A preocupação dos moradores de Boa Sorte e Vale Esperança quando vem a chuva acabou com a inauguração da geomanta na divisa dos bairros. O evento para celebrar mais uma obra concluída na cidade aconteceu nesta quinta-feira (17) e contou com a presença do secretário-chefe de Gabinete Rogério Santos Guimarães, o secretário de Obras Weverton Moraes, além de secretários municipais, lideranças comunitárias, vereadores e moradores.
Uma das moradoras é a aposentada Celina Rosa da Ros Lourenço, que está há mais de 50 anos em Vale Esperança. Ela prestigiava o evento junto aos vizinhos, os também aposentados Édson Barbosa Ramos, Gilmar Barreiros Pereira e o motorista Sebastião Henrique Fraga. “O local não era bonito. Era um barranco com muito bambuzal e lixo. O serviço foi executado de forma excelente. A pintura ficou bonita. Não tem mais o desespero de vir a chuva e a gente ficar vigiando para ver se a terra cedia. Temos que prestigiar as pessoas que foram fundamentais para que tudo isso fosse realizado”, contou dona Celina.
A técnica de enfermagem do trabalho Maria Augusta Neves Lascosck ressalta que, com a instalação da geomanta, a chuva não vai trazer dor de cabeça para os moradores do bairro. “Era um barranco com perigo de queda das árvores. Agora, com a geomanta, não tem mais a lama que escorria para a rua. Com a chuva, a gente ficava um pouco receoso. Agora temos um conforto e uma segurança maior”. Ela estava no local da inauguração com seu filho, Pedro Augusto, de 8 anos, e os colegas dele.
“Essa obra dá tranquilidade para todos que não precisam mais se preocupar, principalmente na época de chuvas. Quando se trabalha em um muro de contenção, podemos salvar muitas vidas”, complementou o secretário-chefe de Gabinete Rogério Santos Guimarães.
O secretário de Obras Weverton Moraes deu mais detalhes sobre a construção da geomanta. “Momento feliz para a gente. Só essa semana entregamos três obras e várias outras estão acontecendo pela cidade. Essa geomanta tem 180 metros e o investimento é de R$ 3 milhões. Cariacica é um dos municípios que mais investem em obras de contenção, com mais de R$ 80 milhões investidos. Dá segurança para os moradores, pois a chuva pode cair à vontade e nada desmorona. Agradeço ao apoio da Defesa Civil que deu o suporte necessário”, completou.
Instalação
Para a instalação das geomantas são feitas a limpeza e a regularização do terreno. O passo seguinte é a proteção mecânica, que consiste no jateamento da área com uma argamassa. Nesta etapa, os profissionais aplicam o material utilizando técnicas de rapel. Por fim, pinta-se toda a superfície de verde para melhorar a aparência.
O material que recobre o terreno é mais resistente, impermeável e durável que uma lona plástica. Além disso, tem garantida a proteção contra raios ultravioleta UVA e UVB. A geomanta impermeabiliza o solo, evitando o contato com a água e possíveis deslizamentos devido ao peso da terra encharcada.