Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Mercado da Capixaba tem previsão de reinauguração para outubro

Foto: Divulgação (PMV)

O mercado da Capixaba, localizado no Centro da Capital Vitória, já tem previsão de voltar às atividades: outubro deste ano. A reinauguração do edifício, acontece após a conclusão das obras de restauração, finalizadas em julho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Gestão Pública (IBGP), mais de 40 propostas de comerciantes interessados em ocupar as 16 lojas disponíveis no local, já estão sendo analisadas.

Já a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), acredita que o mercado, uma vez revitalizado, possa se transformar num novo polo gastronômico e cultural no Centro, entre as avenidas Princesa Isabel e Jerônimo Monteiro.

Com a restauração bem-sucedida, o Mercado da Capixaba agora conta com 18 módulos que variam entre 23 e 103 metros quadrados. Dois desses módulos, serão ocupados para fins administrativos. Já os 16 módulos restantes, serão utilizados pelos comerciantes para serviços de artesanato, cafeterias, lanchonetes e livrarias. O mercado terá ainda um espaço interno que poderá ser utilizado para eventos culturais e comerciais, como shows e exposições.

A estimativa, é que a volta das atividades do mercado da Capixaba gere cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

Com quase um século de existência, o Mercado da Capixaba foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano de 1983, sendo reconhecido oficialmente como Patrimônio Cultural do Espírito Santo, e em 2018, o edifício histórico foi disponibilizado para iniciativa privada.