Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Trecho da BR-101 na Serra começa a ser duplicado

Foto: Divulgação/Eco101

A Eco 101 anunciou a duplicação do trecho Norte da BR-101. O projeto terá início no município da Serra, próximo ao Contorno do Mestre Álvaro e se estenderá até às áreas próximas da Praça do Pedágio. Durante a fase inicial do projeto, cinco quilômetros serão duplicados.

De acordo com a concessionária, o projeto de expansão do trecho só foi possível após o Ibama analisar e liberar a licença ambiental. Isso foi necessário porque, entre às áreas contempladas, há uma Reserva Ambiental de Sooretama. Porém, mesmo com a autorização, a Eco 101 ainda não anunciou quando as obras na reserva serão iniciadas.

O projeto de duplicação terá um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões e 500 novos empregos poderão ser gerados direta e indiretamente.

Ainda de acordo com a Eco 101, visa diminuir e melhorar o fluxo de veículos na região.

A pista vai contar com duas faixas para cada sentido separadas por canteiro central ou barreira de segurança de concreto, além de acostamentos em ambas as pistas.

Os motoristas que trafegam na região precisam estar atentos durante os serviços de duplicação, uma vez que interdições pontuais serão necessárias. Além disso, o tráfego vai operar em sistema “pare e siga” e trechos da pista poderão ser estreitados para a realização de outras operações. A Eco 101 divulgará com antecedência, as intervenções das áreas.

Investimentos e outras duplicações 

De acordo com a Eco101, R$ 2,3 bilhões foram investidos na BR-101 no Estado em obras de recuperação da rodovia; duplicações; construção de vias locais e passarelas; recuperação de estruturas e pontes; construção de instalações operacionais; sistemas e tecnologias; equipamentos; e serviços operacionais voltados aos usuários.

Entre as duplicações já estão entregues:  Ibiraçu (entre os quilômetros 215,9 e 220,4); João Neiva (entre os quilômetros 205,4 e 208,1); Viana a Guarapari (entre os quilômetros 305 e km 335); Guarapari a Anchieta (entre os quilômetros 335 e 357,7); Anchieta (entre os quilômetros 362 e 365) e Contorno de Iconha (entre os quilômetros 373,5 e 380,2).