiu o Monaff e, desde então, as equipes do Iema, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e parceiros estão atuando intensivamente no combate às chamas. O incêndio foi controlado, mas a área segue sendo monitorada pela equipe do Iema.

“Dada a popularidade da área entre os praticantes de escalada, na semana que vem será realizada uma avaliação técnica dos grampos instalados na rocha pela Associação Capixaba de Escalada. O incêndio pode ter comprometido a estrutura desses equipamentos e é imprescindível assegurar que estejam em condições adequadas para uso, de forma a garantir a segurança de todos”, destacou a gestora do Monaff, Janine Marta Scandiani.

Ela reforçou a importância de que, até a conclusão dessa avaliação, os escaladores evitem a prática de atividades na via do Frade, priorizando sempre a segurança e a prudência.

Torneio Brasil de Robótica promove transformação social e educacional em Vila Velha

Neste sábado (21), Vila Velha vai receber o Torneio Brasil de Robótica (TBR), uma iniciativa da R2E Robótica Educação e Eventos que visa transformar positivamente a vida de crianças e jovens por meio da educação em robótica. O evento, que vai acontecer no Colégio Batista Brasil e promete atrair cerca de 240 competidores de diversas cidades do Espírito Santo e Sul da Bahia, incluindo Vila Velha, Castelo, João Neiva e Eunápolis.

O TBR é uma plataforma inclusiva que atende crianças a partir dos 3 anos, organizadas em quatro modalidades: KIDS 2, MIDDLE 1, MIDDLE 2, HIGH e Technic. As equipes competirão em quatro categorias de avaliação: Mérito Científico, Organização & Método, Tecnologia & Engenharia e Desafio Prático, com o objetivo de propor soluções inovadoras a partir de temas centrais estabelecidos pela UNESCO/ONU. Essa abordagem garante a relevância global dos desafios enfrentados pelas equipes, que se envolvem em pesquisas e desenvolvimento tecnológico.

Durante a competição, as equipes deverão demonstrar suas habilidades ao projetar, construir e programar robôs para resolver problemas em um cenário pré-estabelecido, onde cada robô terá apenas 2 minutos para realizar suas tarefas. Além de um desafio técnico, o evento também estimula a organização, a gestão e promove o desenvolvimento humano em suas diversas formas.

As equipes vencedoras em cada categoria receberão reconhecimento especial, incluindo prêmios para os três melhores classificados. Essa etapa regional é uma oportunidade crucial para que os competidores se classifiquem para a Final Nacional, que vai ocorrer nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2024, em Vila Velha.

Com entrada franca, o TBR se posiciona como um evento acessível e motivador, incentivando a participação de alunos de escolas públicas e privadas. O início das atividades está marcado para as 8h00 e o encerramento será às 18h. O torneio não é apenas uma competição, mas uma celebração da educação e da inovação, promovendo um ambiente colaborativo onde o aprendizado se une ao espírito competitivo.

Du (Avante) é sabatinado no Rede Cidades

O Jornal Rede Cidades recebe, nesta sexta-feira (20), o candidato a prefeito de Vitória, Du (Avante). Ele vai participar da sabatina promovida pela RedeTV! Espírito Santo. Ele será sabatinado pelo editor-chefe e apresentador Ramon Ribeiro e pelo jornalista Arleson Schneider. O candidato vai responder sobre temas relacionados à saúde, educação, inclusão social, segurança pública, trânsito e mobilidade urbana, desenvolvimento do município, polarização política,  esporte, turismo e lazer.

O Jornal Rede Cidades começa às 18h35. A sabatina terá duração de 25 minutos, sem intervalo comercial. Você acompanha ao vivo na RedeTV! ES (canal 18.1), 20 e 520 na NET; e no portal redees.com.br

Veja a ordem de entrevistas dos candidatos a prefeito de Cariacica

Na segunda-feira (02), foi realizada a primeira sabatina com a candidata à prefeita de Cariacica, Célia Tavares (PT). Na terça-feira (03) seria a vez do prefeito e candidato à reeleição Euclério Sampaio (MDB). No entanto, o candidato não compareceu alegando compromissos da agenda da campanha eleitoral e enviou uma nota. Na quarta-feira (04), foi realizada a sabatina com o candidato Ivan Bastos (PL).

Leia a nota enviada pela assessoria de campanha de Euclério Sampaio (MDB):

“O prefeito Euclério Sampaio lamenta não conseguir comparecer à sabatina, por conta de compromissos previamente agendados. Neste horário, ele estará ao lado de moradores de Cariacica conversando sobre a cidade e em três lançamentos de campanha de vereadores da coligação – agendas marcada há semanas. O prefeito parabeniza a iniciativa da RedeTV! ES, conhecida por seu jornalismo sério, de fortalecer a democracia com a realização de sabatinas. Lamenta não poder comparecer, mas segue à disposição para falar sobre suas propostas e ações até o fim desta campanha eleitoral.”

Confira a ordem de entrevistas dos candidatos a prefeito da Serra

Na quinta-feira (05), a RedeTV! Espírito Santo deu inicio à série de sabatinas com os candidatos a prefeito do município da Serra. O entrevistado sabatinado foi Igor Elson (PL). Na sexta-feira (06), foi a vez do candidato Wylson Zon (Novo).

Na segunda-feira (09), Audifax Barcelos (PP), seria o terceiro candidato da Serra a ser sabatinado, mas ele não compareceu. A assessoria de imprensa enviou uma nota.

Leia a nota enviada pela assessoria de campanha de Audifax Barcelos (PP):

“A assessoria de imprensa do candidato a prefeito da Serra Audifax Barcelos informou que, infelizmente, devido a um conflito de agendas já confirmadas anteriormente, no município da Serra, o candidato não conseguirá comparecer no horário proposto. O candidato Audifax pediu desculpas por esse contratempo e solicitou, se possível, uma nova data para a entrevista.”

Na terça-feira (10), seria a vez do candidato a prefeito da Serra, Pablo Muribeca (Republicanos), mas ele também não compareceu. A assessoria de campanha enviou uma mensagem de texto enviada ao editor-chefe e apresentador do telejornal, Ramon Ribeiro.

Veja a mensagem enviada pela assessoria de Pablo Muribeca (Republicanos):

“Não iremos participar pela correria da agenda, mas agradecemos o convite.”

O candidato Weverson Meireles (PDT), que seria sabatinado na última quarta-feira (11), também não compareceu aos estúdios da RedeTV! Espírito Santo. A assessoria da campanha Weverson enviou uma nota.

Leia a nota enviada pela assessoria de campanha de Weverson Meirelles (PDT):

Em respeito ao convite recebido da estimada emissora de comunicação, a coordenação de campanha do candidato Weverson Meireles vem, por meio desta, esclarecer que, em razão de compromissos previamente assumidos e da necessidade de priorizar a presença do candidato em atividades de rua e junto à população, não será possível comparecer à entrevista agendada. Tal decisão foi tomada após uma criteriosa avaliação estratégica. O candidato, juntamente com sua equipe, entende que, nesse momento, esse contato próximo é importante para a adequada escuta das demandas populares, o que impossibilitou a participação na importante sabatina. Ressalta-se que, ao declinar do convite, o candidato não o faz por desconsideração, mas sim em respeito à sua agenda pública.  Agradecemos imensamente ao veículo de comunicação pela oportunidade oferecida, reconhecendo o importante papel da imprensa no processo eleitoral e no fortalecimento da democracia. O candidato reforça seu compromisso com a transparência e a livre manifestação base de sua campanha.  Por fim, reiteramos o pedido de desculpas pela impossibilidade de comparecimento e reafirmamos nossa intenção de participar de futuros convites que estejam alinhados com a disponibilidade da agenda, certos de que as contribuições dos meios de comunicação são essenciais para um debate democrático robusto e plural.”

Na quinta-feira (12), foi realizada a sabatina com o candidato a prefeito da Serra, Professor Roberto Carlos (PT).

Sabatina com candidatos de Vitória começa com ausência de Lorenzo Pazolini (Republicanos)

Nesta sexta-feira (13), começaria a sabatina com os candidatos à prefeitura de Vitória. De acordo com o sorteio realizado na última quarta-feira (04), com participação de assessores da campanha, ficou definido que Lorenzo Pazolini (Republicanos), seria o primeiro candidato a ser sabatinado. Porém, o atual prefeito e candidato à reeleição enviou uma nota dizendo que não poderia comparecer aos estúdios da RedeTV! Espírito Santo por questões de agenda.

Leia a nota enviada pela assessoria de campanha de Lorenzo Pazolini (Republicanos):

“Gostaria de expressar minha profunda gratidão pelo honroso convite. Infelizmente, devido a compromissos previamente agendados para esta data e horário, não poderei comparecer. Agradeço imensamente pela consideração e desejo muito sucesso ao evento”, diz a nota enviada por sua assessoria.

Na segunda-feira (16), foi realizada a sabatina com o candidato a prefeito de Vitória, João Coser (PT).

Na terça-feira (17), foi a vez da candidata a prefeita de Vitória, Camila Valadão (Psol).

Na quarta-feira (18), foi a vez de Assumção (PL), candidato a prefeito de Vitória.

Na quinta-feira (19), Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB), candidato a prefeito de Vitória, foi sabatinado no Rede Cidades.

Confira as datas das próximas sabatinas:

VITÓRIA

Du (Avante) – sexta-feira (20/09)

VILA VELHA

Arnaldinho Borgo (PODEMOS) – segunda-feira (23/09)

Maurício Gorza (PSDB) – terça-feira (24/09)

Nícolas Trancho (PSOL) – quarta-feira (25/09)

João Batista Babá (PT) – quinta-feira (26/09)

Coronel Ramalho (PL) – sexta-feira (27/09)

Processo seletivo da Sedu contratará professores temporários

Foto: Sedu/Divulgação

Quem tem licenciatura e tem o desejo de dar aula não pode perder essa oportunidade. Isso porque a Secretaria da Educação (Sedu) vai estar com processo seletivo para contração temporária de professores.

Os salários variam entre R$ 3.265,94 e R$ 6.018,32 e a carga horária é de 25 horas semanais, segundo o edital publicado nesta quinta-feira (19).

Uma vez selecionado, os professores contratados poderão atuar nas áreas de ensino fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos – EJA, educação escolar quilombola, educação escolar indígena e educação do campo. É importante ressaltar que o critério de seleção dos candidatos será feito por meio de títulos.

As inscrições começam na próxima quarta-feira (25) a partir das 10h e terminam no dia 4 de outubro às 17h. Quem estiver pode se cadastrar por meio do site: sedu.es.gov.br

Lista de todas as vagas

Professor A

Base Nacional Comum

Professor B 

Arte
Biologia/ Ciências
Educação Física
Ensino Religioso
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
História
Inglês
Língua Pomerana
Língua Portuguesa
Matemática
Química
Sociologia

Professor B2

Arte
Biologia/ Ciência
Educação Física
Ensino religioso
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
História
Inglês
Língua Pomerana
Língua Portuguesa
Matemática
Química
Sociologia
Linguagens e Códigos
Ciências da Natureza
Ciências Humanas
Agricultura
Ensino Religioso (Ef)
Economia Doméstica
Zootecnia
Agrárias Espanhol (EMI)
Ciências Agropecuárias

Professor B3

Agricultura
Ensino Religioso (Ef)
Economia Doméstica
Zootecnia
Agrárias Espanhol (EMI)
Ciências Agropecuárias

Professor B Quilombola

Arte e Cultura Quilombola
Ciências e Conhecimentos Tradicionais
Educação Física e Corporeidade
Diversidade Religiosa
Geografia e Território Quilombola
História e Memória Coletiva
Língua Portuguesa e Narrativas Quilombolas
Étino-Cálculo

Professor B Indígena

Arte e Culturas Indígenas
Educação Física, Práticas Corporais e Esportivas
Biologia e Conhecimentos Tradicionais
Língua Inglesa
Filosofia e Interfaces Culturais
Física e Conhecimentos Tradicionais
Geografia e Gestão Territorial
História e Historiografia Indígena
Língua Indígena Tupi
Língua Indígena Guarani
Língua Portuguesa, Literatura e Literaturas Indígenas
Matemática e Conhecimentos Tradicionais
Química e Conhecimentos Tradicionais
Sociologia e Organização Social dos Povos Indígenas

Pedagogo

Escolas regulares

Professor pedagogo

Neapie
Espaços de Privação de Liberdade (Sistema Prisional E Unidades Socioeducativas);
Educação do Campo
Classe Abrigo
Atendimento Educacional em Regime Hospitalar
Educação Escolar Quilombola
Educação Escolar Indígena

Professor da educação especial

Professor Especializado para Área de Deficiência Visual
Professor Especializado para Área de Altas Habilidades/ Superdotação
Professor para Atendimento Educacional Especializado para Área de Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (Tea)
Professor para Atendimento Educacional Especializado para Área de Deficiência Auditiva
Professor Especializado com Atuação na Educação Especial em Libras
Professor Especializado com Atuação na Educação Especial Em Libras – Candidato Ouvinte

 

 

 

Polícia Civil inicia segunda fase do Projeto Recupera

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) enviou, nesta quinta-feira (19), mais 200 intimações do Projeto Recupera, cujo objetivo é recuperar celulares roubados ou furtados. Moradores da Região Metropolitana de Vitória receberam as mensagens pelo Whatsapp, com as informações sobre o local, data e horário em que devem comparecer para prestar esclarecimentos.

As mensagens emitidas nesta quinta contêm as orientações ao intimado e um documento em PDF, que é a intimação da Polícia Civil, assinada pelo Superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Ícaro Ruginski, e com um QR Code que permite verificar a validade do documento. As intimações do Projeto Recupera são enviadas, exclusivamente, pelo WhatsApp, pelo número (27) 99849-4228. Não é necessário responder à mensagem, nem enviar qualquer tipo de documento pelo WhatsApp. A PCES não responde mensagens enviadas neste número.

Os atendimentos desta etapa do Projeto Recupera serão realizados no sábado (21), na 1ª Delegacia Regional de Vitória, entre 08h e 15h. O intimado deve comparecer à Delegacia no horário indicado na intimação, levando um documento com foto. A ausência sem justificativa poderá caracterizar crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal.

O projeto

O Projeto Recupera é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), consistindo em uma operação permanente, dedicada à recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados, com o objetivo de restituí-los aos seus legítimos proprietários.

Para isso, são utilizadas tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, bem como a colaboração das operadoras de telefonia e de outras autoridades de segurança pública, para localizar e devolver os aparelhos recuperados.

Na primeira fase, deflagrada em julho, foram enviadas 502 intimações que resultaram na devolução de mais de 200 aparelhos, o que representa mais de 40% de recuperação. Os telefones foram restituídos aos legítimos donos em uma solenidade no Palácio Anchieta.

As informações coletadas a partir da devolução dos aparelhos foram encaminhadas para as delegacias responsáveis pela investigação dos crimes de origem, auxiliando na elucidação de furtos e roubos e na identificação de suspeitos.

Governo do ES recebe atletas e paratletas que representaram o Espírito Santo em Paris

O governador do Estado, Renato Casagrande, recebeu, nesta quinta-feira (19), no Palácio Anchieta, atletas e paratletas capixabas que participaram da edição 2024 da Olimpíada e Paralimpíada de Paris. As duas medalhistas que representaram o Espírito Santo nos Jogos Paralímpicos, as nadadoras Mariana Gesteira e Patrícia Pereira, também estiveram presentes.

Mariana Gesteira, que é contemplada pelo programa Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), conquistou duas medalhas de bronze na Paralimpíada, nas provas dos 100m livre e 100m costas (classe S9). Já Patrícia Pereira, beneficiada pelo Bolsa Atleta, também da Sesport, faturou uma prata, nos 50m peito (classe SB3), e um bronze, no revezamento 4×50 livre misto, ao lado de Daniel Mendes, Lidia Cruz e Talisson Glock.

Com quatro medalhas no currículo (prata no Rio, em 2016, e bronze em Tóquio, em 2021), Patrícia Pereira se tornou a capixaba com o maior número de pódios na história das Olimpíadas ou Paralimpíadas, superando o atleta paralímpico Daniel Mendes, que conquistou três medalhas (prata em Londres, em 2012, e ouro e bronze no Rio, em 2016). Mariana Gesteira, que já havia conquistado um bronze, em Tóquio, chegou também à terceira medalha de sua carreira.

“Para nós ver vocês levando a bandeira do Espírito Santo ao lugar alto mais do pódio é muito importante. É também uma conquista para nós que investimos no esporte. Bom saber que tem gente no nosso Estado disputando a competição mais desejada do mundo. Vocês estão vencendo desafios todos os dias e são nosso orgulho. Seja na vida ou no esporte, vocês são vencedores”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Também estiveram presentes no Palácio Anchieta o treinador Leonardo Miglinas, técnico da seleção brasileira e do Clube Álvares Cabral, que acompanhou Mariana Gesteira em Paris; o paratleta Marcos Vinícius Oliveira, que participou da disputa do atletismo na Paralimpíada; e a ginasta Déborah Medrado, que esteve na Olimpíada com o conjunto da seleção brasileira de ginástica rítmica. Marcos Vinícius Oliveira e Déborah Medrado são contemplados pelo Bolsa Atleta.

As jogadoras capixabas do basquete em cadeira de rodas também compareceram ao encontro. Com convocações constantes para a seleção brasileira da modalidade, elas não foram para Paris, já que o Brasil não conseguiu a classificação. Porém, agora a equipe está na expectativa para a inauguração do Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência, que está sendo construído na sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória. A obra deve ficar pronta até novembro.

“É com grande satisfação que recebemos nossas medalhistas e atletas olímpicos aqui no Palácio Anchieta, juntamente com o governador Renato Casagrande. Em breve, teremos a inauguração do nosso Centro de Excelência, uma obra que será um marco no paradesporto nacional e capixaba. Nossos paratletas estão de parabéns, com suas conquistas ao redor do mundo, como foi o caso das medalhas em Paris da Mariana e da Patrícia”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Compareceram ao evento com o governador as atletas: Bisa Silva, Bruna Rosa, Evilânia Souza, Geisiane Maia, Jéssica Santana, Maria de Fátima Silva e Paola Klokler. Todas são contempladas pelo Bolsa Atleta.

DER-ES anuncia novas instalações de radares na Rodovia das Paneleiras

Após o término do contrato com a empresa anterior no início do ano, o Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) está implantando 162 novos equipamentos em todo o estado.

Na Terceira Ponte, no Complexo Viário de Carapina e na Reta das Paneleiras, os radares já começaram a multar. Na última semana, foram instalados novos radares em um ponto adicional da Reta das Paneleiras.

Em comunicado ao Folha Vitória, o DER informou que “os equipamentos localizados mais adiante, na antiga reta do aeroporto, ainda passarão pela aferição do IPEM e começarão a registrar infrações apenas depois disso, portanto, sem uma data definida”.

Na Rodovia das Paneleiras, três novos radares foram instalados: um na faixa de pedestres perto do viaduto de Carapina, outro em frente ao Vitória Apart Hospital e o terceiro na antiga reta do aeroporto, que ainda não registra multas por ter sido instalado recentemente. A velocidade máxima permitida nessa rodovia é de 80 km/h.

De acordo com o órgão, na Terceira Ponte, que é a principal ligação entre Vitória e Vila Velha, a velocidade máxima permitida é de 60 km/h ao se aproximar de Vitória e 70 km/h ao se aproximar de Vila Velha.

No Complexo Viário de Carapina, em frente ao Vitória Apart Hospital, onde um radar já está operando, as infrações mais frequentemente verificadas são excesso de velocidade (acima de 60 km/h), avanço de semáforo e desrespeito à faixa de pedestres.

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

Apenas uma parte ínfima dos incêndios florestais que se proliferam pelo país é iniciada por causas naturais. A constatação é da doutora em geociências Renata Libonati, coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“De todos os incêndios que acontecem no Brasil, cerca de 1% é originado por raio. Todos os outros 99% são de ação humana”, afirma.

A pesquisadora é responsável pelo sistema Alarmes, um monitoramento diário por meio de imagens de satélite e emissão de alertas sobre presença de fogo na vegetação. Ao relacionar os dados com a proibição vigente de colocar fogo em vegetação, ela afirma que “todos esses incêndios, mesmo que não tenham sido intencionais, são de alguma forma criminosos”, disse em entrevista à Agência Brasil.

Com base em dados que ficam disponíveis a cada 24h, a professora constata que “a situação é muito crítica” nos três biomas analisados, sendo a pior já registrada na Amazônia. Em relação ao Cerrado e o Pantanal, ela ressalta que a presença das chamas está “muito próxima do máximo histórico”.

Renata Libonati associa o fogo que consome vegetação em diversas regiões brasileiras a atividades econômicas. “A ocorrência dos incêndios no Brasil está intimamente relacionada ao uso da terra”.

Com o olhar de quem acompanha cada vez mais eventos climáticos extremos, a pesquisadora percebe um ultimato: “Nosso estilo de vida atual é incompatível com o bem-estar da nossa sociedade no futuro”.

Fonte: Agência Brasil

Scroll to top