Empreendedorismo

Sabedoria, Criatividade e Visão

O que podemos aprender com a liderança feminina de Provérbios 31?

 

Há algo que é impossível negar, a presença feminina tem sido cada vez mais forte no universo empresarial. A liderança feminina tem ganhado cada vez mais destaque nesse cenário. Mulheres têm assumido posições de liderança em diversos setores, e carregam uma maneira singular e muito poderosa para gerir equipes e negócios. No entanto, ser uma líder no mercado de trabalho tem diversos desafios e características. Para compreendermos um pouco melhor, podemos nos inspirar no exemplo da mulher virtuosa descrita em Provérbios 31, um grande exemplo e que carrega consigo muitas qualidades valiosas para uma líder.

 

Gerir conflitos com sabedoria:

 

“abre a boca com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua” (Provérbios 31:26)

 

Encontramos nesse capítulo a descrição de uma mulher sábia e diligente. Uma das principais características de uma líder é a habilidade e capacidade de gerenciar conflitos ou divergências com cautela e sabedoria.

 

No universo dos negócios, os conflitos são praticamente inevitáveis, sejam internos entre os colaboradores ou externos em negociações difíceis com clientes. A mulher líder, assim como a mulher virtuosa, possui a capacidade de tratar os conflitos com empatia, ouvindo todas as partes e sempre com a atitude de buscar soluções que sejam benéficas a todos, ao invés de tomar decisões autoritárias.

 

Essa habilidade de gerenciar conflitos vai além de simplesmente “resolver problemas”; ela cria um ambiente onde há confiança e respeito, onde as pessoas se sentem ouvidas e valorizadas.

 

Visão de futuro e Planejamento estratégico:

 

“ela examina um campo e o compra; planta uma vinha com o dinheiro que ganhou”.

(Provérbios 31:16)

 

Nesse versículo descobrimos mais uma das qualidades que são essenciais para qualquer líder: a visão de futuro e a capacidade de planejar estrategicamente.

 

Líderes têm uma habilidade natural de enxergar além do presente, visualizando oportunidades e riscos que podem não ser tão evidentes para outros. Essa visão de futuro é fundamental no universo dos negócios. A capacidade de antever e antecipar tendências, além de tomar decisões estratégicas torna-se o diferencial entre o sucesso e o insucesso.

 

Mulheres que exercem a liderança de forma eficaz tendem a ser detalhistas e meticulosas no planejamento, garantindo que suas decisões sejam bem estudadas, fundamentadas e calculadas.

 

Criatividade e Inovação:

 

“trabalha com as mãos” (v 13) e “provê para a sua casa” (v 14)

 

Em Provérbios 31 ela também é descrita como alguém que “trabalha com as mãos” e “provê para a sua casa”. Isso mostra não apenas sua diligência, mas também sua criatividade em encontrar soluções e maneiras de sustentar e fazer seu lar prosperar.

 

No empreendedorismo, essa mesma criatividade é uma habilidade e característica muito poderosa para as líderes femininas. Elas conseguem empregar uma perspectiva inovadora para os desafios e constantemente procuram formas de aperfeiçoar e melhorar processos, produtos ou serviços. A criatividade é uma ferramenta fundamental na diferenciação de um negócio no mercado competitivo, e as líderes femininas têm uma capacidade natural de pensar “fora da caixa” para encontrar soluções criativas.

 

Ainda que as mulheres carreguem muitas características poderosas para oferecer ao atuar como líderes, elas ainda enfrentam desafios únicos. Um dos maiores desafios ainda é a resistência que algumas mulheres enfrentam.

 

Muitas vezes, acredita-se que as mulheres liderem de maneira menos assertiva, e quando assumem uma postura firme e confiante, podem ser vistas de forma negativa. Esse desequilíbrio de expectativas cria uma pressão adicional sobre as líderes.

 

Além disso, muitas mulheres enfrentam o desafio de conciliar a vida profissional com a vida pessoal, especialmente quando se trata de cuidar da família. A mulher descrita em Provérbios 31 nos mostra o valor do equilíbrio. Ela cuida de sua casa e de sua família, ao mesmo tempo em que assume um papel importante na gestão dos negócios.

 

Para superar os desafios, é fundamental que as mulheres líderes reconheçam seu valor e suas habilidades. Ao praticar a gestão com sabedoria, como descrito em Provérbios 31, as mulheres podem continuar quebrando barreiras e inspirando futuras gerações de líderes.

 

A liderança feminina, inspirada nos ensinamentos de Provérbios 31, traz características valiosas como a sabedoria na gestão de conflitos, a visão de futuro e a criatividade. No entanto, também é importante reconhecer os desafios que as mulheres enfrentam ao assumir posições de liderança.

 

Se você é uma mulher que está em uma posição de liderança, lembre-se de que suas características naturais e habilidades, instrumentos concedidos por Deus, são uma força. E como diz em Provérbios 31:25, “Força e dignidade são os seus vestidos, e quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.

 

Deus te abençoe.

“A opinião deste colunista não reflete, necessariamente, a opinião da RedeTV! Espírito Santo.”

É esposa, mãe e cristã. Analista de sistemas, empresária há mais de 10 anos, master business administration em garantia de qualidade de software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com certificações internacionais e nacionais, especialista em didática no ensino superior, practitioner em PNL, empreendedora no mundo digital e comunicação há pelo menos 8 anos. Idealizadora do projeto “Ela Conecta” onde une mulheres, empresárias nos mais diversos segmentos para geração de networking, desenvolvimento pessoal, profissional, técnico, emocional e social. Escritora, palestrante, mentora, coautora do livro: “O Universo Digital para empreendedoras”. Idealizadora, gestora e apresentadora do programa “Empreender Cem Por Cento” que é veiculado pela RedeTV ES. Carioca em terras capixabas, apaixonou-se pelo potencial do empreendedorismo no Espírito Santo. Hoje fala sobre esse tema e apoia empreendedores locais no desenvolvimento de habilidades essenciais.

Colunas Recentes

Anúncio publicitário