Na tarde desta quinta-feira (24), o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa recebe uma importante ação educativa promovida pela equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa.
A atividade envolverá 60 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, que fica no bairro Moscoso, e tem como foco a sensibilização sobre temas cruciais como a preservação da água, o manejo de resíduos sólidos e a importância da Mata Paludosa.
A ação visa sensibilizar os participantes para se tornarem agentes de transformação em suas comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
Um circuito de atividades lúdicas e interativas foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) para abordar essas temáticas. Nele, os alunos terão a oportunidade de explorar o ambiente natural e aprender sobre sustentabilidade de forma envolvente.
A interpretação ambiental será uma das principais metodologias utilizadas, para conectar os estudantes de maneira prática e educativa ao ecossistema local e fomentar a conscientização desde a infância.
Mata Paludosa
Caracterizada como uma área de alagados que possui uma vegetação única e de grande importância para a conservação da biodiversidade local, a Mata Paludosa tem um pequeno fragmento em Vitória.
O Refúgio de Vida Silvestre Mata Paludosa é uma unidade de conservação de proteção integral que abrange uma área de 28,69 hectares, composta por áreas públicas e privadas no bairro Jardim Camburi.
A história do Revis é marcada pela incorporação do Parque Municipal da Fazendinha Roberto Anselmo Kautsky e da Reserva Ecológica Municipal Mata Paludosa.