O Balcão Virtual é mais um dos canais de atendimento das unidades do Poder Judiciário do Espírito Santo. Por meio deste serviço, a cidadã ou cidadão consegue tirar suas dúvidas de forma online por videoconferência, sem agendamento prévio e durante o horário de atendimento ao público.
O serviço é oferecido de forma individualizada e conforme a ordem cronológica de ingresso na plataforma. E o acesso pode ser feito pelo botão Balcão Virtual, no Portal TJES, ou pelo endereço eletrônico a seguir: https://sistemas.tjes.jus.br/balcaovirtual-jurisdicionado/
A pessoa deve digitar o nome da unidade judiciária com a qual quer fazer contato e clicar no botão Avançar. Em seguida, a usuária ou usuário deve conferir o horário de atendimento, informar o nome completo e clicar em “Solicitar Atendimento Virtual”.
Caso a sala de atendimento esteja ocupada, o sistema informará sua posição na fila de espera. E quando aparecer a mensagem “O seu atendimento será iniciado”, clique no botão “Entrar na sala virtual”.
Neste momento, clique em “Pedir para participar”, após informar novamente o nome para entrar na sala de atendimento do aplicativo Google Meet, que deverá estar instalado no aparelho. E não se esqueça de permitir o uso da câmera e do microfone.
Mas, atenção! O Balcão Virtual não substitui o peticionamento através dos sistemas de processos eletrônicos adotados pelo TJES, sendo vedado o seu uso para o protocolo de petições ou para atendimento nos gabinetes de magistradas e magistrados.
Ainda precisa de ajuda para usar o Balcão Virtual? Confira o manual especialmente preparado para o público externo em:
https://sistemas.tjes.jus.br/ediario/images/manual_balcao_virtual_acesso_publico_externo.pdf