Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Iema e Polícia Militar Ambiental realizam operação contra cativeiro irregular de fauna silvestre no norte do Estado

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPAmb), conduziu uma operação de fiscalização nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus, nessas terça-feira (15) e quarta-feira (16). A ação, coordenada pela Coordenação de Fauna (CFAU) ligada à Gerência de Recursos Naturais (GRN), teve como objetivo atender a denúncias de cativeiros irregulares de fauna silvestre.

Foram vistoriados 11 locais denunciados, resultando na apreensão de nove aves silvestres mantidas em cativeiro sem a devida documentação. Além disso, duas aves exóticas, que estavam sendo comercializadas sem autorização do Iema, também foram apreendidas.

“A operação marca o início de uma intensificação nas ações de fiscalização, impulsionada pelo crescente número de denúncias relacionadas à captura e comércio ilegal de animais silvestres no Estado. O Iema alerta que essas operações serão cada vez mais frequentes, com o objetivo de combater esses crimes e sensibilizar a população”, destacou o coordenador de Fauna do Iema, Cosme Carvalho.

Durante as visitas, os agentes orientam os cidadãos sobre o processo de regularização para manter aves silvestres ou exóticas de forma legalizada, com todas as autorizações necessárias. A população tem um papel fundamental na proteção da fauna capixaba e o Iema reforça a importância das denúncias de crimes ambientais, garantindo que todas as informações são tratadas com sigilo.

As denúncias relacionadas a infrações ou crimes ambientais podem ser formalizadas em meio físico, no Protocolo Geral do Iema, ou em meio digital diretamente no site do Instituto, a partir no link de acesso rápido Denúncias. O andamento das denúncias protocoladas pode ser feito pelo mesmo canal.

Para denúncias com teor diverso, o interessado deverá utilizar a ferramenta de Ouvidoria disponibilizada na aba Contato ou acessar desse link.

Notícias Recentes

Anúncio publicitário