O Departamento de Operações de Trânsito (DOT) da Serra participou de uma ação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na última quarta-feira (20) para marcar a Semana Nacional do Trânsito. A ação aconteceu na avenida Eldes Scherrer e contou, ainda, com a presença do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), da Eco 101, da MotoVix e da RS Transportadora.
A iniciativa foi destinada a atender aos motociclistas. Durante a ação, as 165 pessoas abordadas puderam identificar os pontos cegos das carretas e utilizar o simulador de embriaguez – uma viseira de realidade virtual que demonstra os sentidos de uma pessoa embriagada com a missão de atravessar um circuito de cones.
Na ação, o DOT deu orientações de direção defensiva para os motociclistas, explicou as normas técnicas e apresentou os padrões de segurança que devem ser utilizados pelos condutores de motos, como a viseira abaixada e o colete refletor.
“Nós estamos com um cronograma bem volumoso na Semana Nacional do Trânsito, dando continuidade às ações que realizamos durante todo o ano. O nosso objetivo é continuar com essas ações focadas na temática da conscientização para levar o assunto a cada vez mais pessoas”, pontua Fábio Alves, diretor do DOT.
Fábio Alves ainda classifica a integração entre os agentes da segurança viária com os demais setores da sociedade civil como um ato importante de reforçar a luta para reduzir o número de óbitos no trânsito.
“Foi uma ação educativa de muita importância, em que foram somados os conhecimentos das forças de fiscalização e monitoramento do trânsito com o setor privado em um só objetivo: reduzir o indíce de óbitos no trânsito”, acrescentou a chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) Rosemary Kehler.