Para preservar e garantir a sustentabilidade do Espírito Santo, o governador, Renato Casagrande, anunciou nesta última quinta-feira (19), o projeto “Mutirão das Árvores”. O programa visa reunir estudantes de escolas públicas e privadas do fundamental ao médio para realizar o plantio.
Com o anúncio do programa, o governador também vai apresentar os benefícios do projeto para os demais governadores no Consórcio de Integração Sul e Sudeste, para que cada estado possa fazer a sua parte. A iniciativa vem para conscientizar os jovens para manter um futuro sustentável, baseado na preservação e conservação do bioma brasileiro.
O mutirão disponibilizará para todos os participantes mudas e manuais para a orientação do processo, da coleta ao plantio, e será em áreas determinadas em cada município do estado. Além de que, a supervisão do projeto será realizada pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da educação.
O Espírito Santo é o marco inicial para o projeto, mas a meta da programação é conseguir plantar pelo menos um bilhão de árvores por todo o Brasil. Para isso, não somente os alunos serão responsáveis e Casagrande disse que vai contar com a colaboração de todos os municípios, professores, diretores e toda a comunidade escolar nessa ação.