Os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta ganharam uma nova atração turística e cultural: o Vale do Segredo, que se estende entre as zonas rurais de Urtiga, Gruta e Alto Gruta, em Cachoeiro de Itapemirim, e a comunidade de Belém, em Vargem Alta.
A região é rica no cultivo de café, banana, hortaliças e piscicultura, além de oferecer diversas opções para lazer e prática esportiva. Outro destaque é a fabricação de uma série de produtos da agroindústria, como mariola, doces caseiros, linguiças e queijos produzidos por pequenos e médios agricultores.
O autor do projeto, deputado Wellington Callegari, falou da importância do local: “Cachoeiro de Itapemirim e Vargem Alta são cercadas de belezas e riquezas naturais. O Vale do Segredo é uma delas e precisa de investimentos do poder público para promoção e visibilidade de suas potencialidades nas áreas do artesanato, gastronomia, agroturismo e ecoturismo. Isso movimentará ainda mais a economia da região, gerando emprego e renda provenientes das atividades locais, criando um novo polo de desenvolvimento para as duas cidades e valorizando o trabalho das famílias que vivem no campo”, pontuou.
O deputado lembrou que a região Sul do Estado é uma significativa engrenagem para a economia do Estado: “Não podemos esquecer que Cachoeiro e Vargem Alta são duas cidades que ajudam muito a movimentar a economia do Estado. Cachoeiro é protagonista na área de rochas e Vargem Alta na agricultura. Na semana passada, aprovamos outro projeto que concedeu a Vargem Alta o título de ‘Capital Capixaba da Culinária Suína’, sendo o município responsável por 11% do comércio e criação de suínos do Espírito Santo”, enfatizou.
O projeto agora segue para sanção ou veto do governador Renato Casagrande. O acolhimento da proposta consolida o mais novo roteiro turístico do Estado, sendo mais uma opção para quem busca lazer e diversão.