Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Praia do ES se torna santuário do surfe nacional

Uma eleição realizada pela Comunidade Brasileira de Surfe, elegeu a Praia de Regência, localizado no município de Linhares, região norte do Estado, como uma das quatro reservas nacionais para prática do surfe.

Também foram eleitas como Santuário Nacional de Surfe, às praias de Itamambuca, em Ubatuba (SP), Moçambique, em Florianópolis (SC) e a praia do Francês, em Marechal Floriano (AL).

À princípio, a ideia visava escolher apenas uma praia dentre às cinco que se candidataram. Entretanto, a disputa foi tão acirrada que a Comunidade Brasileira de Surfe decidiu eleger as outras quatro praias. Somente a praia de Sumidouro (SC) ficou de fora da disputa.

Para se consagrarem santuário do surfe, as praias candidatas foram aprovadas nos seguintes quesitos: cultura, história e desenvolvimento do surfe no local;; engajamento comunitário, capacidade de governança e sustentabilidade; qualidade, consistência e relevância das ondas; e características socioecológicas do ecossistema de surfe.

A partir do anúncio das praias vencedores, cada praia deverá criar um comitê de gestão que seguirá passos traçados pelo Programa Brasileiro de Reservas de Surfe, coordenado pelo Instituto Aprender. Isso quer dizer que cada localidade organizará também um evento de celebração para oficializar a titulação como reserva nacional, que valerá inicialmente por um período de 2 anos. Além disso, também será preciso criar um plano de gestão para definir ações e metas a serem realizadas nas comunidades.

O processo de escolha das praias foi feito em parceria pelas organizações civis ambientais Instituto Aprender Ecologia e Conservação Internacional (CI-Brasil).

Notícias Recentes

Anúncio publicitário