Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Operação 14-BIS: MPES e polícias realizam ações contra facção criminosa

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-Central), deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação 14-BIS, com apoio da Polícia Militar e dos GAECOS de São Paulo e Minas Gerais. A ação visa desarticular um núcleo de liderança da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que é investigado por crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e violações do Estatuto do Desarmamento.

Nesta fase da operação, foram cumpridos 7 mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão. As diligências ocorreram em diversas cidades, incluindo Vitória, Vila Velha, Serra e Colatina, no Espírito Santo, além de São Vicente e São Paulo, em São Paulo, e Alfenas, em Minas Gerais.

A investigação revela que o grupo autointitulado “Os 14 do ES” desempenha um papel central na administração do PCC, com responsabilidade sobre o setor disciplinar da facção. Os integrantes do núcleo deliberam sobre remanejamento de armas e veículos, incentivam ataques a grupos rivais e promovem a entrada de novos membros, incluindo adolescentes, além de decidirem sobre outras questões estratégicas relevantes.

O GAECO do MPES contou com o suporte de policiais militares nas ações no Espírito Santo, enquanto as equipes de São Paulo e Minas Gerais, incluindo o DOPE da Polícia Civil e os núcleos de GAECO de Santos e da Capital, colaboraram efetivamente para o sucesso das operações nos respectivos estados.

Notícias Recentes

Anúncio publicitário