Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

31º Festival de Cinema de Vitória: confira a programação

O maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo acontece mais cedo. De 20 a 25 de julho, sábado a quinta-feira, o Festival de Cinema de Vitória (FCV) realiza sua 31ª edição. O Festival, que transforma a cidade de Vitória na capital do cinema brasileiro, conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o patrocínio da ArcelorMittal por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, Secretaria da Cultura (Secult).

Dividido em 12 Mostras Competitivas, o 31º Festival de Cinema de Vitória exibirá 78 filmes selecionados, 73 curtas e cinco longas-metragens, que apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea, com filmes produzidos nos anos 2023 e 2024, e que contemplam diversos gêneros cinematográficos em trabalhos que trazem narrativas plurais sobre o Brasil. As exibições acontecem à tarde, nas salas de cinema Marien Calixte e Cariê Lindenberg, e à noite, no Teatro Glória, no Sesc Glória.

Os filmes concorrem ao Troféu Vitória em 35 categorias e a escolha dos premiados é feita pelo Júri Técnico do Festival, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, e pelo Júri Popular, que escolhe o Melhor Filme em todas as mostras competitivas. As inscrições para o 31º FCV aconteceram de 29 de janeiro a 4 de março de 2024. Ao todo 1.217 produções de todas as regiões do País foram cadastradas.

Fora de competição, o 31º FCV realiza duas sessões especiais, que promovem o lançamento de um documentário produzido no Espírito Santo e uma exibição seguida de debate sobre a presença feminina na política, além da sétima edição da Mostra Cinema de Bordas, que tem a curadoria de Bernadette Lyra, totalizando 81 filmes em 70 horas de programação para os apaixonados pela sétima arte, que também inclui debates, cinco atividades de formação e homenagens a Lázaro Ramos e Suely Bispo. Confira a programação completa.

MOSTRAS COMPETITIVAS

As mostras competitivas do 31º Festival de Cinema de Vitória são divididas em janelas de exibição que ocorrem à tarde e à noite, no Sesc Glória. As sessões noturnas acontecem no Teatro Glória, sempre a partir das 19 horas, e o público poderá conferir os filmes da 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, da 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas e da 13ª Mostra Foco Capixaba. A programação vespertina é dividida entre as salas de cinema Cariê Lindenberg e Marien Calixte localizadas, respectivamente, no 2º e no 3º andar do Sesc Glória.

As exibições na Sala Cariê Lindenberg têm início no domingo (21), às 14 horas, com a 9ª Mostra Mulheres no Cinema e, logo após, às 16 horas, com a 6ª Mostra Do Outro Lado – Cinema Fantástico. Na segunda-feira (22), às 16 horas, acontece a 13ª Mostra Corsária. E na quarta-feira (24), às 14 horas, é a vez de conferir os filmes da 11ª Mostra Outros Olhares – Programa Outros Brasis.

Na Sala Marien Calixte, os cinéfilos poderão assistir, no domingo (21), aos curtas-metragens da 14ª Mostra Quatro Estações (às 14 horas) e da 9ª Mostra Cinema e Negritude (às 16 horas). Na segunda-feira (22), às 15 horas, as produções da 7ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental. Já na terça-feira (23), às 14 horas, serão exibidos os filmes da 11ª Mostra Outros Olhares – Programa Meu Corpo é Outro. Fechando as exibições no espaço, na quarta-feira (24), às 14 horas, a 8ª Mostra Nacional de Videoclipes.

DEBATES

Comandados pela pesquisadora, crítica, curadora e roteirista Viviane Pistache os debates com os realizadores da 28ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas e 13ª Mostra Foco Capixaba acontecem de 21 a 25 de julho, no dia seguinte às sessões, sempre às 10 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi e são abertos ao público.

FORMAÇÕES 

Um dos principais focos do Festival de Cinema de Vitória, além do fomento e da difusão do audiovisual brasileiro, são as atividades de formação. Este ano, a programação inclui cinco atividades, que acontecem no Hub ES +, que fica localizado na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. As inscrições acontecem no site do 31º FCV (festivaldevitoria.com.br), a partir do dia 03 de julho, ao meio-dia, e ficam abertas até o preenchimento das vagas, que são limitadas.

  • Masterclass “Storytelling” com Sabrina Fidalgo – 22/07 – Segunda-feira – das 14 às 17 horas
  • Distribuição e Promoção para Filmes de Baixo Orçamento (B.O.) com Leila Bourdoukan – de 23 a 25/07 – Terça a quinta-feira – das 9 às 12 horas
  • Masterclass “Silvero Pereira apresenta Belchior” – 23/07 – Terça-feira – das 10 às 12 horas
  • Artesanias da Atuação com Johnny Massaro – 23/07 – Terça-feira – das 14 às 17 horas
  • Marcélia Cartaxo: de Macabéa a Pacarrete com mediação de Vitor Búrigo – 25/07 – Quinta-feira – das 14 às 17 horas

 

Notícias Recentes

Anúncio publicitário

2023 © ES Post. Todos os Direitos Reservados.