O golpe do falso sequestro volta a gerar mais vítimas no Espírito Santo, entre elas as principais, estão os idosos. A forma de enganar e negociar dos criminosos atingiu dessa vez, no dia 16 de junho, um idoso de 83 anos que foi enganado e sacou mais de R$8 mil de um banco, acreditando que sua filha realmente tinha sido sequestrada, em Vitória.
Apesar de ser um golpe antigo, muitos idosos ainda caem no desespero de pensar que seus familiares estão realmente sendo ameaçados, esquecendo de verificar a veracidade da situação.
Esses golpes são comuns e, especificamente, do falso sequestro. Assim, a forma de chegar até a vítima é de forma aleatória, ligando e tentando atingir aqueles que acreditam no fato. No entanto, há casos mais sofisticados, em que os golpistas observam as vítimas em potencial, buscando informações gerais da pessoa e ampliando a taxa de sucesso da armadilha.
Atualmente é ainda mais propício cair em situações como essa, por conta da evolução tecnológica, como a inteligência artificial, que se torna uma ferramenta poderosa para a simulação de vozes, respiração, tons de fala e até vícios de linguagem. Quem não está ciente ou não se atenta acaba caindo na negociação do criminoso.