Fashion Flash

A gula da moda: por quê tantas casas de luxo investem em estabelecimentos gastronômicos?

Desde ativações temporárias a grandes restaurantes estabelecidos, marcas de luxo de moda históricas agora estão investindo em um novo braço de sua label: a gastronomia de luxo. Mas por quê a união desses dois negócios, aparentemente opostos, representam uma estratégia de marketing de moda tão bem sucedida?

Pode não haver conexão, mas o mix de moda e gastronomia vem crescendo principalmente no mercado de luxo: maisons como Gucci, Prada, Ralph Lauren e Dior vêm abrindo unidades de cafés, restaurantes e bares em grandes metrópoles, proporcionando uma segunda experiência de contato com a marca para seus clientes. O pioneiro dessa estratégia foi Giorgio Armani que, em 1998, abriu as portas de um café anexado à loja de Paris, na intenção de permitir que os clientes da unidade pudessem desfrutar de um café após uma sessão de compras; anos depois, muitas marcas também aderiram, e a tática se tornou um grande sucesso.

Via: Armani.com

A vitória dessa extensão de negócio se deu por diversos motivos; muitas vezes, clientes de grandes casas de luxo investem em uma experiência de compra e na construção de uma boa relação com a marca, então proporcionar uma imersão completa, indo da compra de itens à uma degustação gastronômica numa única unidade da marca, fortalece esse laço de fidelidade do consumidor e o incentiva a optar por repetir e, muitas vezes, exibir essa experiência nas redes sociais, agregando mais visibilidade à marca.

Além de fortalecer uma relação entre a marca e clientes já “fiéis”, essa estratégia abre portas para um outro nicho de possíveis consumidores, os que desejam criar laços com a casa de luxo, porém não possuem condições de investir 6 dígitos ou mais da sua renda em um item. Por se tratar de um ambiente que carrega a identidade e nome da maison, mas com preços mais “acessíveis”, muitas pessoas que têm a vontade de fazer parte da gama de consumidores de marcas como Prada, Louis Vuitton, Armani e Gucci, optam por frequentar esses estabelecimentos e desfrutar desse novo braço gastronômico da empresa. Conheça alguns restaurantes, cafés e bares das maiores marcas de luxo.

1 – Osteria Gucci

Via: Guia Michelin

Com duas locações, uma em Los Angeles e outra em Florença, possui uma arquitetura tradicional italiana, com as cores que formam a identidade da marca. O cardápio é uma mistura da gastronomia italiana e americana, indo desde massas a hambúrgueres, todos assinados por chefs renomados e com ingredientes italianos. O restaurante também possui uma Estrela Michelin.

2 – Prada Caffè

Via: Casacor

Inaugurado em 2023, o Prada Caffè fica localizado em Londres, ao lado da famosa loja de departamentos Harrods. Decorado com um interior mais tradicional, inspirado nas cafeterias italianas dos anos 50, mas com um toque moderno: mistura o mármore com o icônico verde-pastel da Prada. A ideia do menu é apresentar uma confeitaria fina, servindo doces como entremês, bombons e tortas, todos estampados com a logo da marca; a proposta é apresentá-los como joias delicadas. Foi uma ativação que durou apenas 10 meses, mas viralizou nas redes.

3 – The Polo Bar

Via: TripAdvisor

Tendo sua unidade mais famosa em Nova York, o The Polo Bar é o restaurante assinado pela marca Ralph Lauren. Com espera de meses para uma reserva, a proposta é replicar o interior dos famosos clubes de campo americanos, repletos de couro, madeira e itens de montaria, traduzindo a identidade da marca na decoração do estabelecimento. Além da arquitetura, a essência americana da Ralph Lauren também é vista nos pratos: o clássico “Ralph’s Burguer” é um dos sanduíches mais famosos da Big Apple.

4 – Dior des Lices

Via: LeCollectionist

Via: LeCollectionist

Localizado em Saint Tropez, o Dior des Lices é um beachclub e restaurante exclusivo ao ar livre: trazendo a essência da riviera francesa com a sofisticação da Dior, a casa provençal que se tornou o restaurante possui um menu all-day: desde cafés da manhã à jantares, possui uma culinária fusão entre o Mediterrâneo e o típico francês. Chefes estrelados servem seus sofisticados pratos no jardim provençal da maison Dior.

Esses estabelecimentos vem ganhando cada vez mais visibilidade e clientela: além da elegância da arquitetura e do branding das casas estampado nos ambientes, a qualidade dos pratos servidos também atrai bastante, tanto consumidores fiéis das marcas, quanto interessados em dar o passo inicial em uma relação com a maison. A estratégia do “luxo acessível” tem sido bem sucedida para grandes nomes do luxo, não apenas na gastronomia, mas também no ramo da beleza. Seja na gula ou na vaidade, as grifes históricas conquistam admiradores com esse novos “braços” de seus negócios.

“A opinião deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião da RedeTV! Espírito Santo.”

Apaixonada por escrita e pela área da moda, Rebecca decidiu se despedir das praias de Vitória e se mudar para São Paulo a fim de estudar e se profissionalizar, em busca de atuar no Jornalismo de Moda, seu sonho desde a infância. Determinada e com olho voraz para as tendências, sempre gostou de se expressar através das roupas e acredita no empoderamento através dessa expressão, utilizando a escrita como aliada na missão de expor o poder do vestir. Seja na frenesi de São Paulo ou na serenidade de Vitória, Rebecca nunca abandona a autenticidade e o estilo próprio, apesar de ter uma mente aberta para novas tendências e truques, peças chave no jogo itinerante da Moda.

Colunas Recentes

Anúncio publicitário

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.