Desta quinta-feira (08) até sábado (10), o Espírito Santo será o anfitrião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), evento que reunirá em Pedra Azul, Domingos Martins, os governadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A iniciativa visa a discutir temas importantes para o desenvolvimento regional, com foco especial no turismo de lazer, negócios e ambiental, explorando a beleza e o potencial da região das Montanhas Capixabas.
O Governo do Espírito Santo planeja um evento ímpar, destacando casos de grande relevância em diversas áreas temáticas apresentadas pelos Grupos de Trabalho (GTs). Além dos temas principais, outras secretarias também poderão apresentar seus projetos, enriquecendo o escopo do encontro.
“A realização do Cosud em Pedra Azul é uma oportunidade para mostrar o potencial turístico e econômico do Espírito Santo. Estamos prontos para compartilhar nossas experiências e aprender com os outros estados”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos.
A equipe da Secretaria do Turismo (Setur) destacará os seguintes temas nos Grupos de Trabalho (GTs):
Observatório do Turismo
O GT Observatório do Turismo enfatiza a importância de políticas públicas baseadas em evidências para o desenvolvimento sustentável. Um dos enfoques é a padronização dos indicadores e métricas para a análise dos dados do turismo nos estados.
Malha Aérea
O GT de Malha Aérea visa a ampliar voos diretos entre destinos, sem escalas, facilitando os deslocamentos e ampliando as oportunidades dos destinos turísticos dos estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste.
Reforma Tributária
Este grupo abordará a Reforma Tributária e as mudanças que provocará no setor. O objetivo é fortalecer o turismo para manter bons índices de arrecadação após a implementação da reforma. Além disso, será promovido um intercâmbio entre os estados participantes para debater sobre a captação de recursos e as iniciativas de promoção e divulgação de destinos turísticos.