Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Festival Movimento Cidade chega a 6ª edição com atrações de todo o Brasil

O Festival Movimento Cidade chega a sua sexta edição para movimentar o Parque Prainha, no município de Vila Velha, com uma programação plural e pautada no tema “O Incrível Mundo Além do Sudeste”. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto. O público terá a oportunidade de participar de diversas oficinas formativas do MC.Lab, que ocorrerão de 05 a 09 de agosto.

Com o objetivo de aproximar o público dos diálogos de diversidade, criatividade e sustentabilidade, por meio de uma agenda inclusiva, acessível e gratuita, o MC busca engajar principalmente o público jovem e periférico, mas a cada edição segue expandindo seu alcance.

Ao longo dos anos, o MC tornou-se o maior festival de artes integradas do Espírito Santo, se consolidando nesse lugar de ‘festival dos capixabas’. “Sentimos que o Festival Movimento Cidade representa algo que o público sempre quis: uma conexão com um festival plural que traz arte, a música, o cinema, as batalhas urbanas, de forma gratuita e inclusiva”, afirma Luísa Costa, sócia-diretora do Movimento Cidade. Além disso, o evento carrega consigo o lema ‘CIDADE SÃO PESSOAS’, uma iniciativa que visa transformar o Festival Movimento Cidade em um exemplo de experiência para todos: “É um selo de qualidade criado com o objetivo de criarmos juntos um Festival inclusivo, seguro e sustentável, refletindo os valores e direitos que desejamos ver em todas as cidades do planeta”, completa Léo Alves, sócio-fundador do MC.

Desde 2018, por meio das leis de incentivo à cultura, o MC viabiliza parcerias que acreditam na cultura e na transformação social pela arte. São esses parceiros que permitem sonhar e realizar os mais diferentes projetos. Até hoje, todos os produtos culturais foram sempre gratuitos para toda a população, ajudando a ampliar e democratizar o acesso à cultura.

Nesta edição de 2024, o MC propõe uma jornada que explora as diversas culturas do Brasil. Por meio de um intercâmbio entre artistas das cinco regiões do país, o evento busca destacar as narrativas e identidades de cada local, criando uma constelação cultural vibrante e plural. Esses nomes representam a diversidade tanto geográfica quanto cultural, de gênero musical, idade, racial, orientação sexual e mais. Entre os destaques do line-up, estão Marina Sena, Silva, Dona Onete, Criolo, Tasha e Tracie, Don L, Tuyo, Vandal de Verdade, Kaê Guajajara, Boogarins, Alaídenegão e Banda Eddie.

“O mundo que a gente te convida a entrar é de mangue, de carimbó, de rap, trap, samba, pagode. De música brasileira retratada como um fragmento de sua imensidão, que fala

daqui e de lá, de longe e de perto, de história, presente e futuro. Já diziam, longe é um lugar que não existe”, ressalta Júlia Aguiar, curadora dos shows musicais.

O Festival inicia as atividades com uma série de oficinas formativas do MC.Lab, que ocorrerão de 05 a 09 de agosto. A Escola de Produção Cultural visa fomentar e fortalecer o setor cultural capixaba, destacando a diversidade das manifestações artísticas das periferias e incentivando a economia criativa local.

A Escola de Danças Urbanas – Imersão Ballroom celebra a diversidade de gênero, raça e sexualidade, oferecendo uma imersão na cultura Ballroom com estilos de dança como Vogue Femme e temas sobre a história e cultura negra, latina e LGBTQIAP+ periférica. Já a Escola de Videoarte propõe a produção de videoartes explorando as relações entre paisagem, corpo e gesto, incentivando uma nova percepção das fronteiras cotidianas.

Entre os dias 16 e 18 de agosto, durante o festival, a programação contará também com diversas batalhas – Batalha MC’s do MC, Batalha Breaking Movimento Cidade, Batalha Ballroom Movimento Cidade e a Batalha de Slam Movimento Cidade. O festival contará também com intervenções e exposições, como a Galeria Croma, a exposição ‘Olha a Cidade: Prainha’, a instalação artística ‘Planetas Brasileiros’ e as intervenções urbanas em ‘Resistir sobre a Prainha’.

Já entre a programação audiovisual, acontece a Mostra Movimento Cidade, Mostra Cena Capixaba e a inédita Mostra Horizonte Sudeste, reunindo filmes de todas as regiões do país. Para os que gostam de boa música, o evento traz atrações de renome nacional e local, divididos entre o Palco Nave Petrobras e a Tenda Carango.Nav, garantindo uma experiência cultural completa.

“Em 2024 vivemos um mergulho profundo para redescobrir o estado sideral e adentrar os planetas de um Brasil que fica além. Fomos desbravar o estado mais oculto e divino do sudeste, o Espírito Santo. Nesta sexta edição do Festival Movimento Cidade buscamos os telescópios para enxergar nos outros territórios do Brasil culturas que se entrelaçam e formas de fazer cultura que nos aproximam. Que Espírito é este além do sudeste? O que nos diferencia e nos aproxima dos planetas norte, sul, centro-oeste, nordeste e sudeste? Nesta sexta edição, seguiremos juntos em uma longa viagem cósmica que nos levará para viver nossas maiores e melhores experiências num universo cheio de fantasia, criatividade e diversidade: nosso cosmo cultural”, explicam Luísa Costa e Leonardo Alves, concepção e direção geral do projeto.

O 6º Festival Movimento Cidade tem patrocínio master da Petrobras (@petrobras) através do Programa Petrobras Cultural. Conta com o patrocínio do Nubank (@nubank), do Instituto Cultural Vale (@institutoculturalvale) e da ArcelorMittal (@arcelormittalbrasil). Foi fomentado pelo Programa Funarte (@funarte) de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Eventos Artísticos Calendarizados. Tem Co-produção da Triz Comunicação e Cultura. Projeto realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult) e Governo do Espírito Santo. É uma realização da MC Projetos Criativos, Ministério da Cultura (@minc) e Governo Federal por meio da Lei Incentivo à Cultura Federal.

Notícias Recentes

Anúncio publicitário